fbpx

Compartilhe com sua Equipe, Colegas e Amigos

Saiba quais são os cursos em saúde com inscrições abertas até 10 de janeiro

Saiba quais são os cursos em saúde com inscrições abertas até 10 de janeiro

Ofertas educacionais são gratuitas, na modalidade ensino a distância

Profissionais de saúde e gestores têm até 10 de janeiro para realizar matrícula em três cursos gratuitos, na modalidade ensino a distância. Os conteúdos estão de acordo com as necessidades da população e apresentam soluções para questões de saúde pública. As capacitações juntas somam 30 mil vagas e estão disponíveis na plataforma UNA-SUS.

A partir deste curso é possível compreender o processo de estruturação, a configuração e o funcionamento do SUS, cuja gestão consiste na mobilização e coordenação de profissionais, recursos, estratégias e processos de trabalho que ocorrem nos diversos cenários político-administrativos inerentes à organização do SUS, tais como: as esferas de governo (nacional, estadual e municipal), gerências de serviços de saúde e gestão de programas e projetos. Entre os recursos educacionais disponíveis, estão arquivos em PDF, quiz, infográficos, e-books, recursos multimídia, recursos interativos e fórum não tutorado. A carga horária é de 45 horas-aula.

No curso é possível compreender a organização da atenção à saúde no SUS a partir do conhecimento de alguns elementos fundamentais: as características e a organização da Atenção Primária à Saúde (APS) e sua relação com os demais pontos de atenção; os componentes da Rede de Atenção à Saúde (RAS), considerando os diversos territórios e populações e o uso da informação em saúde para construção, monitoramento e avaliação da RAS. Para obter a certificação, o aluno precisa alcançar média igual ou superior a 70% nas atividades avaliativas. A carga horária é de 45 horas-aula.

O tema financiamento no âmbito das políticas públicas de saúde é caracterizado como condição vital para a concretização de ações e serviços de saúde capazes de melhorar as condições de saúde da população. A partir deste curso, é possível compreender o financiamento do SUS, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, passando por conceitos estratégicos, responsabilidades dos entes federados sobre o modelo de financiamento, componentes e investimentos na APS. A carga horária é de 45 horas-aula.

Entre as temáticas abordadas, estão:

  • Responsabilidades dos entes federados acerca do financiamento;
  • Aspectos do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde;
  • Conceitos básicos de financiamento;
  • Ações e serviços públicos de saúde;
  • Lei nº 141/2012;
  • Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS);
  • Instrumentos do planejamento orçamentário do governo;
  • Transferência e gestão de recursos federais;
  • Atenção Primária à Saúde;
  • Financiamento da APS;
  • Previne Brasil.

Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Fique conectado com o INLEGIS