0025/1205 – SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS LEGISLATIVAS E DE FISCALIZAÇÃO – CAPACITAÇÃO E EXCELÊNCIA PARA VEREADORES E ASSESSORES:

Correções do Portal da Transparência, Orientações para Regularização da Ouvidoria, Emendas Impositivas Municipais de Forma Correta, Diárias e Ressarcimento de Despesas, Compras na Nova Lei de Licitações, Tecnologia e Inovação na Administração, Comunicação Estratégica e Redes Sociais

Data de início:

12/05/25

Data de Conclusão:

16/05/25

Seminário de Boas Práticas Legislativas e de Fiscalização: Capacitação para Vereadores e Assessores

O "Seminário de Boas Práticas Legislativas e de Fiscalização" tem como objetivo qualificar vereadores , assessores e integrantes da Mesa Diretora para uma atuação mais técnica , eficiente e transparente no exercício do mandato . O conteúdo abrange atribuições e responsabilidades do presidente , vereadores , assessores e da Mesa Diretora ; elaboração e análise de projetos de lei ; competência legislativa municipal ; processo legislativo ; condução de sessões plenárias e audiências públicas . Também serão abordados temas como transparência etem como objetivo qualificar vereadores, assessores e integrantes da Mesa Diretora para uma atuação mais técnica, eficiente e transparente no exercício do mandato. O conteúdo abrange atribuições e responsabilidades do presidente, vereadores, assessores e da Mesa Diretora; elaboração e análise de projetos de lei; competência legislativa municipal; processo legislativo; condução de sessões plenárias e audiências públicas . Também serão abordados temas como transparência e acesso à informação, organização patrimonial, almoxarifado e o uso dos sistemas do TCE , promovendo a excelência na gestão legislativa.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1490,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 21h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Segunda-Feira:
13h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:30min – 17h: Turno de Aula

Terça-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Destinado a todos os profissionais envolvidos na gestão pública municipal, incluindo Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores Públicos, Agentes Administrativos, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Secretários Municipais, Procuradores Jurídicos, Comissão de Orçamento, Comissão de Licitação, Pregoeiros, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Controladores Internos, Assessoria de Imprensa, Oficiais de Gabinete, telefonistas, recepcionistas, atendentes ao público, técnicos de informática, técnicos em contabilidade, servidores de Procons Municipais, Serviços Gerais e todos os demais profissionais do setor público municipal que buscam aprimoramento e atualização nos temas administrativos, jurídicos, e legislativos.

Informações sobre a próxima data? Cadastre-se

Temas Debatidos no Treinamento

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS SISTEMAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (TCE-RS):

Aula | segunda-tarde

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS SISTEMAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (TCE-RS):

 

SISTEMA DE COMUNICAÇÕES ELETRÔNICAS PROCESSUAIS E EXTRAPROCESSUAIS:

MEU TCE:

Credenciamento – requisitos e prazo;

Acesso no Portal;

Autenticação com gov.br;

Menu de funcionalidades;

Cadastro;

Atualização dos dados cadastrais;

Vínculos;

Senha;

Sistemas disponíveis, conforme autorizações.

 

E-TCERS – PROCESSO ELETRÔNICO:

Módulos;

Comunicações eletrônicas;

Menu e pesquisa (filtros avançados);

Como responder a comunicações eletrônicas;

Diário Eletrônico.

 

COMUNICAÇÕES PROCESSUAIS:

Citação;

Intimações;

Notificação;

Contagem de prazos.

 

COMUNICAÇÕES EXTRAPROCESSUAIS:

Requisição de Documentos e Informações (RDI);

Comunicado de Auditoria;

Ofício Circular.

 

PETICIONAMENTO / MANIFESTAÇÃO PROCESSUAL

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA CONSULTA AO LICITACON E AO LICITACON-OBRAS, OBJETIVANDO A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE LICITAÇÕES, CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E OBRAS DE ENTIDADES E ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS, PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO FISCALIZATÓRIA

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O CORRETO CADASTRAMENTO DE INFORMAÇÕES NO LICITACON E NO LICITACON-OBRAS:

 

REGULAMENTAÇÃO:

Resolução TCE/RS nº 1.050/2015;

Instrução Normativa TCE/RS nº 06/2016;

Resolução TCE/RS nº 1.176/2023;

Instrução Normativa nº 6/2023.

 

MÓDULOS DE ALIMENTAÇÃO DO LICITACON E DO LICITACON-OBRAS

 

PRAZOS PARA ALIMENTAÇÃO DO LICITACON E DO LICITACON-OBRAS

 

SANÇÕES DECORRENTES DO DESCUMPRIMENTO DAS NORMAS

 

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

ATRIBUIÇÕES / FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DO PRESIDENTE, DA MESA DIRETORA, DOS VEREADORES E DOS ASSESSORES:

Aula|terça-manhã

ATRIBUIÇÕES / FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES DO PRESIDENTE, DA MESA DIRETORA, DOS VEREADORES E DOS ASSESSORES:

 

VISÃO GERAL DA ORGANIZAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO:

Estrutura;

Importância da divisão clara de competências para a eficiência institucional.

ATRIBUIÇÕES / FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES:

Do Presidente da Câmara;

Da Mesa Diretora da Câmara;

Dos Vereadores;

Dos Assessores.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A REGULAR GESTÃO E PARA A FISCALIZAÇÃO DE PATRIMÔNIO E ALMOXARIFADO:

 

GESTÃO DE PATRIMÔNIO PÚBLICO:

 

RESPONSABILIDADE PELA GUARDA, CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

 

DIRETRIZES DA GESTÃO PATRIMONIAL

 

CLASSIFICAÇÕES PATRIMONIAIS

 

SISTEMA DE GESTÃO PATRIMONIAL:

Registro patrimonial ou tombamento;

Identificação patrimonial;

Cadastro patrimonial.

 

MOVIMENTAÇÃO E GUARDA DOS BENS PÚBLICOS:

Guarda provisória e guarda definitiva de bens públicos;

Aceite, recusa e cancelamento da transferência de bens públicos – formalização;

Termo de Guarda e Responsabilidade;

Baixa de bens públicos.

 

DESTAQUE!

CONTROLE DO USO DE VEÍCULOS E MÁQUINAS

GESTÃO DE ALMOXARIFADO:

 

FORMALIZAÇÃO DO RECEBIMENTO DE MATERIAIS

 

PROCEDIMENTOS DE ESTOCAGEM DE MATERIAIS:

Fatores que influenciam o processo de estocagem;

Diretrizes de estocagem a serem adotadas;

Unidades de estocagem;

Codificação, localização e movimentação de materiais.

 

CAUTELAS A SEREM ADOTADAS E FORMALIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS

 

AVALIAÇÃO DO ESTOQUE

 

CONTROLE GERENCIAL DO ESTOQUE

 

RENOVAÇÃO DO ESTOQUE – RESSUPRIMENTO PARA ATENDIMENTO DE DEMANDAS

Instrutor

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, REDES SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

Aula | terça-tarde

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, REDES SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

 

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E USO DAS REDES SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO E GARANTIR TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO

 

COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO

O que é a comunicação e como bem se comunicar;

A importância da comunicação para a imagem institucional e para a prestação de contas do mandato;

Como as redes sociais transformaram a relação entre o Poder Público e os cidadãos.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO

Como criar um plano de comunicação para o Poder Público e para a prestação de contas do mandato;

Definição de objetivos: engajamento, imagem institucional, transparência e prestação de contas;

Conhecendo o público: principais interesses e formatos mais eficazes.

 

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO EM 2025:

Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.

 

COMO CONSTRUIR E MANTER O ENGAJAMENTO COM A SOCIEDADE

 

DICAS E BOAS PRÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

 

TIPOS DE CONTEÚDOS RELEVANTES:

O que postar;

Quando postar;

Uso de Anúncios.

 

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL:  

Aula|quarta-manhã

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL:

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA DA UNIÃO

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS – “ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL” E OUTRAS PREVISÕES CONSTITUCIONAIS DE DETERMINAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS

 

ESTUDOS E DEBATES SOBRE CASOS CONCRETOS / DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, EM ESPECIAL, SOBRE LEIS QUE TRATAM DAS SEGUINTES MATÉRIAS:

Melhoria da qualidades do atendimento à população por estabelecimentos comerciais, cartoriais e bancários – tempo de espera em fila, instalação de bebedouros etc.;

Melhoria da segurança da população em estabelecimentos bancários – instalação de câmeras de segurança, disponibilização de vigilância armada por 24 horas / sete dias por semana etc.;

Melhoria da qualidade do atendimento aos usuários do transporte coletivo urbano;

Proteção ao meio ambiente – proibição de fogos com estampidos, proibição de sacolas, copos e canudos plásticos por estabelecimentos comerciais, mercados, bares e restaurantes etc.;

Horário de funcionamento do comércio e de feiras;

Ordenamento territorial – direito de construir, instalação de antenas de telefonia celular etc.;

Demais casos em que controvertida a competência legislativa dos Municípios.

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE – MATÉRIAS QUE TAMBÉM PODEM SER APRESENTADAS POR VEREADORES OU COMISSÕES

 

EMENDAS PARLAMENTARES EM PROJETOS DE LEIS QUE TRATEM DE MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO E QUE TRATEM DE MATÉRIA DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE

 

Instrutor

Camila Tagliani Carneiro

Advogada, Doutora em Direito pela a universidade de Sevilla, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - especialista em direito penal econômico pela Unisinos e em direito administrativo e gestão pública pela Fundacao Escola Superior do Ministério Publico- FMP. Certificação CP3P Fundation - pela APMG internacional e em ESG pelo Centro de tecnologia de edificações- CTE. Consultora jurídica em projetos estruturados para governos. Experiência em assessoria jurídica nos âmbitos municipal, estadual e federal.

REDAÇÃO DE LEIS COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA

Aula | quarta-tarde

REDAÇÃO DE LEIS COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA

 

FUNDAMENTOS DA REDAÇÃO LEGISLATIVA:

 

CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO LEGISLATIVA:

Finalidade da norma: segurança jurídica e governança pública;

Impactos sociais e administrativos de texto mal redigido.

 

PRINCÍPIOS DA BOA REDAÇÃO NORMATIVA

 

LINGUAGEM JURÍDICA E ACESSIBILIDADE NA LEGISLAÇÃO

 

ESTRUTURA E TÉCNICA LEGISLATIVA:

Elementos essenciais de um texto normativo – epígrafe, ementa, preâmbulo e dispositivos;

Estrutura formal das leis: parte preliminar, parte normativa e parte final;

O uso de artigos, incisos, parágrafos, alíneas e itens.

 

LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 95/1998 E NORMAS DE REDAÇÃO LEGISLATIVA:

Objetivos e aplicação da Lei Complementar nº 95/1998;

Princípios de clareza, precisão e ordem lógica na redação das leis;

Estruturação dos dispositivos normativos segundo a Lei Complementar nº 95/1998;

Classificação normativa e relação entre leis e decretos.

 

TÉCNICAS PARA A ALTERAÇÃO DE LEIS:

Revogação (expressa e tácita) e repristinação;

Alteração de artigos – inclusão, exclusão e nova redação;

Alteração de unidades em que se desdobra o artigo – inclusão, exclusão e nova redação de parágrafos, incisos, alíneas e itens.

 

TÉCNICAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE LEIS:

Definição;

Ferramentas para unificar múltiplas alterações

Como elaborar versão consolidada sem erros de numeração

 

COMO ELABORAR A JUSTIFICATIVA OU JUSTIFICAÇÃO DE PROJETOS DE LEI:

Estrutura argumentativa – diagnóstico, objetivos, impactos;

Linguagem persuasiva e alinhamento à política pública.

 

O PAPEL DOS VEREADORES NA FISCALIZAÇÃO E NA REDAÇÃO DE NORMAS MUNICIPAIS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL

Aula|quinta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL:

 

VISÃO GERAL:

 

SESSÃO ORDINÁRIA

 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

SESSÃO PLENÁRIA

 

PROCESSO LEGISLATIVO:

 

CONCEITOS FUNDAMENTAIS:

Definição de “processo legislativo”;

Papel e função das leis municipais;

Tipos ou espécies legislativas.

 

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO:

 

FASE INTRODUTÓRIA OU INICIATIVA:

 

INICIATIVA:

Iniciativa comum ou concorrente;

Iniciativa reservada, exclusiva ou privativa;

Iniciativa vinculada.

 

FASE CONSTITUTIVA:

 

ABERTURA DO PROCESSO LEGISLATIVO

 

DISCUSSÃO DO PROJETO LEGISLATIVO:

Leitura em sessão plenária;

Encaminhamento para as Comissões;

Análise e parecer da assessoria jurídica;

Audiência pública;

Publicidade dos pareceres; Encaminhamento para a sessão plenária.

 

EMENDAS PARLAMENTARES:

Requisitos, considerando a matéria tratada;

Tipos ou espécies;

Momento para a sua apresentação.

 

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO EM PLENÁRIO:

Quórum;

Dinâmica das sessões legislativas;

Técnicas de argumentação e convencimento;

Votação.

 

APRECIAÇÃO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL:

Papel do Chefe do Poder Executivo na elaboração das leis.

 

SANÇÃO EXPRESSA E SANÇÃO TÁCITA

 

TIPOS OU ESPÉCIES DE VETO

 

APRECIAÇÃO DE VETO TOTAL OU PARCIAL

FASE COMPLEMENTAR OU INTEGRADORA:

 

PROMULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO:

Formalidades após a aprovação;

Quem deve promulgar, caso o Chefe do Poder Executivo não o faça;

Prazos e veículos de publicação;

Efeitos da publicação, de acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lindb);

Penalidades em caso de não publicação

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

PRINCIPAIS E RECENTES APONTAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS, COM VISTAS A GARANTIR CONFORMIDADE E EVITAR GLOSAS, EM RELAÇÃO A LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Aula | quinta-tarde

PRINCIPAIS E RECENTES APONTAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS, COM VISTAS A GARANTIR CONFORMIDADE E EVITAR GLOSAS, EM RELAÇÃO A LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

TÓPICOS RELEVANTES DO “GUIA DE GOVERNANÇA E GESTÃO DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS – Seis práticas (descomplicadas) para órgãos e entidades municipais”, de 2024, do TCE/RS

TÓPICOS RELEVANTES DA “CARTILHA / ORIENTAÇÕES TÉCNICAS CONTRATAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO MUNICIPAL (VERSÃO 1.0)”, de 2024, do TCE/RS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:  

Aula | sexta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

 

EQUILÍBRIO ENTRE TRANSPARÊNCIA E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS:

Visão geral;

Fundamentos Legais;

Boas práticas.

 

CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DE ACORDO COM A CARTILHA “ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA – O QUE PUBLICAR NO PORTAL? ORIENTAÇÕES PARA PREFEITURAS E CÂMARAS” (edição 2021) DO TCE/RS:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e veículos;

Recursos humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis.

 

DEBATES E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: