0025/2005 – ORIENTAÇÕES TÉCNICAS E CAUTELAS A SEREM ADOTADAS NOS PODERES LEGISLATIVOS E EXECUTIVOS – GESTÃO E FISCALIZAÇÃO:

Pagamento de 13º e Terço de Férias a Agentes Políticos; Revisão Geral Anual; Diárias; Prestação de Contas ao Tribunal de Contas; LDO; Comunicação Pública Estratégica e Ética; Gestão de Pessoal – Admissões, com Destaque aos Concursos Públicos, Remuneração, Vantagens e Adicionais, Principais Apontamentos dos Tribunais de Contas; Regularização do Portal da Transparência; Inovação e Tecnologia no Poder Público.

Data de início:

20/05/25

Data de Conclusão:

23/05/25

Orientações Técnicas e Cautelas para os Poderes Legislativo e Executivo: Gestão, Fiscalização e Transparência

O curso "Orientações Técnicas e Cautelas a Serem Adotadas nos Poderes Legislativos e Executivos – Gestão e Fiscalização" temtem como objetivo orientar vereadores, gestores e servidores sobre os principais pontos de atenção na administração pública, com foco na regularidade de atos, prevenção de apontamentos e conformidade com os Tribunais de Contasenvolvidos . Serão envolvidos temas como pagamento de 13º e terço de férias a agentes políticos, revisão geral anual, diária, prestação de contas, gestão de pessoal com ênfase em concursos públicos, pagamentos, vantagens e adicionais , além da regularização do Portal da Transparência e o uso de inovação e tecnologia na gestão pública .

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1290,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Destinado a todos os profissionais envolvidos na gestão pública municipal, incluindo Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores Públicos, Agentes Administrativos, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Secretários Municipais, Procuradores Jurídicos, Comissão de Orçamento, Comissão de Licitação, Pregoeiros, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Controladores Internos, Assessoria de Imprensa, Oficiais de Gabinete, telefonistas, recepcionistas, atendentes ao público, técnicos de informática, técnicos em contabilidade, servidores de Procons Municipais, Serviços Gerais e todos os demais profissionais do setor público municipal que buscam aprimoramento e atualização nos temas administrativos, jurídicos, e legislativos.

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Temas Debatidos no Treinamento

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A CORRETA DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÕES DE PEQUENO VALOR, OBJETIVANDO O ATENDIMENTO DE NECESSIDADES DE EVENTOS, SOLENIDADES E DEMAIS DEMANDAS NO INÍCIO DO EXERCÍCIO DE 2025:

Aula | terça-tarde

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A CORRETA DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÕES DE PEQUENO VALOR, OBJETIVANDO O ATENDIMENTO DE NECESSIDADES DE EVENTOS, SOLENIDADES E DEMAIS DEMANDAS NO INÍCIO DO EXERCÍCIO DE 2025:

Para contratações de pequeno valor no caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores;

Para contratações de pequeno valor no caso de outros serviços e compras;

Instrução processual.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A GESTÃO, A FISCALIZAÇÃO, A REVISÃO E A EXTINÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

CLÁUSULAS NECESSÁRIAS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

PRINCIPAIS DESTAQUES ACERCA DA DURAÇÃO E DA PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

PRINCIPAIS DESTAQUES ACERCA DA GESTÃO E DA FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES / ADITIVOS CONTRATUAIS – OBJETO E PREÇO

PRINCIPAIS DESTAQUE ACERCA DA EXTINÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

Instrutor

Mateus Klein

MBA em Concessões e Parcerias Público Privadas pela FESPSP e LSE (London School of Economics), é Mestrando em Direito pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV – LAW SP); é Especialista em Direito do Estado (Administrativo, Constitucional e Tributário) pela UFRGS, e Especializado em Direito Regulatório e Relações Governamentais, Coordenador Titular da Comissão Permanente de Infraestrutura da FEDERASUL e integra a Divisão Jurídica da entidade. É membro da Comissão Especial de Concessões, Parcerias Público Privadas, Licitações e Desestatização da OAB/RS.

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E ÉTICA: ENGAJAMENTO, IMAGEM PÚBLICA E COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Aula|quarta-manhã

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E ÉTICA: ENGAJAMENTO, IMAGEM PÚBLICA E COMBATE À DESINFORMAÇÃO

 

DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO ONLINE – ESTRATÉGIAS PARA O ENGAJAMENTO DO CIDADÃO:

Técnicas para facilitar debates construtivos nas redes sociais;

Uso de enquetes e pesquisas online para ouvir a população;

Feedback e respostas efetivas às preocupações da comunidade;

Ferramentas digitais para análise de desempenho, engajamento e alcance nas redes sociais;

Adaptação de estratégias com base em dados e indicadores.

 

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DE EXCELÊNCIA:

Construção e fortalecimento da imagem institucional;

Estratégias de comunicação que agregam valor à instituição e à atuação dos agentes públicos.

 

ÉTICA E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

 

COMBATE À DESINFORMAÇÃO E AO DISCURSO DE ÓDIO

 

GESTÃO DE CRISES COM A OPINIÃO PÚBLICA:

Vulnerabilidade às crises no contexto atual;

Tipos de crise;

Como prevenir crises: auditoria de imagem;

Como gerenciar crises: plano de contingência;

O papel dos comitês de crise.

 

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA E GESTÃO DE CONFLITOS NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA:

 

INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

Princípios e objetivos da comunicação não violenta;

Benefícios da comunicação não violenta para líderes e equipes.

 

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

Observação sem julgamento;

Expressão de sentimentos e necessidades;

Formulação de pedidos claros e assertivos.

 

PROTEÇÃO DA PRIVACIDADE DOS CIDADÃOS:

Cuidados no tratamento de dados pessoais;

Comunicação segura em tempos de exposição digital;

Políticas de privacidade e transparência nas ações públicas.

 

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

APRECIAÇÃO E A APRESENTAÇÃO DE EMENDAS AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (PLDO):

Aula | quarta-tarde

APRECIAÇÃO E A APRESENTAÇÃO DE EMENDAS AO PROJETO DE LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS (PLDO):

 

CONTEÚDOS OBRIGATÓRIOS DA LDO

 

APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DO PLDO:

 

ANÁLISE TÉCNICA DO PROJETO:

Verificação da compatibilidade com o PPA;

Avaliação das metas fiscais e prioridades estabelecidas;

Exame das projeções de receitas e despesas.

 

ASPECTOS LEGAIS E CONSTITUCIONAIS:

Conformidade com a CF/88 e com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF);

Observância dos princípios orçamentários.

 

EMENDAS PARLAMENTARES AO PLDO:

Conceito;

Finalidade.

 

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES

 

LIMITAÇÕES E VEDAÇÕES

 

EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA LDO:

Acompanhamento da implementação das emendas aprovadas;

O papel do Vereador na fiscalização do cumprimento da LDO.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS E PREVENÇÃO DE IRREGULARIDADES:

 

RESOLUÇÕES DO TCE/RS SOBRE PRESTAÇÃO APRECIAÇÃO E JULGAMENTO DE CONTAS:

 

RESOLUÇÃO Nº 1.134/2020 DO TCE/RS, QUE DISPÕE SOBRE PRAZOS E DOCUMENTOS PARA EXAME DAS CONTAS ANUAIS E ORDINÁRIAS DA ESFERA MUNICIPAL

 

RESOLUÇÃO Nº 1.142/2021 DO TCE/RS, QUE DISPÕE SOBRE OS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS NA APRECIAÇÃO DAS CONTAS ANUAIS, PARA FINS DE PARECER PRÉVIO, E NO JULGAMENTO DAS CONTAS ORDINÁRIAS DOS ADMINISTRADORES E DEMAIS RESPONSÁVEIS POR BENS E VALORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA

Instrutor

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:

Aula|quinta-manhã

GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS:

 

VENCIMENTO, REMUNERAÇÃO / VENCIMENTOS E SUBSÍDIOS

 

VANTAGENS

 

GRATIFICAÇÕES E ADICIONAIS

 

VEDAÇÃO À ACUMULAÇÃO DE CARGOS E SUAS EXCEÇÕES

VEDAÇÃO À ACUMULAÇÃO DE FUNÇÕES

 

TETO REMUNERATÓRIO

 

REVISÃO GERAL ANUAL:

Previsão constitucional;

Diferenças entre reajuste e aumento real;

Cautelas a serem adotadas na revisão geral anual de subsídios;

Decisões dos Tribunais de Contas e jurisprudência relevante.

VEDAÇÃO À VINCULAÇÃO OU À EQUIPARAÇÃO REMUNERATÓRIA

 

VEDAÇÃO AO “EFEITO CASCATA”, OU SEJA, AO CÔMPUTO E AO ACÚMULO DE ACRÉSCIMOS PECUNIÁRIOS PARA A CONCESSÃO DE ACRÉSCIMOS ULTERIORES

 

IRREDUTIBILIDADE DA REMUNERAÇÃO / VENCIMENTOS E DOS SUBSÍDIOS

 

PAGAMENTO DE 13º E TERÇO DE FÉRIAS A AGENTES POLÍTICOS:

O que dizem o STF e, mais recentemente, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul sobre o pagamento de 13º e férias a agentes políticos;

Requisitos formais para a concessão.

 

PAGAMENTO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DE DIÁRIAS:

Instrumento normativo cabível;

Valores das diárias;

Cômputo no número de diárias;

Diárias x ressarcimento de valores;

Pernoite.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS DE DIÁRIAS

 

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS EM RELAÇÃO À GESTÃO DE PESSOAL

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS:

Aula | quinta-tarde

GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS:

 

PRINCIPAIS FORMAS DE ADMISSÃO NO SERVIÇO PÚBLICO

 

CONCURSOS PÚBLICOS, DE ACORDO COM O “MANUAL DE BOAS

PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO

DE CONCURSOS PÚBLICOS

E PROCESSOS SELETIVOS

PÚBLICOS” DO TCE/RS:

 

FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO DE CONCURSOS PÚBLICOS:

Definição e importância dos concursos públicos (art. 37 da CF/);

Diferença entre concurso público e processo seletivo.

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO:

Verificação da necessidade de pessoal e impacto financeiro;

Levantamento de cargos e empregos públicos.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Composição;

Impedimentos legais para participação na organização do concurso;

Responsabilidades e boas práticas na fiscalização do concurso.

 

RESERVA DE VAGAS E POLÍTICAS DE INCLUSÃO:

Reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD);

Cotas para negros, pardos e indígenas;

Critérios para isenções de taxas de inscrição.

 

EDITAL, EXECUÇÃO E BOAS PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO DO CONCURSO:

 

ESTRUTURAÇÃO E PUBLICIDADE DO EDITAL

 

ESCOLHA DA BANCA EXAMINADORA:

Formas de execução: contratação de banca externa x realização interna;

Critérios para seleção da banca examinadora;

Importância da publicidade na divulgação da banca.

 

APLICAÇÃO DAS PROVAS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

 

NOMEAÇÃO E VALIDADE DO CONCURSO:

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE CADASTRO DE RESERVA

 

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS EM RELAÇÃO A CONCURSOS PÚBLICOS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

CONFORMIDADE E APRIMORAMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

Aula | sexta-manhã

CONFORMIDADE E APRIMORAMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

 

EQUILÍBRIO ENTRE TRANSPARÊNCIA E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS:

Visão geral;

Fundamentos Legais;

Boas práticas.

 

CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DE ACORDO COM A CARTILHA “ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA – O QUE PUBLICAR NO PORTAL? ORIENTAÇÕES PARA PREFEITURAS E CÂMARAS” (edição 2021) DO TCE/RS:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e veículos;

Recursos humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis.

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: