1025/1305 – OFICINA SOBRE AS LEIS Nº 13.019/2014 E Nº 14.399/2022 E A ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS e CULTURAIS

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC); Documentação e Requisitos Legais para a Seleção da OSC, Formalização da Parceria, Impedimentos e Vedações, Execução, Prestação e Aprovação de Contas; Captação de Recursos e Desenvolvimento de Propostas; Destaque: Lei Aldir Blanc

Data de início:

13/05/25

Data de Conclusão:

16/05/25

Oficina sobre as Leis nº 13.019/2014 e nº 14.399/2022: Parcerias com OSCs e Elaboração de Projetos Sociais

A "Oficina sobre as Leis nº 13.019/2014 e nº 14.399/2022 e a Elaboração de Projetos Sociais" tematem como objetivo capacitar gestores, servidores e representantes de organizações sociais para atuarem com segurança jurídica e eficiência em parcerias firmadas entre a administração pública e as OSCs. O curso aborda o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) , requisitos legais para seleção, formalização de parcerias, impedimentos, vedações, execução, prestação e aprovação de contas , além de orientações para práticas para coleta de recursos e elaboração de propostas sociais . O conteúdo também dará destaque à aplicação da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.399/2022) no fomento à cultura .não fomento à cultura.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1290,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Destinado a todos os profissionais envolvidos na gestão pública municipal, incluindo Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores Públicos, Agentes Administrativos, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Secretários Municipais, Procuradores Jurídicos, Comissão de Orçamento, Comissão de Licitação, Pregoeiros, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Controladores Internos, Assessoria de Imprensa, Oficiais de Gabinete, telefonistas, recepcionistas, atendentes ao público, técnicos de informática, técnicos em contabilidade, servidores de Procons Municipais, Serviços Gerais e todos os demais profissionais do setor público municipal que buscam aprimoramento e atualização nos temas administrativos, jurídicos, e legislativos.

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Temas Debatidos no Treinamento

Oficina sobre a Lei nº 13.019/2014 x Elaboração de Projetos Sociais

📝 Temário – Oficina sobre a Lei nº 13.019/2014 x Elaboração de Projetos Sociais

Objetivo Geral:

Capacitar os participantes quanto aos aspectos centrais da Lei nº 13.019/2014, com foco na elaboração de projetos sociais eficazes, visando à captação de recursos, à formalização de parcerias e à prestação de contas de forma segura e estratégica.

Módulo 1 – Fundamentos da Lei nº 13.019/2014

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

Estrutura, princípios e objetivos da Lei nº 13.019/2014

Alterações trazidas pela Lei nº 13.204/2015

Tipos de parcerias: Termo de Fomento, Termo de Colaboração e Acordo de Cooperação

Módulo 2 – A Lei nº 13.019/2014 na Prática

Requisitos para celebração de parcerias

Chamamento público: regras e exceções

Exigências documentais e análise de regularidade

Responsabilidades das OSCs e da Administração Pública

Módulo 3 – Importância da Lei para as Organizações da Sociedade Civil

Reconhecimento e valorização das OSCs

Fortalecimento institucional por meio de parcerias

Transparência e segurança jurídica

Módulo 4 – Desenvolvimento e Elaboração de Projetos Sociais

Etapas do planejamento de um projeto social

Diagnóstico e definição de problemas sociais

Construção de objetivos, metas e resultados esperados

Estratégias para captação e mobilização de recursos

Módulo 5 – Elaboração do Plano de Trabalho

Elementos obrigatórios do plano de trabalho conforme a Lei nº 13.019/2014

Cronograma físico-financeiro

Indicadores de resultado e metas

Anexos e documentação complementar

Módulo 6 – Monitoramento, Avaliação e Prestação de Contas

Indicadores e ferramentas para o acompanhamento de projetos

Avaliação de impacto social e análise de resultados

Boas práticas na prestação de contas: relatórios, comprovantes e transparência

Responsabilidades e consequências do descumprimento

Instrutor

Maria Judite Ludwig

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Políticas Públicas da Assistência Social, Gestão Pública e Família.Conselheira Municipal e Secretária Executiva do CMAS.

Captação de Recursos e Desenvolvimento de Propostas; Destaque: Lei Aldir Blanc

 

Esse módulo tem por objetivo abordar as políticas públicas de cultura de forma a destacar os modelos de financiamento da cultura, as diferentes legislações, os modos como os municípios podem aderir ao Sistema Nacional de Cultura e os instrumentos de gestão cultural. Leva-se em conta os diferentes modos de participação para o fomento da criação e circulação cultural, além dos benefícios da cultura para a sociedade. Serão abordados nesse módulo:

  1. Introdução às políticas públicas de cultura

– O que são políticas públicas de cultura.

– Breve histórico das políticas culturais no Brasil

– Sistema Nacional de Cultura; Plano Nacional de Cultura;

  1. Financiamento da Cultura no Brasil
  2. Financiamento direto e financiamento indireto: de onde vêm os recursos
  3. Financiamento direto:

                            . Orçamento público;

. Fundo Nacional de Cultura (FNC);

. Fundos Setoriais de Cultura;

. Fundos estaduais e municipais;

. Emendas parlamentares.

              III. Financiamento Indireto

– Leis de incentivo à cultura: Pronac, Procultura (RS), Lei do Audiovisual, Funcultura

 – Parcerias público-privadas;

 – Recursos externos

  1. Oportunidades e desafios dos municípios
  2. Adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura
  3. Política Nacional Aldir Blanc
  4. Política Pública Cultura Viva

                            III. Emendas parlamentares

  1. Sistema Municipal de Cultura: conselho, planos municipais e fundos de cultura.
  2. Economia criativa e desenvolvimento.

Instrutor

MARCILENE FORECHI

Doutora e mestre em Educação, com formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Jornalista profissional desde 1995, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de comunicação em empresas privadas e órgãos públicos. Também possui ampla experiência na área cultural, sendo parecerista em diversos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além de coordenar projetos de formação na área do audiovisual. Radialista desde 1992, trabalhou na produção e apresentação de programas culturais e jornalísticos em emissoras como Rádio Universitária FM, CBN Vitória e Gazeta AM. Atualmente, é instrutora no INLEGIS, onde compartilha sua experiência em comunicação, cultura e gestão pública, contribuindo para a formação de profissionais qualificados nessas áreas.

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, REDES SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, REDES SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

 

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E USO DAS REDES SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO E GARANTIR TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO

 

COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO

O que é a comunicação e como bem se comunicar;

A importância da comunicação para a imagem institucional e para a prestação de contas do mandato;

Como as redes sociais transformaram a relação entre o Poder Público e os cidadãos.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO

Como criar um plano de comunicação para o Poder Público e para a prestação de contas do mandato;

Definição de objetivos: engajamento, imagem institucional, transparência e prestação de contas;

Conhecendo o público: principais interesses e formatos mais eficazes.

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO EM 2025:

Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.

COMO CONSTRUIR E MANTER O ENGAJAMENTO COM A SOCIEDADE

 

DICAS E BOAS PRÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

 

TIPOS DE CONTEÚDOS RELEVANTES:

O que postar;

Quando postar;

Uso de Anúncios.

 

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:  

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

 

EQUILÍBRIO ENTRE TRANSPARÊNCIA E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS:

Visão geral;

Fundamentos Legais;

Boas práticas.

 

CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DE ACORDO COM A CARTILHA “ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA – O QUE PUBLICAR NO PORTAL? ORIENTAÇÕES PARA PREFEITURAS E CÂMARAS” (edição 2021) DO TCE/RS:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e veículos;

Recursos humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis.

 

DEBATES E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: