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0024/0508 – GRANDE ENCONTRO: DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA A EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA – ATUALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

Para: Prefeitos, Vereadores, Secretários, Assessores e Servidores da Administração Pública

Código do Curso: 0024/0508

Data de início:

05/08/24

Data de Conclusão:

09/08/24

Objetivos deste treinamento

Capacitar líderes e servidores públicos para enfrentar os desafios atuais da gestão pública com foco em atualização, inovação e transformação. O curso oferece uma visão abrangente sobre as melhores práticas de administração pública, incluindo técnicas de orçamento, elaboração e análise de projetos de lei, fixação de subsídios, revisão geral anual, teto remuneratório, transparência e proteção de dados. O objetivo é proporcionar ferramentas práticas e teóricas que melhorem a eficiência, a transparência e a inovação nas práticas administrativas do setor público.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1490,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 21h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Segunda-Feira:
14h: Credenciamento, Retirada de Material
14h:30min: Turno de Aula

Terça-Feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

PROGRAMAÇÃO

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

ÚLTIMAS UNIDADES

kit de boas vindas

Atenção! Apenas os primeiros 50 inscritos com inscrição confirmada receberão um exclusivo kit de boas-vindas. Este kit inclui uma mochila de couro s. elegante, uma garrafa térmica de água e um bloco de anotações. Não perca essa oportunidade única de garantir seu kit especial. Inscreva-se agora e garanta seus brindes!

PROGRAMAÇÃO

principais palestras

Conheça nossos instrutores: especialistas renomados com vasta experiência em suas áreas, prontos para compartilhar conhecimentos valiosos e práticas inovadoras. Aproveite essa oportunidade única de aprendizado e crescimento!

EVENTO PRESENCIAL

A energia de um evento presencial com várias surpresas que preparamos para você será uma experiência indescritível!

NOVAS PALESTRAS

Todas as Palestras trazidas neste seminário são inteiramente inéditas em nossa grade. Informação inédita e atual.

TEMAS RELEVANTES

Nossa equipe pensou em cada tema e como ele poderá contribuir para o desenvolvimento Municipal. Temas de relevância e atuais.

MAIS DE 20 PALESTRAS

Para este Grande Evento o INLEGIS convidou + de 20 palestrantes, todos com vários anos de atuação e referência em seu campo de conhecimento

Renato Azeredo

Cons. Renato Luís Bordin de Azeredo

Conselheiro TCE-RS, mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi auditor público externo do TCE-RS de 2003 a 2014 e procurador do Município de Viamão de 1998 a 2003.

TCE

A Função do Controle Exercida pelo Tribunal de Contas e sua Relação com o Poder Legislativo no Exame das Contas do Chefe do Executivo

Discutindo o papel do Tribunal de Contas no controle e fiscalização das contas públicas e sua interação com o poder legislativo.

  • Funções do Tribunal de Contas: Responsabilidades e atribuições na fiscalização.
  • Processo de Exame das Contas: Etapas e procedimentos no exame das contas do executivo.
  • Interação com o Legislativo: Como o Tribunal de Contas colabora com o poder legislativo para garantir a transparência e a legalidade.

ESPORTE

Inclusão Social Através do Esporte: Programas e Políticas Eficazes

Como desenvolver e implementar programas esportivos que promovam a inclusão social e ofereçam oportunidades iguais para todos.

  • Programas Esportivos Inclusivos: Exemplos de iniciativas bem-sucedidas.
  • Benefícios para a Comunidade: Impactos sociais e de saúde da inclusão esportiva.
  • Parcerias e Financiamento: Como financiar e sustentar programas de inclusão através do esporte.
Alexandre tavares

ALEXANDRE TAVARES

Auditor de Controle Externo desde 2014. Economista (UFRGS). Pós graduado em Métodos Quantitativos (PUC-RS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Autor do capítulo "Procedimentos de Auditoria Pública de Controle Interno em Planilha de Custos" in: Controle Interno Municipal: estudo e casos práticos. Ex-Economista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1º Lugar do concurso público). Atualmente, Coordenador Técnico do Grupo Especializado de Fiscalização em Contratualizações da Saúde e Instrutor/Palestrante da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena.

NOVA LEI DE LICITAÇÕES

PESQUISA DE PREÇOS PARA CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: IMPORTÂNCIA, ASPECTOS PRÁTICOS E EXIGÊNCIAS DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS​

A importância da pesquisa de preços para contratações públicas e as exigências da nova lei de licitações.

  • Metodologias de Pesquisa: Técnicas para conduzir pesquisas de preços eficazes.
  • Conformidade Legal: Garantia de que as pesquisas atendam às exigências legais.
  • Impacto no Processo Licitatório: Como a pesquisa de preços influencia as licitações.

José Fortunati

Deputado estadual e federal, duas vezes vice-prefeito de Porto Alegre, secretário estadual da Educação e secretário municipal do Planejamento, além de secretário Extraordinário da Copa de 2014. No seu segundo mandato como vice- prefeito, em 2008, o atual prefeito da época José Fogaça renunciou ao cargo e, desde 2010, Fortunati assumiu o comando da Prefeitura de Porto Alegre.

DESASTRES NATURAIS

Gestão de Crises e Planejamento de Contingências em Governos Municipais

Discutindo a importância do planejamento estratégico para enfrentar emergências e garantir a continuidade dos serviços públicos.

  • Planos de Contingência: Estruturação de planos eficazes para situações de crise.
  • Coordenação Interinstitucional: Melhoria da comunicação e cooperação entre diferentes órgãos.
  • Recuperação Pós-Crise: Estratégias para uma recuperação eficiente e sustentável.

Zeca Honorato

Publicitário de 46 anos, foi redator e diretor de criação de grandes agências de publicidade, dono de agência por 10 anos, presidente da ARP - Associação ...

MÍDIAS SOCIAIS - ELEIÇÕES

Marketing Político e Mídias Sociais: Estratégias Eficazes para comunicação do poder público com a sociedade

Como utilizar as mídias sociais e o marketing digital para ampliar a comunicação com a sociedade – Técnicas eficazes e engajar.

  • Criação de Conteúdo: Desenvolvendo conteúdo atrativo..
  • Engajamento de Eleitores: Técnicas para aumentar a interação e o apoio nas redes sociais.
  • Análise de Dados: Utilização de dados para otimizar estratégias de marketing.

SEGURANÇA PÚBLICA

Políticas de Segurança Pública: Inovações e Desafios

Discutindo as inovações e os desafios nas políticas de segurança pública para garantir a segurança e o bem-estar da população.

  • Tecnologia na Segurança: Uso de novas tecnologias para melhorar a segurança pública.
  • Policiamento Comunitário: Iniciativas para fortalecer a relação entre polícia e comunidade.
  • Prevenção ao Crime: Estratégias eficazes para prevenir a criminalidade

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

ORATÓRIA - COMO MELHORAR A SUA

Comunicação Efetiva Entre Assessores e Legisladores: Técnicas e Práticas para uma Interação Produtiva

Técnicas de comunicação e práticas para facilitar a interação produtiva entre assessores e legisladores, promovendo um trabalho legislativo mais coeso e eficiente.

  • Técnicas de Comunicação: Métodos para melhorar a clareza e a eficiência na comunicação.
  • Cooperação Mútua: Estratégias para promover a colaboração entre assessores e legisladores.
  • Feedback Construtivo: Importância do feedback para a melhoria contínua do trabalho legislativo.

Marcelo Spilki

Conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul - AGERGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Certificação profissional em Parcerias Público-Privadas “CP³P – Foundation”. APMG International.

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

Parcerias Público-Privadas: Casos de Sucesso e Melhores Práticas

Explorando como colaborações entre o governo e o setor privado podem gerar benefícios significativos para a sociedade.

  • Modelos de Sucesso: Exemplos de parcerias eficazes e seus impactos.
  • Benefícios Econômicos e Sociais: Vantagens das PPPs para o desenvolvimento local.
  • Gestão de Riscos: Estratégias para mitigar riscos em parcerias público-privadas.

Lu Rodrigues

Publicitária, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e MBA em Gerenciamento de Projetos pela USP/Esalq. Com mais de 15 anos de experiência em comunicação pública, institucional e política, passou Sescoop/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e mais

INOVAÇÃO

Transformação Digital no Setor Público: Ferramentas e Estratégias

Abordando as principais ferramentas digitais e estratégias inovadoras que estão revolucionando o setor público.

  • Implementação de Sistemas Digitais: Melhores práticas para a adoção de novas tecnologias no governo.
  • Segurança da Informação: Garantindo a proteção dos dados governamentais e dos cidadãos.
  • Automação de Processos: Como a automação está otimizando os serviços públicos.

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Implicações Práticas da Nova Lei de Licitações: Desafios e Oportunidades para a Administração Pública

Discutindo os desafios e oportunidades que a nova lei traz para a administração pública, incluindo a adaptação às novas regras e procedimentos.

  • Novas Regras: Entendimento das principais alterações na legislação de licitações.
  • Adaptação Administrativa: Como os órgãos públicos podem se ajustar às novas normas.
  • Oportunidades de Melhoria: Identificação de áreas para aprimorar processos e práticas.

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ELEIÇÕES 2024

principais cuidados para vereadores

Desafios e Oportunidades nas Eleições Municipais: Uma Visão Atualizada

Analisando os desafios e oportunidades específicos das eleições municipais, incluindo legislação, tendências emergentes e a dinâmica local.

  • Legislação Eleitoral: Entendimento das regras e normas para as eleições municipais.
  • Dinâmica Local: Como as características locais influenciam o processo eleitoral.
  • Tendências Emergentes: Novas tendências e práticas.

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS, Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Situações que Poderão ser Enquadradas como “Impedimentos de Ordem Técnica” (§ 13 do Art. 166 da CF) para Afastar a Obrigatoriedade da Execução do Orçamento Impositivo

Analisando as circunstâncias em que impedimentos técnicos podem justificar a não execução do orçamento impositivo, conforme o Art. 166 da Constituição Federal.

  • Critérios de Impedimento Técnico: Identificação dos critérios que caracterizam impedimentos técnicos.
  • Casos Práticos: Exemplos reais de situações enquadradas como impedimentos técnicos.
  • Procedimentos de Justificação: Passos necessários para documentar e justificar tecnicamente os impedimentos.

Eduardo Luchesi

Advogado. Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Franca - SP. Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS -RS). Experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e Tributário

REFORMA ADMINISTRATIVA

Desafios e Oportunidades na Reforma Administrativa: Modernização do Serviço Público

Discutindo as principais mudanças propostas na reforma administrativa e seus impactos na gestão pública.

  • Mudanças Estruturais: Principais alterações e seus efeitos nos órgãos públicos.
  • Eficiência e Produtividade: Como a reforma pode melhorar a eficiência do serviço público.
  • Impacto nos Servidores: O que os servidores podem esperar das mudanças.

Maria Judite Ludwig

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Políticas Públicas da Assistência Social, Gestão Pública e Família.Conselheira Municipal e Secretária Executiva do CMAS.

assistência Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL E RESPOSTA GOVERNAMENTAL EM CRISES CLIMÁTICAS: SUPORTE A FAMÍLIAS EM VULNERABILIDADE

Discutindo a responsabilidade do poder público e da assistência social no socorro e suporte a famílias afetadas por crises climáticas.

  • Mecanismos de intervenção rápida em desastres naturais estratégias eficazes para uma resposta imediata e eficiente em situações de crise climática.

  • Programas de recuperação e apoio a longo prazo iniciativas governamentais e sociais que ajudam na recuperação contínua e sustentada das comunidades afetadas.

  • Colaboração entre instituições públicas e organizações sociais importância da cooperação entre diferentes entidades para maximizar o impacto positivo e o suporte às vítimas.

Guilherme Stumpf

Advogado, bacharel em direito pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

ASSESSORAMENTO EFICIENTE

A Importância do Assessoramento Técnico Legislativo: Garantindo Eficácia e Legalidade nas Proposições

Como o assessoramento técnico pode melhorar a qualidade das proposições legislativas e assegurar a conformidade com as normas jurídicas.

  • Qualidade Legislativa: Melhoria na redação e fundamentação das proposições.
  • Conformidade Jurídica: Garantia de que as proposições atendem às normas legais.
  • Apoio Técnico: Ferramentas e recursos para um assessoramento eficaz.

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE, Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

ASSESSORAMENTO EFICIENTE

A necessidade de atualização CONSTANTE DOS SERVIDORES PÚBLICOS:

Capacitação e Desenvolvimento de Servidores Públicos: Melhorando a Eficiência e o Desempenho

A importância da capacitação e do desenvolvimento contínuo dos servidores públicos para melhorar a eficiência e o desempenho da administração pública.

  • Programas de Treinamento: Estruturação de programas eficazes de capacitação.
  • Avaliação de Desempenho: Ferramentas para medir e melhorar o desempenho dos servidores.
  • Carreira e Motivação: Incentivos para o desenvolvimento profissional contínuo.

turismo

Desenvolvimento do Turismo Local: Valorizando a Cultura e a História Regional

Estratégias para promover o turismo local através da valorização da cultura, história e tradições regionais.

  • Atrações Locais: Identificação e promoção de pontos turísticos.
  • Eventos Culturais: Organização de eventos para atrair turistas e valorizar a cultura local.
  • Marketing Turístico: Técnicas de marketing para aumentar a visibilidade do destino.

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Inteligencia artificial NO SETOR PÚBLICO

A Inteligência Artificial no Setor Público: O Futuro da Automação Governamental

Como a inteligência artificial pode ser usada para automatizar processos e melhorar a eficiência dos serviços governamentais.

  • Automação de Processos: Exemplos de processos que podem ser automatizados.
  • Análise de Dados: Utilização da IA para análise e tomada de decisões.
  • Desafios Éticos: Considerações éticas na implementação da IA no setor público.

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