2025/1006 – ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO – APRIMORANDO SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

Aprimorando suas habilidades de comunicação com a sociedade e temas relevantes para o Poder Legislativo e Executivo

Data de início:

10/06/25

Data de Conclusão:

13/06/25

Aprimore sua Oratória e Comunicação com a Sociedade no Poder Legislativo e Executivo.

O curso "Oratória e Comunicação – Aprimorando suas Habilidades de Comunicação com a Sociedade" tem como objetivo capacitar profissionais do setor público, incluindo membros do Poder Legislativo e Executivo, para aprimorarem sua comunicação com a sociedade. O curso aborda técnicas de oratória, comunicação assertiva e eficaz, estratégias para engajamento do público, linguagem corporal e argumentação persuasiva. Além disso, explora temas relevantes para a comunicação no setor público, como transparência, uso de mídias sociais e postura institucional, proporcionando ferramentas para um diálogo claro e eficiente com a população.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1490,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: [email protected] FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

MÓDULO 1 – Curso de Comunicação Eficiente no Poder Público

Objetivos do Curso

Objetivo Geral
Desenvolver habilidades de comunicação interpessoal, expressão vocal e corporal, desinibição e técnicas de discurso para que os participantes se sintam mais confiantes e preparados em situações de fala pública, entrevistas e apresentações.

Conteúdo do Curso

Autoconhecimento

Análise do perfil comunicativo dos participantes.
Gestão da timidez, introspecção, prevenção ou extroversão.
Identificação do estilo de comunicação: formal/informal, analítico/sintético, objetivo | comunicação visual/auditiva.

Preparação Técnica

Estratégias para uma comunicação assertiva na tribuna, em lideranças, reuniões, vídeos, entrevistas, entre outros contextos.
Técnicas de comunicação ativa e escuta ativa.
Desenvolvimento de expressividade, alinhando comunicação verbal e não verbal.
Uso eficaz de recursos vocais para tornar a fala atraente, interessante e persuasiva.
Técnicas para melhorar a dicção, garantindo uma fala clara e objetiva, facilitando a compreensão do interlocutor.

Técnicas Avançadas de Comunicação

Métodos para iniciar e finalizar discursos com impacto.
Administração de emoções, nervosismo e “brancos” durante a fala.
Estratégias para comunicação de improviso com confiança e eficiência.


Metodologia

Exercícios de fala de improviso e apresentações diante do público.
Filmagem dos participantes no início e ao final do curso para avaliação de desempenho e perfil comunicativo, com feedback personalizado.
A autoavaliação será incentivada, promovendo autoconsciência e mudanças comportamentais no estilo de comunicação.

Importante: Este é apenas o Módulo 1 de um curso completo de comunicação no poder público. A partir de junho, será oferecido o Módulo 2 , com foco em aprofundamento e técnicas avançadas. Não perca a oportunidade de continuar sua jornada de transformação comunicativa! 

PARA FAZER O MÓDULO 2 É NECESSÁRIO TER FEITO O MÓDULO UM

Instrutor

Renato Martins

Renato Martins

Jornalista, mestre em Comunicação Social e especialista em Comunicação Pública e Governamental. Com ampla trajetória na área da comunicação institucional e política, atuou como editor-chefe, assessor de imprensa e apresentador de programas em veículos como TVE-RS, TVCOM e Band. Também exerceu a função de Diretor de Comunicação na Câmara Municipal de Porto Alegre e de Coordenador de Comunicação no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Renato é instrutor do INLEGIS, onde ministra cursos voltados à comunicação pública estratégica, oratória e relacionamento institucional. Com sua didática envolvente e visão prática, contribui para a formação de agentes públicos mais preparados para comunicar com eficiência, transparência e foco na cidadania.

COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

 

COMUNICAÇÃO E USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO E GARANTIR TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO

 

COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO

O que é a comunicação e como bem se comunicar;

A importância da comunicação no Poder Público e para a prestação de contas do mandato;

Os diferentes tipos de comunicação: verbal e não verbal;

Como as redes sociais transformaram a relação entre o Poder Público e os cidadãos.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO

Como criar um plano de comunicação para o Poder Público e para a prestação de contas do mandato;

Definição de objetivos: engajamento, transparência e prestação de contas;

Conhecendo o público: principais interesses e formatos mais eficazes.

 

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO

Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.

COMO CONSTRUIR E MANTER O ENGAJAMENTO COM A SOCIEDADE

 

DICAS E BOAS PRÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

 

TIPOS DE CONTEÚDOS RELEVANTES

 

RELATÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA PEQUENAS CIDADES

 

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS REDES SOCIAIS:

Ferramentas simples para criar e programar postagens;

Delegando funções: como assessores podem auxiliar na gestão;

Monitoramento de resultados: métricas básicas para avaliar o desempenho.

 

ÉTICA E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Outras opções de cursos: