
MÓDULO 1 – Curso de Comunicação Eficiente no Poder Público
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
Desenvolver habilidades de comunicação interpessoal, expressão vocal e corporal, desinibição e técnicas de discurso para que os participantes se sintam mais confiantes e preparados em situações de fala pública, entrevistas e apresentações.
Conteúdo do Curso
Autoconhecimento
Análise do perfil comunicativo dos participantes.
Gestão da timidez, introspecção, prevenção ou extroversão.
Identificação do estilo de comunicação: formal/informal, analítico/sintético, objetivo | comunicação visual/auditiva.
Preparação Técnica
Estratégias para uma comunicação assertiva na tribuna, em lideranças, reuniões, vídeos, entrevistas, entre outros contextos.
Técnicas de comunicação ativa e escuta ativa.
Desenvolvimento de expressividade, alinhando comunicação verbal e não verbal.
Uso eficaz de recursos vocais para tornar a fala atraente, interessante e persuasiva.
Técnicas para melhorar a dicção, garantindo uma fala clara e objetiva, facilitando a compreensão do interlocutor.
Técnicas Avançadas de Comunicação
Métodos para iniciar e finalizar discursos com impacto.
Administração de emoções, nervosismo e “brancos” durante a fala.
Estratégias para comunicação de improviso com confiança e eficiência.
Metodologia
Exercícios de fala de improviso e apresentações diante do público.
Filmagem dos participantes no início e ao final do curso para avaliação de desempenho e perfil comunicativo, com feedback personalizado.
A autoavaliação será incentivada, promovendo autoconsciência e mudanças comportamentais no estilo de comunicação.
Importante: Este é apenas o Módulo 1 de um curso completo de comunicação no poder público. A partir de junho, será oferecido o Módulo 2 , com foco em aprofundamento e técnicas avançadas. Não perca a oportunidade de continuar sua jornada de transformação comunicativa!
PARA FAZER O MÓDULO 2 É NECESSÁRIO TER FEITO O MÓDULO UM
Instrutor

Renato Martins
Jornalista, mestre em Comunicação Social e especialista em Comunicação Pública e Governamental. Com ampla trajetória na área da comunicação institucional e política, atuou como editor-chefe, assessor de imprensa e apresentador de programas em veículos como TVE-RS, TVCOM e Band. Também exerceu a função de Diretor de Comunicação na Câmara Municipal de Porto Alegre e de Coordenador de Comunicação no Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Renato é instrutor do INLEGIS, onde ministra cursos voltados à comunicação pública estratégica, oratória e relacionamento institucional. Com sua didática envolvente e visão prática, contribui para a formação de agentes públicos mais preparados para comunicar com eficiência, transparência e foco na cidadania.
COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA
COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA
COMUNICAÇÃO E USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO E GARANTIR TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO
COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO
O que é a comunicação e como bem se comunicar;
A importância da comunicação no Poder Público e para a prestação de contas do mandato;
Os diferentes tipos de comunicação: verbal e não verbal;
Como as redes sociais transformaram a relação entre o Poder Público e os cidadãos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO
Como criar um plano de comunicação para o Poder Público e para a prestação de contas do mandato;
Definição de objetivos: engajamento, transparência e prestação de contas;
Conhecendo o público: principais interesses e formatos mais eficazes.
PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO
Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.
COMO CONSTRUIR E MANTER O ENGAJAMENTO COM A SOCIEDADE
DICAS E BOAS PRÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
TIPOS DE CONTEÚDOS RELEVANTES
RELATÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA PEQUENAS CIDADES
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS REDES SOCIAIS:
Ferramentas simples para criar e programar postagens;
Delegando funções: como assessores podem auxiliar na gestão;
Monitoramento de resultados: métricas básicas para avaliar o desempenho.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO
Instrutor

Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.