
MÓDULO 1 – Curso de Comunicação Eficiente no Poder Público
Objetivos do Curso
identificar habilidades comunicativas e potencializá-las, além de corrigir erros que dificultam e comprometem a comunicação no contexto do poder público.
Desenvolver uma comunicação oral consciente, confiante, natural e assertiva por meio do autoconhecimento, preparação e prática direcionada.
Conteúdo do Curso
Chave #1: Autoconhecimento
Análise do perfil comunicativo dos participantes.
Gestão da timidez, introspecção, prevenção ou extroversão.
Identificação do estilo de comunicação: formal/informal, analítico/sintético, objetivo | comunicação visual/auditiva.
Chave #2: Preparação Técnica
Estratégias para uma comunicação assertiva na tribuna, em lideranças, reuniões, vídeos, entrevistas, entre outros contextos.
Técnicas de comunicação ativa e escuta ativa.
Desenvolvimento de expressividade, alinhando comunicação verbal e não verbal.
Uso eficaz de recursos vocais para tornar a fala atraente, interessante e persuasiva.
Técnicas para melhorar a dicção, garantindo uma fala clara e objetiva, facilitando a compreensão do interlocutor.
Chave #3: Técnicas Avançadas de Comunicação
Métodos para iniciar e finalizar discursos com impacto.
Administração de emoções, nervosismo e “brancos” durante a fala.
Estratégias para comunicação de improviso com confiança e eficiência.
Metodologia
A metodologia aplicada pela professora Bianca Aydos inclui atividades práticas que envolvem:
Exercícios de fala de improviso e apresentações diante do público.
Filmagem dos participantes no início e ao final do curso para avaliação de desempenho e perfil comunicativo, com feedback personalizado.
A autoavaliação será incentivada, promovendo autoconsciência e mudanças comportamentais no estilo de comunicação.
Importante: Este é apenas o Módulo 1 de um curso completo de comunicação no poder público. A partir de junho, será oferecido o Módulo 2 , com foco em aprofundamento e técnicas avançadas. Não perca a oportunidade de continuar sua jornada de transformação comunicativa!
PARA FAZER O MÓDULO 2 É NECESSÁRIO TER FEITO O MÓDULO UM
Instrutor

Bianca Aydos
Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .
COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO OFICIAL – DA TEORIA À PRÁTICA:
COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO OFICIAL – DA TEORIA À PRÁTICA:
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA;
OBJETIVOS DA REDAÇÃO OFICIAL;
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA REDAÇÃO OFICIAL.
CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA REDAÇÃO OFICIAL:
CLAREZA E CONCISÃO – COMO EVITAR AMBIGUIDADES E REDUNDÂNCIAS;
FORMALIDADE E IMPESSOALIDADE – COMO USAR PRONOMES E FORMAS DE TRATAMENTO, COMO CONSTRUIR TEXTOS IMPESSOAIS E COMO EVITAR A TRANSMISSÃO DE JULGAMENTOS E OPINIÕES PESSOAIS;
COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL – COMO REDIGIR DE FORMA CLARA E EFICAZ.
Instrutor

Juliano Viegas
Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.
LGPD E TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO: PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA MANTER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
LGPD E TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO: PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA MANTER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
COMUNICAÇÃO E PODER PÚBLICO
O QUE É A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)?
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA LGPD
SOCIEDADE DA INFORMAÇÀO E LGPD
TRATAMENTO DE DADOS E FINALIDADES NO PODER PÚBLICO
PRINCÍPIO DA FINALIDADE E ADEQUAÇÃO
COMO O PODER PÚBLICO USA OS DADOS
DIREITO DO CIDADÃO A EXCLUSÃO DE DADOS
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E RESPONSABILIDADE
MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS
RESPONSABILIDADE DO CONTROLADOR E DO OPERADOR DE DADOS
COMUNICAÇÃO ATRELADA AO CONSENTIMENTO
USO DE COOKIES E RASTREAMENTO
FERRAMENTAS E BOAS PRÁTICAS PARA CONFORMIDADE
FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CONSENTIMENTO
POLÍTICAS DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO
POR QUE A LGPD É RELEVANTE PARA AS MÍDIAS SOCIAIS?
BOAS PRÁTICAS NAS MÍDIAS SOCIAIS
CONSENTIMENTO DO USUÁRIO
TRANSPARÊNCIA NA COLETA DE DADOS
ESTUDOS DE CASO E EXEMPLOS PRÁTICOS
ANÁLISE DE CASOS REAIS DE CONFORMIDADE E NÃO CONFORMIDADE
Instrutor

Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.