1025/2705 – A OUVIDORIA PÚBLICA: INSTALAÇÃO, FUNCIONAMENTO E APLICAÇÃO PRÁTICA PARA FORTALECER O ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Bases Legais e Normativas; Estrutura, Procedimentos Internos e Capacitação da Equipe; Recebimento de Demandas e Respostas Eficazes; Transparência, Controle Social e Proteção de Dados (LGPD); Casos Práticos e Boas Práticas de Gestão de Conflitos

Data de início:

27/05/25

Data de Conclusão:

30/05/25

Ouvidoria Pública: Instalação, Funcionamento e Prática Eficiente no Atendimento ao Cidadão

O curso "A Ouvidoria Pública: Instalação, Funcionamento e Aplicação Prática para Fortalecer o Atendimento ao Cidadão" tem como objetivo orientar e capacitar servidores públicos para a implementação e operação eficiente das ouvidorias no setor público. O conteúdo abrange as bases legais e normativas, estruturação da ouvidoria, procedimentos internos, capacitação das equipes, captação e encaminhamento de demandas com respostas eficazes , além da importância da transparência, do controle social e da proteção de dados em conformidade com a LGPD . O curso também inclui estudos de casos e boas práticas na gestão de conflitos e relacionamento com o cidadão .

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1290,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Destinado a todos os profissionais envolvidos na gestão pública municipal, incluindo Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores Públicos, Agentes Administrativos, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Secretários Municipais, Procuradores Jurídicos, Comissão de Orçamento, Comissão de Licitação, Pregoeiros, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Controladores Internos, Assessoria de Imprensa, Oficiais de Gabinete, telefonistas, recepcionistas, atendentes ao público, técnicos de informática, técnicos em contabilidade, servidores de Procons Municipais, Serviços Gerais e todos os demais profissionais do setor público municipal que buscam aprimoramento e atualização nos temas administrativos, jurídicos, e legislativos.

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Temas Debatidos no Treinamento

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO:

APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE:

Exigências vedadas para o recebimento de manifestações;

Informações que podem ser exigidas para a identificação do requerente;

Proteção da identificação do requerente com restrição de acesso.

 

LAI, LGPD E SEUS REFLEXOS EM RELAÇÃO À IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE

 

OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO E/OU RECEBIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES DE OUVIDORIA

 

A NECESSIDADE DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E DE GESTÃO

 

AS MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

 

O QUE NÃO SE CONSIDERA UMA MANIFESTAÇÃO DE OUVIDORIA

 

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS RELATIVOS À ANÁLISE E TRATAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES:

Princípios a serem observados;

Passo a passo / fluxo.

 

AS RESPOSTAS ÀS MANIFESTAÇÕES, contemplando minutas de respostas a situações mais frequentes / usuais

 

O PRAZO PARA RESPOSTA/DECISÃO FINAL E CIÊNCIA DO REQUERENTE

TEMAS CONTROVERTIDOS SOBRE A MATÉRIA

É possível ou obrigatório receber manifestações anônimas?

Posso divulgar o nome do requerente / denunciante?

O que pode ocorrer / quais são a penalidades caso a Ouvidoria divulgue ou não resguarde o nome de requerente / denunciante?

O denunciado, o Prefeito, o Vice-Prefeito, o Presidente e demais Membros da Mesa Diretoria e/ou o Vereador podem exigir que a Ouvidoria informe o nome do requerente / denunciante?

 

RELATÓRIOS DE GESTÃO DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS:

Obrigatoriedade;

Periodicidade;

Conteúdo mínimo;

Divulgação;

Análise e fornecimento de modelo de Relatório de Gestão da Ouvidoria.

 

CONSELHO DE USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS:

Atribuições;

Composição;

Necessidade de regulamentação específica sobre a organização e o funcionamento dos Conselhos de Usuários.

 

AVALIAÇÃO CONTINUADA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS:

Aspectos a serem avaliados;

Periodicidade da avaliação;

Publicação do resultado – ranking das entidades e subsídio para reorientação e ajuste dos serviços prestados;

Necessidade de regulamentação específica sobre avaliação da efetividade e dos níveis de satisfação dos usuários.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD APLICADA AO PODER PUBLICO:

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD APLICADA AO PODER PUBLICO:

 

PRINCIPAIS CONCEITOS ESTABELECIDOS PELA LGPD

 

SITUAÇÕES EM QUE A LGPD NÃO É APLICÁVEL

 

SITUAÇÕES EM QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PODERÁ REALIZAR O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

 

IMPLANTAÇÃO, EFETIVA OPERAÇÃO E APRIMORAMENTO DA OUVIDORIA PÚBLICA, DE ACORDO COM A LEI Nº 13.460/2017:

 

CONCEITOS

 

PRINCÍPIOS

 

DIRETRIZES

 

DIREITOS DOS USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICO

 

DEVERES DOS USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICO

 

CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS:

Conteúdo mínimo;

Divulgação;

Atualização;

Necessidade de regulamentação específica sobre a operacionalização da Carta de Serviços ao Usuário;

Análise de Cartas de Serviços ao Usuário de Serviços Públicos.

 

A OUVIDORIA PÚBLICA:

 

ATRIBUIÇÕES PRECÍPUAS DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 13.460/2017

 

NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA SOBRE A ORGANIZAÇÃO E O FUNCIONAMENTO DA OUVIDORIA, contemplando a análise e o fornecimento de modelo de Projeto de Lei ou de Resolução para a regulamentação da ouvidoria pública

 

O OUVIDOR:

Habilidades necessárias ao bom Ouvidor;

Necessidade (ou não) de criação de cargo ou função gratificada de Ouvidor;

O princípio da segregação de funções e a impossibilidade de as funções de Ouvidor serem exercidas pelo Controlador Interno.

 

 

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

REDAÇÃO OFICIAL E USO CORRETO DE PALAVRAS:

REDAÇÃO OFICIAL E USO CORRETO DE PALAVRAS:

 

ATRIBUTOS DA REDAÇÃO OFICIAL:

Clareza e precisão;

Concisão;

Objetividade;

Coesão e coerência;

Impessoalidade;

Formalidade e padronização.

 

PRONOMES DE TRATAMENTO

 

SIGNATÁRIO:

Cargos interinos e substitutos;

Signatárias do sexo feminino.

 

GRAFIA DE CARGOS COMPOSTOS

 

NORMAS DE REDAÇÃO OFICIAL PARA A ELABORAÇÃO DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

Padrão ofício – aviso, ofício e memorando;

Ata;

E-mail;

Relatório;

Parecer;

Exposição de motivos;

Deliberação/decisão;

Despacho;

Ordem de serviço, portaria e instrução normativa;

Decreto e resolução;

DESTAQUE:

Requerimento;

Moção;

Indicação.

 

SIGNIFICADO E USO CORRETO DE PALAVRAS COMUMENTE USADAS NA REDAÇÃO OFICIAL:

Acolher x desacolher;

Acatar;

Adstrito;

Arbitrar;

Condicionar;

Consignar;

Consoante (conforme);

Consubstanciar;

Deferimento x diferimento;

Defeso (proibido);

Diligenciar;

Discricionariedade;

Dispor;

Exarar;

Eximir;

Imprescindível;

Instituir;

Mandato x mandado;

Mitigar;

Promover;

Óbice;

Outorgar;

Preceituar;

Ratificar x retificar ou ratificação x retificação;

Reiterar;

Vigorar;

Outras palavras relevantes.

 

LINGUAGEM CIDADÃ NA REDAÇÃO OFICIAL:

Definição de linguagem cidadã;

Importância para a construção de uma comunicação transparente e inclusiva.

 

ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM PARA DIFERENTES PÚBLICOS E CONTEXTOS

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E ÉTICA: ENGAJAMENTO, IMAGEM PÚBLICA E COMBATE À DESINFORMAÇÃO  

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E ÉTICA: ENGAJAMENTO, IMAGEM PÚBLICA E COMBATE À DESINFORMAÇÃO

 

DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO ONLINE – ESTRATÉGIAS PARA O ENGAJAMENTO DO CIDADÃO:

Técnicas para facilitar debates construtivos nas redes sociais;

Uso de enquetes e pesquisas online para ouvir a população;

Feedback e respostas efetivas às preocupações da comunidade;

Ferramentas digitais para análise de desempenho, engajamento e alcance nas redes sociais;

Adaptação de estratégias com base em dados e indicadores.

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DE EXCELÊNCIA:

Construção e fortalecimento da imagem institucional;

Estratégias de comunicação que agregam valor à instituição e à atuação dos agentes públicos;

Elaboração de justificativas e argumentos – redação persuasiva.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA

 

COMBATE À DESINFORMAÇÃO E AO DISCURSO DE ÓDIO

 

GESTÃO DE CRISES COM A OPINIÃO PÚBLICA:

Vulnerabilidade às crises no contexto atual;

Tipos de crise;

Como prevenir crises: auditoria de imagem;

Como gerenciar crises: plano de contingência;

O papel dos comitês de crise.

 

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA:

Princípios e objetivos da comunicação não violenta;

Benefícios da comunicação não violenta para líderes e equipes.

 

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

Observação sem julgamento;

Expressão de sentimentos e necessidades;

Formulação de pedidos claros e assertivos.

PROTEÇÃO DA PRIVACIDADE DOS CIDADÃOS:

Cuidados no tratamento de dados pessoais;

Comunicação segura em tempos de exposição digital;

Políticas de privacidade e transparência nas ações públicas.

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

NOVO!
apontes frequentes do tce

Introdução e Contexto

Apresentação do Tema

Licitações e Contratos Administrativos

Papel dos Tribunais de Contas na fiscalização e orientação

Contexto e Importância

Relevância da conformidade e dos registros na contratação pública

Impactos de falhas (ex.: glosas) e a necessidade de planejamento técnico

Finalidade das Orientações

Prevenção de prejuízos ao erário

Redução de riscos e responsabilização de gestores e servidores

Exemplos práticos de consequências da ausência de justificativas técnicas


Conceitos Fundamentais

Definição de Glosas

Rejeição de despesas por falta de conformidade com normas legais

Exemplos de casos e penalidades decorrentes da inadequação

Critérios de Julgamento e Cláusulas Restritivas

Riscos de critérios subjetivos e genéricos, como “melhor proposta técnica” sem parâmetros

Restrições que podem limitar a competitividade e ocasionar direcionamento ilícito

Modalidades de Inexigibilidade e Dispensa

Hipóteses legais e necessidade de justificativas robustas

Exemplos e consequências do não atendimento dos requisitos legais


Planejamento e Estudos Técnicos

Planejamento da Contratação

Importância do estudo técnico preliminar

Inclusão no Plano Anual de Contratações (PAC)

Exemplos de falhas decorrentes da ausência de planejamento

Estudos Técnicos Preliminares (ETP)

Fundamentação da real necessidade da contratação

Análise de soluções, justificativas técnicas e avaliação de riscos

Impacto negativo de ETPs genéricos ou inadequados

Justificativa da Escolha do Fornecedor

Necessidade de fundamentação técnica e objetiva

Riscos de escolhas baseadas em preferências não justificadas


Execução, Fiscalização e Gestão dos Contratos

Fiscalização do Contrato

Designação de fiscal ou gestor do contrato

Importância dos registros, relatórios e aplicação das penalidades

Execução e Entrega do Objeto

Procedimentos para comprovação da entrega e dos pagamentos

Consequências de pagamentos realizados sem a devida comprovação

Pareceres Jurídicos e Responsabilidade do Ordenador

Papel dos pareceres como suporte à decisão

Responsabilização pessoal e cuidados na análise dos documentos


Recomendações e Boas Práticas dos Tribunais de Contas

Orientações Gerais

Adoção de um ciclo completo na contratação: planejamento, seleção e fiscalização

Importância do registro detalhado de todas as etapas

Casos de Glosa e Exemplos Práticos

Análise de situações reais com glosas

Boas práticas adotadas por municípios, como manutenção do PAC, uso de checklists e registros visuais na fiscalização

Checklist de Conformidade

Elementos essenciais: ETP, justificativas técnicas, parecer jurídico, designação de fiscal e outros pontos relevantes


Gestão e Governança nas Contratações Públicas

Plano Anual de Contratações (PAC)

Estrutura e conteúdo mínimo do PAC

Benefícios do planejamento e riscos da sua ausência

Fortalecimento da Governança

Definição de papéis e responsabilidades (setor requisitante, jurídico, pregoeiro, controle interno)

Ferramentas e rotinas institucionais (manuais, organogramas, canais de comunicação)

Registro e Uso das Lições Aprendidas

Documentação de erros, acertos e melhorias em cada contratação

Criação de repositórios para evitar repetição de falhas

Requisitos Mínimos de Qualidade

Definição de critérios claros para a qualidade dos bens ou serviços

Orientações para especificações técnicas objetivas

Engajamento do Controle Interno

Importância da atuação preventiva e contínua do controle interno

Regulamentação e capacitação dos profissionais envolvidos

Mapeamento e Gerenciamento dos Riscos

Identificação, avaliação e tratamento dos riscos (operacionais, jurídicos, financeiros e de entrega)

Utilização de matrizes de riscos e monitoramento contínuo das contratações


Cartilha – Contratação de Sistema de Gestão Municipal

Apresentação e Importância da Cartilha

Foco na contratação de softwares e sistemas de gestão

Riscos específicos, como dependência tecnológica e prorrogações indevidas

Etapas para a Contratação de Sistemas

Diagnóstico das necessidades e elaboração do ETP

Especificação do objeto e escolha da modalidade licitatória

Procedimentos para fiscalização e avaliação do contrato

Pontos de Atenção na Licitação de Sistemas

Evitar exigências de marcas ou modelos específicos

Cláusulas de transição segura e mecanismos de portabilidade de dados


Conclusão e Recomendações Finais

Resumo das Recomendações dos Tribunais de Contas

Importância do planejamento, transparência e documentação contínua

Cuidados com práticas como “cópia e cola” de editais e adesão automática a atas de registro de preços

Impactos e Resultados Esperados

Redução de glosas e de apontamentos dos Tribunais de Contas

Melhoria na execução dos contratos e nos serviços prestados à população

Ferramentas e Checklist de Conformidade

Utilização de modelos, indicadores de desempenho e relatórios gerenciais para um melhor monitoramento

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

CONFORMIDADE E APRIMORAMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

CONFORMIDADE E APRIMORAMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

 

EQUILÍBRIO ENTRE A TRANSPARÊNCIA PARA O CONTROLE SOCIAL E A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS:

Visão geral;

Fundamentos Legais;

Boas práticas.

 

CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DE ACORDO COM A CARTILHA “ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA – O QUE PUBLICAR NO PORTAL? ORIENTAÇÕES PARA PREFEITURAS E CÂMARAS” (edição 2021) DO TCE/RS:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e veículos;

Recursos humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis.

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: