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6023/1209 – CONTABILIDADE E TESOURARIA APLICADA AO SETOR PÚBLICO: despesa pública, classificação da despesa, rotinas da execução orçamentária, como elaborar o empenho e técnicas e rotinas da tesouraria municipal, conciliação bancária

Data de início:

12/09/23

Data de Conclusão:

15/09/23

Objetivos deste treinamento

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$ 990,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

Curso para Contadores: Compreendendo o Conjunto de Práticas e Técnicas Contábeis

Este curso foi desenvolvido especialmente para contadores e profissionais da área contábil que buscam aprimorar seus conhecimentos em práticas e técnicas contábeis essenciais para o setor público. Abordaremos temas relevantes e fundamentais, incluindo normas específicas do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) e legislações aplicadas.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar as técnicas contábeis no âmbito do setor público, cumprindo com as exigências do TCE-RS e demais legislações pertinentes. A metodologia de exercícios práticos, aliada à expertise do corpo docente, proporcionará uma experiência enriquecedora e de alto nível de aprendizado. Traga seu notebook e venha aprimorar seus conhecimentos contábeis conosco!

Tópicos Abordados:

 

ANÁLISE DETALHADA DO OFÍCIO TCE-RS 011/2023: COMPREENDENDO SUAS DIRETRIZES E IMPLICAÇÕES PARA A CONTABILIDADE PÚBLICA

 

ESTRUTURAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS (MAPA DE CONTAS): APRENDA A ESTRUTURAR OS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS SEGUINDO AS NORMAS E PADRÕES EXIGIDOS PELO TCE-RS

 

TESTAGEM DE CONSISTÊNCIA E INTEGRIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES: SAIBA COMO REALIZAR TESTES PARA VERIFICAR A CONSISTÊNCIA E A INTEGRIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, GARANTINDO A CONFIABILIDADE DOS DADOS

 

ANÁLISE E ESTRUTURA DE BALANÇOS, ATRAVÉS DE INDICADORES: UTILIZAÇÃO DE INDICADORES FINANCEIROS PARA APROFUNDAR A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS BALANÇOS, AUXILIANDO NA TOMADA DE DECISÕES

 

TRANSFERÊNCIA DE SALDOS NA ABERTURA DO EXERCÍCIO: PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A TRANSFERÊNCIA DE SALDOS CONTÁBEIS NO INÍCIO DO EXERCÍCIO SEGUINTE

 

INSCRIÇÃO DE RESTOS A PAGAR: ENTENDA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO E CONTROLE DOS RESTOS A PAGAR NA CONTABILIDADE PÚBLICA

 

LANÇAMENTOS DE ABERTURA DO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO: APRENDA COMO REALIZAR OS LANÇAMENTOS DE ABERTURA NO SISTEMA ORÇAMENTÁRIO, GARANTINDO A CORRETA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

 

DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (DEA): ANÁLISE DAS DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES E SUA CORRETA CONTABILIZAÇÃO

 

EXERCÍCIO PRÁTICO DESENVOLVIDO PELO DISCENTE, CORRIDO PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA: VIVENCIE UM EXERCÍCIO PRÁTICO PARA APLICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, COM ACOMPANHAMENTO DIRETO DO PROFESSOR

 

CONFERÊNCIAS DE SALDOS APÓS ABERTURA: COMO REALIZAR CONFERÊNCIAS DE SALDOS APÓS A ABERTURA DO EXERCÍCIO PARA GARANTIR A EXATIDÃO DAS INFORMAÇÕES

 

RECONHECIMENTO DE RECEITAS POR COMPETÊNCIA: ENTENDA O RECONHECIMENTO DAS RECEITAS CONFORME O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

 

LEGISLAÇÃO APLICADA: ESTUDO DETALHADO DAS NORMAS E REGULAMENTAÇÕES ESSENCIAIS, INCLUINDO IPC 03, MCASP 9ª EDIÇÃO, OFÍCIO DCF-TCE Nº 043/2022 E PORTARIA STN Nº 710/2021

 

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: COMO ANALISAR E INTERPRETAR AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA SUBSIDIAR TOMADAS DE DECISÕES GERENCIAIS

 

CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

NOVO!

DESVENDANDO A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS (LEI N° 14.133/21) NA PRÁTICA:

VIGÊNCIA E EFICÁCIA DA LEI Nº 14.133/2021 – NORMAS GERAIS E EXCEÇÕES

PRINCÍPIOS E CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA NOVA LEI

PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA EXIGIDOS PELA NOVA LEI E A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES PÚBLICOS

TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA: EXPLORANDO O PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP):
CONCEITO/DEFINIÇÃO;
CONTEÚDOS DISPONÍVEIS NO PNCP;
PUBLICIDADE E TRANSPARÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES POR MEIO DO PNCP.

ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL:
CONCEITO/DEFINIÇÃO E OBJETIVOS;
ELABORAÇÃO DO PLANO DE CONTRATAÇÕES ANUAL;
ACOMPANHAMENTO E AJUSTES ESTRATÉGICOS DURANTE A SUA EXECUÇÃO.

IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI NOS MUNICÍPIOS:
AJUSTES E REGULAMENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA OS MUNICÍPIOS;
DESAFIOS E OPORTUNIDADES.

NOVAS FUNÇÕES / ATRIBUIÇÕES PREVISTAS NA LEI Nº 14.133/2021, COM DESTAQUE À COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO, AOS AGENTES DE CONTRATAÇÃO E AOS PREGOEIROS

O PAPEL DA AUTORIDADE SUPERIOR E DA ASSESSORIA JURÍDICA, DE ACORDO COM O NOVO MARCO LEGAL

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DO TCE/R EM RELAÇÃO A LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

Denise De Juli

Contadora: Secretaria Municipal da Fazenda, atuando como responsável pelo Setor de Liquidação da Despesa de 2009 até 2011, Diretora Geral de Contabilidade de 2014 até 2015 e Diretora Geral Administrativa de 2015 até a atualidade Membro do Comitê Gestor do RPPS - Regime Próprio de Previdência, desde 2017. Membro do Conselho Administrativo RPPS, desde 2020

Marcelo Spilki

Conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul - AGERGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Certificação profissional em Parcerias Público-Privadas “CP³P – Foundation”. APMG International.

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