COMUNICAÇÃO PÚBLICA INSTITUCIONAL, COMUNICAÇÃO POLÍTICA E TRANSPARÊNCIA - DESAFIOS ATUAIS:
COMUNICAÇÃO PÚBLICA INSTITUCIONAL, COMUNICAÇÃO POLÍTICA E TRANSPARÊNCIA – DESAFIOS ATUAIS:
Diferenças entre a comunicação pública institucional e a comunicação política;
A importância da comunicação política em sistemas democráticos e sociedades politicamente engajadas.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS
GERENCIAMENTO DE RISCOS E DE CRISES
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CONSENSO:
Fundamentos da negociação e tomada de decisões;
Técnicas de negociação para gestão de conflitos;
Linguagem não-violenta;
Linguagem cidadã;
Construção de consenso e acordos;
Negociação em contextos políticos.
GESTÃO DA IMAGEM E REPUTAÇÃO INSTITUCIONAL
Instrutor
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E O USO DAS REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR A VISIBILIDADE DAS AÇÕES E PARA PRESTAR CONTAS DO MANDATO CONFERIDO PELA POPULAÇÃO:
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E O USO DAS REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR A VISIBILIDADE DAS AÇÕES E PARA PRESTAR CONTAS DO MANDATO CONFERIDO PELA POPULAÇÃO:
O QUE ESPERAR DA COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS REDES SOCIAIS EM 2024:
Autenticidade;
Comunidades;
Vídeos curtos;
Comunicação simples e rápida;
Atendimento ao cidadão;
Newsletter e curadoria de conteúdos.
ENTENDENDO A JORNADA DOS CIDADÃOS NAS REDES SOCIAIS PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO
NOVIDADES PARA 2024 NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS DO BRASIL:
Facebook;
Instagram;
Youtube;
X (Twitter);
Tiktok.
WHATSAPP:
Whatsapp como canal de atendimento em tempo real;
Comunidades com alto poder de engajamento;
Melhores práticas na utilização do Whatsapp na comunicação digital;
Novidades no Whatsapp em 2024.
MELHORES PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS EM 2024:
Vídeo;
Foto;
Conteúdo.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA DOMINAR AS REDES SOCIAIS EM 2024
ANÚNCIO E TRÁFEGO PAGO
Instrutor
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
ORIENTAÇÕES PARA A CORRETA REALIZAÇÃO DE SINDICÂNCIAS:
ORIENTAÇÕES PARA A CORRETA REALIZAÇÃO DE SINDICÂNCIAS:
VISÃO GERAL:
Conceito e finalidade da Sindicância;
Conceito e finalidade do Processo Administrativo Disciplinar (PAD);
Conceito e finalidade do Processo Administrativo Especial (PAE);
Principais diferenças entre Sindicância e PAD;
Principais diferenças entre Sindicância e PAE.
O PAPEL DOS GESTORES NA APURAÇÃO DE INFRAÇÕES E IRREGULARIDADES
PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE DEVERÃO SER OBSERVADOS NA SINDICÂNCIA, NO PAD E NO PAE
SINDICÂNCIA:
TIPOS DE SINDICÂNCIA:
Investigativa, preparatória ou inquisitória;
Acusatória, punitiva ou contraditória;
Patrimonial.
FASES DA SINDICÂNCIA:
INSTAURAÇÃO DA SINDICÂNCIA E DESIGNAÇÃO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE:
Autoridade competente para a instauração;
Meio / instrumento adequado para a instauração da Sindicância e a designação dos membros da Comissão de Sindicância ou Sindicante;
Definição do objeto da Sindicância;
Requisitos, impedimentos e suspeições para compor a Comissão de Sindicância ou Sindicante;
Atribuições da Comissão de Sindicância ou Sindicante;
PRAZOS:
Definição do prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Sindicância ou Sindicante;
Contagem do prazo;
Prorrogação e sobrestamento do prazo.
INSTRUÇÃO PROCESSUAL / INQUÉRITO ADMINISTRATIVO / COLETA DE PROVAS, DEFESA E RELATÓRIO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE
SOLUÇÃO / DECISÃO / JULGAMENTO DA AUTORIDADE COMPETENTE:
Prazo;
Possíveis resultados da Sindicância.
PENALIZAÇÕES CABÍVEIS EM SINDICÂNCIA
Instrutor
Caroline Turri
Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito
NOVO! PROTOCOLO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROTOCOLO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
IMPORTÂNCIA DO PROTOCOLO COMO INSTRUMENTO DE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DOCUMENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Recebimento dos cidadãos no Protocolo: postura e cordialidade;
Identificação das demandas dos usuários e orientações sobre os procedimentos a serem seguidos;
Recebimento de documentos.
PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO E REGISTRO DE DOCUMENTOS:
Verificação da documentação: integridade, completude e conformidade com os requisitos legais;
Formalidades do Protocolo.
PADRONIZAÇÃO DE FORMULÁRIOS E MODELOS DE PROTOCOLO:
Numeração de protocolo e controle de entrada e saída de documentos;
Prazos e tramitação interna dos documentos protocolados;
Resposta aos cidadãos.
FLUXO DE TRAMITAÇÃO DOS DOCUMENTOS PROTOCOLADOS:
Prazos legais para resposta e comunicação aos interessados;
Orientações sobre como fornecer informações claras e objetivas aos cidadãos.
FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
RELACIONAMENTOS A SEREM ESTABELECIDOS PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA OU COMUNICAÇÃO:
Relações com jornalistas e veículos de comunicação;
Preparação de releases e notas para a imprensa.
Instrutor
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
LIDERANÇA E FEEDBACK NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL:
LIDERANÇA E FEEDBACK NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL:
CONCEITO DE LIDERANÇA: QUAL O SEU IDEAL DE LIDERANÇA?
O PAPEL DO LÍDER NA INSTITUIÇÃO E QUAIS COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO DESSE PAPEL
AS RELAÇÕES ENTRE LÍDER E LIDERADO EM UM DETERMINADO CONTEXTO
CONTEXTO INSTITUCIONAL, CULTURA E SUBCULTURA NO PODER PÚBLICO
A CULTURA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO POLÍTICA GOVERNAMENTAL
CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA COM ESTRUTURA SAUDÁVEL / FUNCIONAL
DIMENSÃO INTERPESSOAL ÀS HABILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PROCESSO DE INTERAÇÃO
PERCEPÇÃO, AUTOPERCEPÇÃO, PERCEPÇÃO DO OUTRO E EMPATIA
O SER HUMANO, SEUS COMPORTAMENTOS E SUAS ATITUDES
A MOTIVAÇÃO E O INDIVÍDUO – COMPORTAMENTO, NECESSIDADES E MOTIVOS DE FRUSTRAÇÃO
AS REAÇÕES GENERALIZADAS DE FRUSTRAÇÃO E OS SEUS IMPACTOS NOS SERVIDORES
TIPOS DE EMPATIA
LIDERANÇA NARCISISTA EM UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL TÓXICO E PATOLÓGICO
EMPATIA E LIDERANÇA EMPÁTICA
UM GRUPO PODE SE TORNAR UMA EQUIPE CONFORME HABILIDADES DO ADMINISTRADOR?
COMO DESENVOLVER EQUIPES DE TRABALHO
CARACTERÍSTICAS DAS ESQUIPES COM MELHOR PERFORMANCE
A LIDERANÇA ASSERTIVA E OS RESULTADOS DE UMA GESTÃO
DIMENSÃO INTERPESSOAL E O FEEDBACK
TIPOS DE FEEDBACK
RETORNO DO FEEDBACK E AS REAÇÕES PESSOAIS
PRINCÍPIOS PARA UM FEEDBACK ASSERTIVO
METODOLOGIA DO FEEDBACK – PASSO A PASSO
Instrutor
Cleber Nascimento
Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).
CURSO AVANÇADO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI: DOMINANDO AS TÉCNICAS DE REDAÇÃO DE LEIS E O PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL:
CURSO AVANÇADO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI: DOMINANDO AS TÉCNICAS DE REDAÇÃO DE LEIS E O PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL:
CONTEXTUALIZAÇÃO / INTRODUÇÃO:
A importância da Legislação em uma sociedade democrática e a função dos Vereadores no processo.
A ESTRUTURA DOS PROJETOS DE LEI E O PROCESSO LEGISLATIVO:
COMO UM PROJETO DE LEI DEVE SER ESTRUTURADO:
Epígrafe, ementa e preâmbulo;
Partes, títulos e capítulos;
Artigos, parágrafos, incisos, alíneas e itens;
Cláusulas de vigência e de revogação.
TÉCNICAS DE REDAÇÃO DE LEIS:
Como redigir uma lei de forma clara e precisa;
Emprego de linguagem técnica e jurídica;
Como evitar ambiguidades e interpretações equivocadas.
TÉCNICAS DE ALTERAÇÃO DE LEIS:
Como incluir um artigo em uma Lei;
Como incluir parágrafos, itens e alíneas em uma Lei;
JURISPRUDÊNCIA ATUALIZADA SOBRE CONFLITOS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA – UNIÃO X MUNICÍPIOS
Instrutor
Thais Krahn
Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.