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2024/2506 – TÉCNICA, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA EVENTOS E CERIMÔNIAS, MÍDIAS E COMUNICAÇÃO PARA O PODER PÚBLICO e TEMAS RELEVANTES

Estratégias Avançadas para Eventos e Comunicação no Setor Público

Código do Curso: 2024/2506

Data de início:

25/06/24

Data de Conclusão:

28/06/24

Objetivos deste treinamento

Estes cursos são projetados para capacitar profissionais do setor público em áreas críticas. Desde técnicas inovadoras para eventos e cerimônias até o uso estratégico das mídias e comunicação avançada, nosso objetivo é fortalecer a eficiência e impacto das iniciativas governamentais. Através dessas capacitações, os participantes aprenderão a implementar práticas modernas que promovem uma administração mais transparente, engajada e adaptável às demandas atuais, melhorando assim seu desempenho na administração pública.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

O PAPEL DO CERIMONIAL NO PODER PÚBLICO E ATENÇÃO AO PERÍODO ELEITORAL

O PAPEL DO CERIMONIAL NO PODER PÚBLICO
ETIQUETA E PROTOCOLO NO CERIMONIAL PÚBLICO
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS OFICIAIS
TIPOS DE EVENTOS OFICIAIS
ETAPAS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS OFICIAIS

CRONOGRAMA DE EVENTOS OFICIAIS
PRECEDÊNCIA E PROTOCOLO
PRECEDÊNCIA EM EVENTOS OFICIAIS
USO DE BANDEIRAS E BRASÕES
PROTOCOLO DE ENTRADA E SAÍDA DE AUTORIDADES
DISCURSOS E COMUNICAÇÃO
PREPARAÇÃO E ENTREGA DE DISCURSOS.

COMUNICAÇÃO EFETIVA COM O PÚBLICO
POSTURA E COMPORTAMENTO DURANTE A FALA PÚBLICA
GESTÃO DE CONVIDADOS E PARTICIPANTES
CONVITES E CONFIRMAÇÕES DE PRESENÇA
ACOMODAÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS CONVIDADOS
ACOLHIMENTO E RECEPÇÃO DOS CONVIDADOS
SERVIÇOS DE APOIO
COORDENAÇÃO E GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO, COMO SEGURANÇA E TRANSPORTE
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS SERVIDAS NOS EVENTOS OFICIAIS
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
COMPREENSÃO E RESPEITO ÀS TRADIÇÕES CULTURAIS E HISTÓRICAS LOCAIS
APLICAÇÃO DE PROTOCOLOS E ETIQUETAS ESPECÍFICAS EM EVENTOS OFICIAIS TEMÁTICOS
AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS
IDENTIFICAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS DURANTE EVENTOS OFICIAIS
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA ADEQUADAS

Instrutor

Luiz Fernando Muñoz

Relações Públicas, especialista em cerimonial e eventos, um dos mais destacados profissionais da área no RS.

COMUNICAÇÃO, REDAÇÃO OFICIAL E LINGUAGEM CIDADÃ: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

COMUNICAÇÃO, REDAÇÃO OFICIAL E LINGUAGEM CIDADÃ:

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Impacto na eficiência administrativa;

Relação da comunicação escrita eficaz com a transparência e a prestação de contas.

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA REDAÇÃO OFICIAL

 

CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA REDAÇÃO OFICIAL:

Clareza e concisão – cuidados para evitar ambiguidades e redundâncias;

Formalidade e impessoalidade –adequado uso de pronomes e formas de tratamento, construção de textos impessoais e cautelas para evitar a transmissão de julgamentos e opiniões pessoais na comunicação institucional;

Coerência e coesão textual – redação clara e eficaz.

DESTAQUE!

LINGUAGEM CIDADÃ NA COMUNICAÇÃO OFICIAL – TRANSFORMANDO TEXTOS TÉCNICOS EM DIÁLOGOS ACESSÍVEIS:

Conceito de linguagem cidadã e sua relevância na comunicação pública;

Adaptação da linguagem aos diferentes públicos e contextos;

Eliminação de termos técnicos e jargões de difícil compreensão;

Comunicação direta e focada nas necessidades do cidadão;

Estratégias para garantir a clareza e a objetividade na comunicação;

Exemplos práticos de transformação de textos técnicos em linguagem cidadã.

DOCUMENTOS OFICIAIS NA PRÁTICA:

Ofícios;

Memorandos;

Atas – registro e organização de informações;

Editais;

Relatórios;

Pareceres;

Notas técnicas;

Certidões;

Portarias;

E-mails.

 

REDAÇÃO CORRETA, DE ACORDO COM AS NORMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA:

 

APLICAÇÃO CORRETA DA CRASE

 

APLICAÇÃO CORRETA DOS “PORQUÊS”

 

APLICAÇÃO CORRETA DOS PRONOMES RELATIVOS

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

BOAS PRÁTICAS PARA ADEQUAR A COMUNICAÇÃO PARA A COMUNIDADE EM 2024:

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E CONDUTAS VEDADAS NAS MÍDIAS SOCIAIS EM ANO ELEITORAL

 

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MÍDIAS SOCIAIS – PRINCÍPIOS BÁSICOS

 

POR QUE AS REGRAS ELEITORAIS RELATIVAS ÀS MÍDIAS SOCIAIS MUDAM COM FREQUÊNCIA?

 

COMO A REFORMA ELEITORAL PARA 2024 IMPACTA NA COMUNICAÇÃO E NAS MÍDIAS SOCIAIS?

 

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE SER FEITO NA COMUNICAÇÃO EM ANO ELEITORAL?

 

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE SER FEITO NAS REDES SOCIAIS EM ANO ELEITORAL?

 

COMO COMUNICAR NAS REDES SOCIAIS SEGUINDO A RESOLUÇÃO Nº 23.671/2021

 

MELHORES CONDUTAS PARA SE MANTER ADEQUADO À LGPD

 

MÍDIA PAGA E SUAS RESTRIÇÕES:

COMO FUNCIONA O IMPULSIONAMENTO DE PUBLICIDADE;

O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER NA MÍDIA PAGA;

IMPULSIONAR CONTEÚDO VALE A PENA EM PEQUENAS CIDADES?

 

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA COMUNICAÇÃO PRÉ ELEITORAL E ELEITORAL NO PODER PÚBLICO E NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MANDATO:

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO;

OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO;

COMO APRESENTAR O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA A COMUNIDADE DE FORMA RELEVANTE E DE ACORDO COM AS NORMAS.

 

COMUNICAÇÃO TRADICIONAL X COMUNICAÇÃO POLÍTICA

 

BOAS PRÁTICAS PARA ADEQUAR A COMUNICAÇÃO PARA A COMUNIDADE EM 2024:

PLANEJAMENTO COM VISTAS A ENGAJAR A COMUNIDADE;

PREPARANDO PORTA-VOZES PARA AJUDAR A COMUNICAR NA COMUNIDADE.

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

eventos municipais, participação em festas, inaugurações e eventos

ESTRATÉGIAS PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS E EVITAR A PRÁTICA DE CONDUTAS VEDADAS

CASOS PRÁTICOS E ANÁLISE DE JURISPRUDÊNCIA ELEITORAL:

ANÁLISE DE CASOS REAIS DE CONDUTAS VEDADAS E INELEGIBILIDADES;

JURISPRUDÊNCIA ELEITORAL RELEVANTE PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS;

DISCUSSÕES E DEBATES SOBRE INTERPRETAÇÕES E DECISÕES JUDICIAIS.

 

ESTRATÉGIAS PARA ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS LEGAIS E EVITAR A PRÁTICA DE CONDUTAS VEDADAS

 

ÉTICA E TRANSPARÊNCIA NAS ELEIÇÕES LOCAIS:

IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA TRANSPARÊNCIA NO CENÁRIO ELEITORAL;

BOAS PRÁTICAS PARA CANDIDATOS E AGENTES PÚBLICOS DURANTE AS ELEIÇÕES;

RELAÇÃO ENTRE COMPORTAMENTO ÉTICO E IMAGEM PÚBLICA.

 

DISCUSSÕES SOBRE ATUALIZAÇÕES LEGISLATIVAS / NORMATIVAS E TENDÊNCIAS:

ANÁLISE DE POSSÍVEIS ATUALIZAÇÕES LEGISLATIVAS / NORMATIVAS ATÉ AS ELEIÇÕES DE 2024;

TENDÊNCIAS E MUDANÇAS NO CENÁRIO POLÍTICO-ELEITORAL MUNICIPAL;

REFLEXÕES SOBRE O FUTURO DAS REGRAS ELEITORAIS MUNICIPAIS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

PRINCIPAIS APONTAMENTOS, JULGAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS:

Aula | sexta-manhã

PRINCIPAIS APONTAMENTOS, JULGAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS:

 

CONFIGURAÇÃO DE NEPOTISMO

 

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

GESTÃO TRIBUTÁRIA / FINANCEIRA

 

SISTEMAS:

Não utilização de sistemas de controle;

Atraso ou não alimentação do LicitaCon.

 

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL

 

GESTÃO DE PESSOAL:

Falta de controle de frequência;

Pagamento indevido/falta de controle sobre horas extras;

Desvio de função;

Comissionados em cargos típicos efetivos, e não em funções de direção, chefia e assessoramento.

 

DIÁRIAS

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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