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3024/0705 – E-Social Descomplicado, EFD REINF, DCTFWEB e FGTS Digital.

Data de início:

07/05/24

Data de Conclusão:

10/05/24

Objetivos deste treinamento

O curso 3024/0705 - "E-Social Descomplicado, EFD REINF, DCTFWEB e FGTS Digital" oferece um treinamento abrangente e prático sobre importantes obrigações e processos relacionados à área trabalhista e previdenciária. Aprenda de forma descomplicada sobre o e-Social, EFD REINF, DCTFWEB e FGTS Digital, entendendo os conceitos, procedimentos e principais aspectos legais envolvidos em cada uma dessas ferramentas e declarações. Este curso é essencial para profissionais de recursos humanos, contadores e demais envolvidos na área de gestão de pessoal, garantindo o correto cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias estabelecidas pelo governo.

Investimento

R$1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Temas Debatidos no Treinamento

E-Social Descomplicado, EFD REINF, DCTFWEB e FGTS Digital.

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

Apresentação do curso:

E-Social é um dos quatro pilares do SPED (Sistema Público de Escrituração Digita) que visa consolidar todas as informações e movimentações dos colaboradores que transitam pela folha de pagamento, com ou sem vínculo empregatício, e a geração dos respectivos encargos. Substituirá as obrigações acessórias e informações hoje fornecidas pela SEFIP, DIRF, CAGED e RAIS. Nosso curso visa preparar e capacitar os gestores e usuários a solução de problemas gerados nas informações necessárias e exigidas pelo E-Social, DCTFWEB e FGTS Digital. Apresentando as ações necessárias para as correções dos erros mais frequentes.

Público Alvo:

Encarregados do Departamento de Pessoal, Contabilidade, Administradores, Gestores, Assessores Jurídicos, servidores municipais da área de contabilidade, e demais interessados.

Conteúdo Programático:

  1. E-Social – Considerações Iniciais e Introdutórias
    • Uso indevido do Certificado Digital ICP-Brasil (Modelos A1 e A3)
    • Cadastramento de Procuração junto a RFB com e sem Certificado Digital
  1. E-Social – Correção dos Eventos Iniciais – Carga Inicial de Tabelas
    • Correção de erros no cadastramento das Rubricas (S1010) – De / Para
    • Tratamento das verbas e rubrica indenizatórias
    • Correção dos erros no cadastramento da Lotação Tributária (S1020)

 

  1. E-Social – Eventos Inicias – Cadastros
    • Correção de erros na Admissão do Trabalhador com vínculo (S2200, S2205, S2206)
    • Correção de erros na Admissão do Trabalhador sem Vínculo / Estatutário – Início (S2300, S2306)
    • Correção de erros nos eventos de Movimentação dos trabalhadores (Férias, Licença Saúde, Licença Maternidade, Licença Prémio, Afastamentos e Retornos)
  1. E-Social – Eventos Periódicos – Remunerações
    • Correção de erros no envio das Remuneração do Trabalhador (S1200, S1202, S1207 e S1210)

 

  1. EFD REINF – Considerações Iniciais
    • Eventos Iniciais – Previdenciários
    • Eventos Periódicos – Previdenciários
    • Fechamento / Reabertura – Eventos Previdenciários
    • Demais Retenções Federais – Não Previdenciárias R4000
  1. E-Social – DCTFWEB – Identificando Divergências
    • Conferencia prévia das bases de cálculos e encargos (INSS, FGTS e IRRF)
    • Identificando principais motivos de divergências de valores INSS Folha de Pagamento x DARF Previdenciária
    • Revisão das parametrizações das rubricas (Sistema interno x Tabelas e-Social)
    • Compensações (créditos) na DCTFWEB
    • Assinatura e Transmissão da DCTFWEB
    • Geração de Guias de Recolhimento
    • Retificação da DCTFWEB

 

  1. E-Social – FGTS Digital
    • Cadastramento de Procurações
    • Base de cálculos do FGTS no e-Social
    • Geração de Guias de Recolhimento
    • FGTS Digital x Conectividade Social V2
    • FGTS Digital x SEFIP
  1. Prazo e Penalidades.
  2. Estudo de casos (exemplos práticos) ao longo do curso.

 

Instrutor

Joaquim Barbosa Pereira

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduação Especialista em Finanças pela PUCRS, Professor da Estácio RS, com mais de 24 anos de experiência na docência nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Profissional com larga experiência no meio empresarial de diversos ramos de atividade nas áreas de Controladoria, Tributária, Administrativa e Financeira.

NOVO! PROTOCOLO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

NOVO!

PROTOCOLO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 

INTRODUÇÃO:

Importância do protocolo como instrumento de organização e controle documental na Administração Pública.

 

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

Recebimento dos cidadãos no protocolo: postura e cordialidade;

Identificação das demandas dos usuários e orientações sobre os procedimentos a serem seguidos;

Recebimento de documentos.

 

PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO E REGISTRO DE DOCUMENTOS:

Verificação da documentação: integridade, completude e conformidade com os requisitos legais;

Formalidades do protocolo.

 

PADRONIZAÇÃO DE FORMULÁRIOS E MODELOS DE PROTOCOLO:

Numeração de protocolo e controle de entrada e saída de documentos;

Prazos e tramitação interna dos documentos protocolados;

Resposta aos cidadãos.

 

FLUXO DE TRAMITAÇÃO DOS DOCUMENTOS PROTOCOLADOS:

Prazos legais para resposta e comunicação aos interessados;

Orientações sobre como fornecer informações claras e objetivas aos cidadãos.

 

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E COMUNICAÇÃO POLÍTICA:

 

COMUNICAÇÃO PÚBLICA:

Conceito e importância da comunicação pública;

Diferenças entre comunicação pública e comunicação política;

Objetivos e desafios da comunicação pública.

FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO:

Canais de comunicação institucional: site, redes sociais, intranet, entre outros;

Elaboração de planos de comunicação;

Produção de conteúdo: textos, vídeos, infográficos, entre outros.

 

RELACIONAMENTOS A SEREM ESTABELECIDOS PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA OU COMUNICAÇÃO:

Relações com jornalistas e veículos de comunicação;

Preparação de releases e notas para a imprensa.

COMUNICAÇÃO POLÍTICA:

Definição e importância da comunicação política;

Estratégias de comunicação;

Aspectos éticos e legais.

 

GESTÃO DA IMAGEM E REPUTAÇÃO INSTITUCIONAL:

Construção e manutenção da imagem e da reputação institucional;

Estratégias de comunicação para enfrentamento de crises políticas.

OU

 

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL:

Fiscalização concorrente em meio ambiente;

Definição de Fiscal Ambiental;

Momento exato de realizar a fiscalização;

Critérios de criticidade e ordenamento do atendimento em fiscalização ambiental; 

Fiscalização de rotina do licenciamento ambiental;

Fiscalização das denuncias recebidas;

Formalização da denuncia ambiental: Materialidade, Autoria e relevância ambiental;

Prazos aplicados ao atendimento de denúncias;

 

TRANSPORTE DE RESÍDUOS, REJEITOS E EFLUENTES:

Manifesto de Transporte de Resíduos;

Rastreabilidade de resíduos;

Identificação de resíduos, conforme padrão nacional IBAMA;

Sistema MTR Online;

Legislação aplicada ao Sistema MTR Online;

Princípios declaratórios do Sistema MTR Online;

Responsabilidade sobre a emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos;

Tipos de Manifesto de Transporte de Resíduos;

Declaração de trimestral de resíduos movimentados, armazenados e destinados;

Resíduos obrigados à emissão de registro de MTR;

Resíduos desobrigados de emissão de registro de MTR;

Certificado de Destinação Final de Resíduos (CDF);

Acesso aos agentes municipais ao Sistema MTR Online;

Fiscalização municipal sobre as informações prestadas no Sistema MTR Online;

 

EMERGÊNCIA AMBIENTAL:

Sistema de Comando de Incidentes (SCI);

Ações de confinamento;

Ações de contenção;

Métodos básicos de controle;

Definição de zonas de atendimento em emergência;

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

NOVO! EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO NO PODER PÚBLICO

NOVO!

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO NO PODER PÚBLICO

 

O QUE É QUALIDADE?

 

O QUE É ATENDIMENTO NA GESTÃO PÚBLICA?

 

O QUE PRESSUPÕE CIDADANIA – CENÁRIO ATUAL

 

CONCEITO CIDADÃO 4.0

 

AS NOVAS PERCEPÇÕES DO CIDADÃO PERANTE O ATENDIMENTO

 

OBSERVANDO AS PERCEPÇÕES – SABER OUVIR

 

O QUE AGRADA E DESAGRADA O CIDADÃO

 

EFICAZ X EFICIENTE – QUAIS AS DIFERENÇAS?

 

ENTENDENDO OS CINCO ESTILOS COMPORTAMENTAIS DO CIDADÃO

 

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EFICAZ

 

TÉCNICAS PARA LIDAR COM SITUAÇÕES DE CONFLITO

 

EMPATIA E RESPEITO NO ATENDIMENTO

 

GESTÃO DE EXPECTATIVAS DO CIDADÃO

 

TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES

 

USO DE TECNOLOGIA NO ATENDIMENTO PÚBLICO

 

BOAS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

 

ATENDIMENTO PRESENCIAL: DICAS PARA UMA ABORDAGEM EFICIENTE

 

ATENDIMENTO ONLINE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

 

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NO ATENDIMENTO

 

CULTURA ORGANIZACIONAL E ATENDIMENTO AO CIDADÃO

 

CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS POSITIVOS COM O PÚBLICO

 

TRABALHO EM EQUIPE E COLABORAÇÃO NO ATENDIMENTO PÚBLICO

 

GERENCIAMENTO DE TEMPO NO ATENDIMENTO

 

FEEDBACK E MELHORIA CONTÍNUA NO ATENDIMENTO

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E INDICADORES DE ATENDIMENTO

 

LEGISLAÇÃO E NORMATIVAS RELACIONADAS AO ATENDIMENTO PÚBLICO

 

CASOS DE SUCESSO EM ATENDIMENTO PÚBLICO

 

PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL: APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRÁTICA

 

Instrutor

novo!
PRINCIPAIS APONTAMENTOS, JULGAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS:

PRINCIPAIS APONTAMENTOS, JULGAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS:

 

CONFIGURAÇÃO DE NEPOTISMO

 

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

GESTÃO TRIBUTÁRIA / FINANCEIRA

 

 

SISTEMAS:

Não utilização de sistemas de controle;

Atraso ou não alimentação do LicitaCon.

 

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL

 

GESTÃO DE PESSOAL:

Falta de controle de frequência;

Pagamento indevido/falta de controle sobre horas extras;

Desvio de função;

Comissionados em cargos típicos efetivos, e não em funções de direção, chefia e assessoramento.

 

DIÁRIAS

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

UM LUGAR PARA APRENDER
E CRESCERMOS JUNTOS

4 Salas com capacidade de 300, 120, 50 e 30 alunos: Todas são equipadas com sistema de som, telão, data show, computador, internet de alta velocidade, mesas escolares para garantir mais conforto. Tudo pensado para melhor atendê-los!

Temos orgulho em trabalhar de forma transparente  com nossos clientes. Somos mais rápidos e estamos sempre conectados, para que seu atendimento seja completo!