2025/1803 – MÍDIAS SOCIAIS: ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA FORTALECER A IMAGEM INSTITUCIONAL

Capacitação para o Setor Público: O que Postar, Quando Postar, Uso de Anúncios, Alinhamento com a Legislação, Boas Práticas de Comunicação para Fortalecer a Imagem Institucional e Garantir Segurança Jurídica e Temas Relevantes para o Poder Público.

Data de início:

18/03/25

Data de Conclusão:

21/03/25

Capacitação em Mídias Sociais: Comunicação Digital para o Setor Público

O curso "Mídias Sociais: Estratégias Digitais para Fortalecer a Imagem Institucional" tem como objetivo capacitar profissionais do setor público para aprimorar a comunicação digital e fortalecer a imagem institucional de forma segura e eficiente. O conteúdo abrange estratégias essenciais sobre o que postar, quando postar, como utilizar anúncios e impulsionamentos, além do alinhamento com a legislação vigente. O curso também apresenta boas práticas de comunicação digital para garantir a contrapartida, o engajamento do público e a segurança jurídica na gestão de mídias sociais, abordando temas relevantes para a administração pública e sua presença online.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1390,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

Documentos Administrativos e Normativos: Conceitos e Aplicações Modelos e Formatação:

Documentos Administrativos e Normativos: Conceitos e Aplicações
Modelos e Formatação:

Estrutura e uso correto de ofícios, avisos, memorandos
Criação e organização de apostilas
Elaboração de atas que registram decisões e reuniões
Redação eficaz de e-mails oficiais
Montagem de relatórios detalhados e claros

Confecção de pareceres bem fundamentados
Desenvolvimento de exposições de motivos que convençam
Produção de deliberações e decisões precisas
Técnicas de despacho para uma comunicação ágil
Criação de ordens de serviço, portarias e instruções normativas
Preparação de decretos e resoluções com rigor jurídico

Comunicações Oficiais: Normas e Boas Práticas
Endereçamento e Vocabulário:
Uso adequado dos pronomes de tratamento no cabeçalho, vocativo e corpo do texto

Regras de concordância verbal, nominal e pronominal com pronomes formais
Orientações para a redação inclusiva com signatários do sexo feminino
Procedimentos para documentos assinados por interinos e substitutos
Correta grafia e formatação de cargos compostos

Linguagem Cidadã na Comunicação Oficial
Simplificando a Mensagem:
Entenda o conceito de linguagem cidadã e sua importância para a transparência
Adapte a comunicação aos diversos públicos e contextos do serviço público

Estratégias para eliminar termos excessivamente técnicos e jargões complicados
Dicas para uma comunicação direta, focada nas necessidades dos cidadãos

 

Técnicas para garantir clareza, objetividade e acessibilidade nos textos
Estudos de caso: Transformando documentos técnicos em linguagem simples e eficaz

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

Organização do Tempo e Definição de Prioridades

Organização do Tempo e Definição de Prioridades

Conceito do tempo na administração pública

O tempo como recurso estratégico na gestão de demandas

Organização do Tempo e Definição de Prioridades

 

Métodos e ferramentas para organização pessoal

Diferença entre urgência e importância

Planejamento diário e semanal: estratégias para otimizar a rotina

Tempo e Produtividade

 

Técnicas para aumentar a eficiência individual e em equipe

Identificação e eliminação de desperdícios de tempo

A importância do equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida

Reuniões de Trabalho como Canal de Comunicação

 

A relevância das reuniões no ambiente do serviço público

Boas práticas de comunicação para reuniões eficazes

Papel das reuniões no alinhamento de equipes e na tomada de decisão

Tipos de Reunião

 

Reuniões informativas, estratégicas, operacionais e de alinhamento

Quando e como utilizar cada tipo de reunião

Condução de Reuniões

 

Planejamento e definição de pautas

Técnicas de moderação e condução para manter o foco e a participação ativa

Ferramentas para registro de decisões e acompanhamento dos resultados

Estratégias para lidar com conflitos e estimular a colaboração

Instrutor

Laura Glüer

Jornalista, especialista em Comunicação Organizacional, mestre e doutora em Comunicação, acadêmica de Psicologia. Assessora de imprensa, diretora da Laura Glüer Comunicação Expressa. Docente universitária e autora do livro Assessoria não é Acessório. Fundadora da Academia do Discurso. Já trabalhou para diferentes organizações do segmento público, privado e terceiro cultural, principalmente nos segmentos da educação e saúde. Ministra cursos e treinamentos livres e in company na área de Comunicação, há mais de 20 anos.

Comunicação assertiva: COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO AMBIENTE PÚBLICO

Definição de Comunicação Assertiva:

 

Características e distinção em relação à comunicação passiva e agressiva

Comunicação Estratégica

Planejamento e Direcionamento:

Identificação dos públicos-alvo e mapeamento

Definição de mensagens-chave alinhadas à missão institucional

 

Ferramentas e Técnicas:

Planejamento estratégico de comunicação

Integração entre comunicação interna e externa

Mensuração de Resultados:

Indicadores de desempenho e avaliação de impacto

 

Mídias Sociais na Comunicação Pública

Cenário Atual das Mídias Sociais:

Papel das redes sociais na disseminação de informações públicas

Oportunidades e desafios na comunicação digital

Estratégias de Engajamento:

Criação de conteúdos relevantes e interativos

Gerenciamento de comunidades e relacionamento com o cidadão

Monitoramento e Gerenciamento de Crises:

Técnicas para identificação precoce de problemas

Estratégias de resposta e recuperação da imagem

 

Transparência e Prestação de Contas

Transparência como pilar da comunicação pública e da confiança cidadã

Impacto da transparência na gestão e reputação institucional

Ferramentas e Práticas de Transparência:

 

Integração: Comunicação Assertiva em Prática

Características da Comunicação Assertiva:

Clareza, objetividade e consistência na transmissão de mensagens

Técnicas para expressar ideias e feedback de forma construtiva

Superando Barreiras:

Síntese dos aprendizados e dos conceitos abordados

Implementação e Próximos Passos:

Elaboração de um plano de ação para aplicar os conceitos no dia a dia

Espaço para dúvidas e feedback final

Instrutor

Leandro Olegário

Doutor em Comunicação pela PUCRS com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Graduado em Jornalismo e Processos Gerenciais. Possui experiência em grupos de mídia como Bandeirantes, RBS, Record, TVE, RDC TV e TV Câmara, além de ter empreendido em agência de comunicação e consultoria estratégica. Autor de "Radiojornalismo e Síntese noticiosa" (Metamorfose, 2016) e "Comunicação assertiva: Como desenvolver relações eficazes na rotina acadêmica e corporativa" (Calibra, 2023). Professor universitário desde 2012. II Vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

ACESSO À INFORMAÇÃO X PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NO PODER PÚBLICO:

ACESSO À INFORMAÇÃO X PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NO PODER PÚBLICO:

 

A HARMONIA ENTRE A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI) E A LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD)

 

LGPD NO CONTEXTO DO PODER PÚBLICO

Importância da efetiva implantação da LGPD nos Municípios;

Objetivo e fundamentos da disciplina de proteção de dados pessoais;

Abrangência da LGPD;

Novos conceitos estabelecidos pela LGPD.

APLICAÇÃO DA LGPD NO PODER PÚBLICO:

Situações em que a LGPD é aplicável;

Situações em que a LGPD NÃO é aplicável.

 

TRATAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS POR PESSOAS JURÍDICAS DE DIRETO PÚBLICO

 

DIAGNÓSTICOS A SEREM REALIZADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD

 

PLANO DE AÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

DESTAQUES DO DECRETO INSTITUI O COMITÊ GESTOR DE PROTEÇÃO DE DADOS (CGPD) NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Fotografia Institucional para Comunicação no Setor Público

IMPORTANTE: Os alunos deverão trazer suas câmeras e flashes (exceto os que trabalham somente com smartphones)

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Abertura e Apresentação do Curso

  • A importância da fotografia institucional na comunicação pública

Fundamentos da Fotografia Institucional

  • Diferenças entre fotografia jornalística e institucional
  • Princípios básicos de composição e enquadramento
  • Iluminação natural e artificial para eventos e retratos

Equipamentos e Configurações Essenciais

  • Tipos de câmeras e lentes recomendadas
  • Configurações ideais para diferentes situações (ISO, abertura, velocidade)
  • Uso de smartphones para fotografia institucional

Retratos Profissionais e Fotos Oficiais

  • Como dirigir e posicionar autoridades e servidores
  • Expressão corporal e poses adequadas
  • Padrões de fundo, iluminação e edição

 

Cobertura Fotográfica de Eventos Oficiais

  • Como capturar momentos-chave de solenidades, discursos e reuniões
  • Fotos de interação: registrando participação do público
  • Boas práticas para fotos de coletivas de imprensa

 

Construção da Identidade Visual da Instituição

  • Como alinhar as fotos à comunicação institucional
  • Evitando erros comuns: poses inadequadas, fundos poluídos e desfoques indesejados
  • A importância do storytelling visual

Edição e Tratamento de Imagens

  • Ferramentas básicas de edição (Lightroom, Photoshop, apps mobile)
  • Ferramentas de edição gratuitas (Open Source)
  • Ajustes de cor, nitidez e exposição
  • Ferramentas básicas gratuitas (Open Source)
  • Ajustes de cor, nitidez e exposição
  • Formatos de arquivo e padrões para redes sociais e materiais impressos

 

Esclarecimentos de dúvidas / ajuda com as câmeras dos alunos

Instrutor

Carlos Contreras

Fotógrafo atuante no mercado editorial e publicitário desde 2007. Tem larga experiência em retratos e fotografia institucional e na produção de imagens para campanhas e editoriais, tendo trabalhado com marcas como Tok, Via Uno, Spirito Santo, Kildare, St. Trois, Studio S.A. e Pompéia. Seu trabalho como retratista inclui registros de arquitetos, desembargadores, advogados, prefeitos, deputados e vereadores. Suas imagens já foram publicadas em veículos de grande circulação, como Revista Donna, Like, About Shoes, L’Officiel, Viva Beleza, além de diversas outras publicações nacionais e internacionais

Outras opções de cursos: