2025/1103 – 21º ENCONTRO DE MULHERES NO PODER PÚBLICO:

Ética e Probidade Administrativa, Representatividade Feminina na Política, Liderança e Motivação, Políticas Públicas de Assistência Social e Redes de Apoio, Gestão, Orientações e Temas Relevantes.

Data de início:

11/03/25

Data de Conclusão:

14/03/25

21º Encontro de Mulheres no Poder Público: Liderança, Ética e Políticas Públicas

O "21º Encontro de Mulheres no Poder Público" é um espaço dedicado ao fortalecimento da representatividade feminina na política e na gestão pública. O evento abordará temas essenciais como ética e probabilidade administrativa, liderança e motivação, oratória e comunicação eficaz, além de políticas públicas de assistência social e redes de apoio. Também serão discutidas estratégias para melhorar a gestão pública e garantir a conformidade com as orientações dos órgãos de controle. O encontro visa capacitar, inspirar e conectar mulheres atuantes no setor público, promovendo boas práticas e incentivando uma participação política mais ativa e eficiente.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1390,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: [email protected] FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PARA A FORMULAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, COM DESTAQUE ÀS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PARA A FORMULAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, COM DESTAQUE ÀS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS:

Definição e objetivos das políticas públicas;

Ciclo de políticas públicas: formulação, implementação, monitoramento e avaliação;

Envolvimento dos atores na elaboração e na execução de políticas públicas.

 

INSTRUMENTOS / MECANISMOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS:

Instrumentos / mecanismos de políticas públicas: planos, programas e projetos;

Orçamento público como ferramenta de apoio à implementação das políticas;

Políticas setoriais e programas de governo.

 

IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS:

Desafios na implementação de políticas públicas;

Monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Estudo de casos de implementações de políticas públicas bem-sucedida.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

 

OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Proteção social e garantia de acesso;

Assistência Social como direito;

Equidade na Assistência Social;

Diagnóstico Social no seu Município.

 

O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS NO MUNICÍPIO

 

COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DAS REDES DE APOIO NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Instrutor

Maria Judite Ludwig

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Políticas Públicas da Assistência Social, Gestão Pública e Família.Conselheira Municipal e Secretária Executiva do CMAS.

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO:

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO:

 

GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO:

Abordagem sobre a importância da gestão de recursos humanos no Poder Público;

Estratégias para motivar e envolver servidores e empregados públicos.

 

COMUNICAÇÃO EFICAZ E ASSERTIVIDADE:

Desenvolvimento de habilidades de comunicação assertiva;

Estratégias para lidar com estereótipos de gênero na comunicação;

Importância da expressão clara e eficaz para uma liderança impactante.

 

REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA POLÍTICA:

 

LIDERANÇA FEMININA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Exploração do papel das mulheres na liderança e gestão pública;

Discussão sobre desafios específicos enfrentados por mulheres em cargos de liderança;

Estratégias para promover a igualdade de gênero e superar barreiras.

 

EQUIDADE DE GÊNERO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS:

Análise de políticas públicas externas para a promoção da equidade de gênero;

Implementação de ações afirmativas para aumentar a representação feminina;

Desenvolvimento de estratégias para enfrentar desafios específicos enfrentados por mulheres na Administração.

 

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E NETWORKING:

Estratégias para contribuição o desenvolvimento profissional contínuo;

Importância do networking para avançar na carreira;

Abordagem de programas de mentoria para mulheres na Administração Pública.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ÉTICA E PROBIDADE ADMINISTRATIVA e TÉCNICAS A PARA A REDAÇÃO E A ALTERAÇÃO DE LEIS:

TÉCNICAS A PARA A REDAÇÃO E A ALTERAÇÃO DE LEIS:

 

“ANATOMIA” DE UM LEI:

Desdobramento da estrutura legal – epígrafe, ementa, preâmbulo, partes, títulos, capítulos, artigos, parágrafos, incisos, alíneas e itens;

Cláusulas obrigatórias de vigência e de revogação.

 

TÉCNICAS DE REDAÇÃO DE LEIS:

Como redigir uma lei de forma clara, precisa e concisa;

Emprego de linguagem técnica e jurídica;

Como evitar ambiguidades e interpretações equivocadas.

 

RETIFICAÇÃO E REPUBLICAÇÃO DE LEIS:

Correção de erros formais e materiais;

Processo de republicação e seus efeitos.

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA:

 

MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DA UNIÃO

 

MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS

 

MATÉRIAS DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO

 

MATÉRIAS DE INICIATIVA CONCORRENTE

 

REQUISITOS PARA A APRESENTAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES EM PROCESSOS DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO 

ÉTICA E PROBIDADE ADMINISTRATIVA

CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL NA GESTÃO PÚBLICA:

Princípios constitucionais da administração pública (art. 37 da CF/1988);

Código de Ética do Servidor Público: diretrizes e aplicação;

Código de Ética Parlamentar.

COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO:

Competências;

Funcionamento;

Papel na prevenção de condutas inadequadas.

 

PROBIDADE ADMINISTRATIVA E LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

 

O QUE É PROBIDADE ADMINISTRATIVA?

Conceito;

Relevância.

A LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (LEI Nº 8.429/1992):

Estrutura;

Principais disposições.

SITUAÇÕES QUE PODEM CONFIGURAR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

Enriquecimento ilícito;

Prejuízo ao erário;

Violação de princípios constitucionais administrativos.

ALTERAÇÕES RECENTES NA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

 

LEI Nº 14.230/2021 – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES:

Necessidade de dolo para caracterização da improbidade;

Prazos de prescrição;

Mudanças nas sanções e penalidades;

Impactos das alterações para os servidores públicos;

Casos concretos e jurisprudência recente.

 

COMO PREVENIR SITUAÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

 

O PAPEL DOS AGENTES POLÍTICOS E DOS SERVIDORES NA PROMOÇÃO DA ÉTICA E DA PROBIDADE

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

PRINCIPAIS APONTAMENTOS, JULGAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE E DOS TRIBUNAIS

CONTROLES INTERNOS MUNICIPAIS, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E COM A RESOLUÇÃO Nº 936/2012 DO TCE/RS

FUNDAMENTOS DO CONTROLE INTERNO:
Definição e finalidade do Controle Interno na Administração Pública;
Controle Interno x Controle Externo: diferenças e complementaridades;
Impacto do Controle Interno na governança e na transparência pública.

PRINCÍPIOS DO CONTROLE INTERNO

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL – EIXOS DE ATUAÇÃO:
Funções e responsabilidades do Controle Interno;
Relação do Controle Interno com os demais órgãos da Administração.

INSTRUMENTOS E ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO:

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO:
Plano Anual de Trabalho do Controle Interno;
Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

CONTROLE DAS CONTRATAÇÕES, DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS E DA GESTÃO PATRIMONIAL

CONTROLE NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CONTROLE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PROCEDIMENTOS DE VERIFICAÇÃO:
Técnicas de auditoria e controle: prevenção de irregularidades;
Auditoria de conformidade e auditoria operacional;
Checklists e planos de ação para mitigação de riscos.

VISÃO DOS TRIBUNAIS

Instrutor

Camila Tagliani Carneiro

Advogada, Doutora em Direito pela a universidade de Sevilla, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - especialista em direito penal econômico pela Unisinos e em direito administrativo e gestão pública pela Fundacao Escola Superior do Ministério Publico- FMP. Certificação CP3P Fundation - pela APMG internacional e em ESG pelo Centro de tecnologia de edificações- CTE. Consultora jurídica em projetos estruturados para governos. Experiência em assessoria jurídica nos âmbitos municipal, estadual e federal.

ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:

ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:

 

FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM PESSOAL:

Pagamentos sem amparo legal;

Desvio de função;

Pagamento de insalubridade sem laudo pericial ou com laudo desatualizado;

Acumulação de funções gratificadas e gratificações;

Pagamento de diárias.

 

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE DESPESAS:

Terceirização na Administração Pública;

Planejamento e governança das licitações e das contratações – o que deve ser licitado e o que pode ser contratado diretamente;

Novos princípios licitatórios;

Alocação de riscos;

Garantias;

Prerrogativas da Administração Pública.

 

FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:

Noções gerais sobre contratos na Administração Pública;

Erro grosseiro do agente público, de acordo com o entendimento do TCU;

Sobrepreço e superfaturamento – diferenças.

Fiscalização e gestão contratual – segregação das funções, atribuições e gestão de conflitos;

Alterações contratuais – jogo de planilha e jogo de cronograma;

Alterações contratuais – reequilíbrio econômico-financeiro, repactuação e reajuste.

Instrutor

Marcelo Spilki

Conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul - AGERGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Certificação profissional em Parcerias Público-Privadas “CP³P – Foundation”. APMG International.

Aplicação dos Princípios Constitucionais da Administração Pública: aspectos práticos (Art. 37 da CF

Aula | quarta-tarde

Introdução à Administração Pública e seus princípios constitucionais

Conceito e importância

Art. 37 da Constituição Federal

Princípios expressos da Administração Pública

Características gerais

Impacto na gestão pública

Princípio da Legalidade

Estado de Direito e império da lei

Controle administrativo, legislativo e jurisdicional

Princípio da Impessoalidade

Neutralidade na atuação pública

Vedação à promoção pessoal

Princípio da Moralidade

Ética na gestão pública

Honestidade, imparcialidade e lealdade institucional

Princípio da Publicidade

Transparência e acesso à informação

Limitações para evitar promoção pessoal

Princípio da Eficiência

Boas práticas e otimização da gestão

Controle interno e avaliação de resultados

Eficiência na Administração Pública Municipal

Capacitação e qualificação de agentes públicos

Transformação de servidores em gestores

Impactos práticos dos princípios na gestão pública

Exemplos e estudos de caso

Decisões dos Tribunais de Contas

Desafios e soluções na aplicação dos princípios

Barreiras institucionais

Medidas para aprimorar a governança

Reflexões sobre a efetividade dos princípios constitucionais

Estratégias para uma administração mais transparente e eficiente

Debate sobre a evolução da legislação e práticas administrativas

Instrutor

Antonio Augusto Mayer dos Santos

Antônio Augusto Mayer dos Santos

Advogado, Autor (11 livros), Palestrante, Consultor eleitoral, Professor de Direito Eleitoral e Improbidade Administrativa, Articulista em boletins especializados, periódicos, revistas e sites jurídicos, ex-professor de Teoria Geral do Estado, Membro-Consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB/2018), Presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul (2014/2015), Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE).

Outras opções de cursos: