2025/0804 – ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO – APRIMORANDO SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

Aprimorando suas habilidades de comunicação com a sociedade e temas relevantes para o Poder Legislativo e Executivo

Data de início:

08/04/25

Data de Conclusão:

11/04/25

Aprimore sua Oratória e Comunicação com a Sociedade no Poder Legislativo e Executivo.

O curso "Oratória e Comunicação – Aprimorando suas Habilidades de Comunicação com a Sociedade" tem como objetivo capacitar profissionais do setor público, incluindo membros do Poder Legislativo e Executivo, para aprimorarem sua comunicação com a sociedade. O curso aborda técnicas de oratória, comunicação assertiva e eficaz, estratégias para engajamento do público, linguagem corporal e argumentação persuasiva. Além disso, explora temas relevantes para a comunicação no setor público, como transparência, uso de mídias sociais e postura institucional, proporcionando ferramentas para um diálogo claro e eficiente com a população.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1490,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

MÓDULO 1 – Curso de Comunicação Eficiente no Poder Público

Objetivos do Curso

identificar habilidades comunicativas e potencializá-las, além de corrigir erros que dificultam e comprometem a comunicação no contexto do poder público.
Desenvolver uma comunicação oral consciente, confiante, natural e assertiva por meio do autoconhecimento, preparação e prática direcionada.

Conteúdo do Curso

Chave #1: Autoconhecimento

Análise do perfil comunicativo dos participantes.
Gestão da timidez, introspecção, prevenção ou extroversão.
Identificação do estilo de comunicação: formal/informal, analítico/sintético, objetivo | comunicação visual/auditiva.

Chave #2: Preparação Técnica

Estratégias para uma comunicação assertiva na tribuna, em lideranças, reuniões, vídeos, entrevistas, entre outros contextos.
Técnicas de comunicação ativa e escuta ativa.
Desenvolvimento de expressividade, alinhando comunicação verbal e não verbal.
Uso eficaz de recursos vocais para tornar a fala atraente, interessante e persuasiva.
Técnicas para melhorar a dicção, garantindo uma fala clara e objetiva, facilitando a compreensão do interlocutor.


Chave #3: Técnicas Avançadas de Comunicação

Métodos para iniciar e finalizar discursos com impacto.
Administração de emoções, nervosismo e “brancos” durante a fala.
Estratégias para comunicação de improviso com confiança e eficiência.


Metodologia

A metodologia aplicada pela professora Bianca Aydos inclui atividades práticas que envolvem:

Exercícios de fala de improviso e apresentações diante do público.
Filmagem dos participantes no início e ao final do curso para avaliação de desempenho e perfil comunicativo, com feedback personalizado.
A autoavaliação será incentivada, promovendo autoconsciência e mudanças comportamentais no estilo de comunicação.


Importante: Este é apenas o Módulo 1 de um curso completo de comunicação no poder público. A partir de junho, será oferecido o Módulo 2 , com foco em aprofundamento e técnicas avançadas. Não perca a oportunidade de continuar sua jornada de transformação comunicativa! 

 

PARA FAZER O MÓDULO 2 É NECESSÁRIO TER FEITO O MÓDULO UM

Instrutor

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA

 

COMUNICAÇÃO E USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO E GARANTIR TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO

 

COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO

O que é a comunicação e como bem se comunicar;

A importância da comunicação no Poder Público e para a prestação de contas do mandato;

Os diferentes tipos de comunicação: verbal e não verbal;

Como as redes sociais transformaram a relação entre o Poder Público e os cidadãos.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO

Como criar um plano de comunicação para o Poder Público e para a prestação de contas do mandato;

Definição de objetivos: engajamento, transparência e prestação de contas;

Conhecendo o público: principais interesses e formatos mais eficazes.

 

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO

Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.

COMO CONSTRUIR E MANTER O ENGAJAMENTO COM A SOCIEDADE

 

DICAS E BOAS PRÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

 

TIPOS DE CONTEÚDOS RELEVANTES

 

RELATÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA PEQUENAS CIDADES

 

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS REDES SOCIAIS:

Ferramentas simples para criar e programar postagens;

Delegando funções: como assessores podem auxiliar na gestão;

Monitoramento de resultados: métricas básicas para avaliar o desempenho.

 

ÉTICA E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO

Instrutor

PROBIDADE ADMINISTRATIVA E LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

PROBIDADE ADMINISTRATIVA E LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

 

O QUE É PROBIDADE ADMINISTRATIVA?

Conceito;

Relevância.

 

A LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (LEI Nº 8.429/1992):

Importância;

Estrutura;

Principais disposições.

 

SITUAÇÕES QUE PODEM CONFIGURAR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

Enriquecimento ilícito;

Prejuízo ao erário;

Violação de princípios constitucionais administrativos.

 

ALTERAÇÕES RECENTES NA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

 

LEI Nº 14.230/2021 – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES:

Necessidade de dolo para caracterização da improbidade;

Prazos de prescrição;

Mudanças nas sanções e penalidades;

Impactos das alterações para os servidores públicos;

Casos concretos e jurisprudência recente.

 

DESTAQUE!

COMPETÊNCIA PARA O PROCESSAMENTO DE CASOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

A quem denunciar?

Quem pode ajuizar a competente ação judicial?

 

ORIENTAÇÕES PARA PREVENIR SITUAÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

 

O PAPEL DOS AGENTES POLÍTICOS E DOS SERVIDORES NA PROMOÇÃO DA ÉTICA E DA PROBIDADE

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO:

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO:

 

GESTÃO DE PESSOAS E MOTIVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO:

 

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NO PODER PÚBLICO:

Diferenças entre gestão de pessoas no setor público e no setor privado;

Papel dos líderes públicos na eficiência da administração e no serviço prestado à sociedade.

 

ESTRATÉGIAS PARA MOTIVAR E ENVOLVER SERVIDORES E EMPREGADOS PÚBLICOS:

Motivação no setor público: desafios e oportunidades;

Técnicas de engajamento para aumentar a produtividade e a satisfação no trabalho;

Cultura organizacional no setor público e seu impacto no desempenho das equipes;

Gestão de talentos e retenção de profissionais qualificados.

 

REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA POLÍTICA E LIDERANÇA FEMININA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

 

EVOLUÇÃO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA E NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 

CONTRIBUIÇÕES DAS MULHERES PARA A MODERNIZAÇÃO E INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

 

DIFERENÇAS NOS ESTILOS DE LIDERANÇA E IMPACTO NA TOMADA DE DECISÃO

 

DESAFIOS ENFRENTADOS POR MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA

 

ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A IGUALDADE DE GÊNERO E SUPERAR BARREIRAS.

 

EQUIDADE DE GÊNERO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS:

Análise de políticas públicas externas para a promoção da equidade de gênero;

Implementação de ações afirmativas para aumentar a representação feminina;

Estratégias para enfrentar desafios enfrentados por mulheres na Administração.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

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