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2024/1903 – COMUNICAÇÃO E TEMAS RELEVANTES PARA O PODER LEGISLATIVO E EXECUTIVO- APRIMORANDO SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

Data de início:

19/03/24

Data de Conclusão:

22/03/24

Objetivos deste treinamento

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$ 1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

Apresento a você o curso de Oratória, desenvolvido especialmente para servidores públicos, vereadores, secretários municipais e assessores legislativos que desejam aprimorar suas habilidades de comunicação e fala em público.


Durante o curso, você aprenderá técnicas práticas para transmitir confiança e poder através da voz e das palavras, além de aperfeiçoar sua postura corporal e gestual para enfatizar a expressividade e a autoridade na comunicação.


Também abordaremos técnicas para utilizar o microfone de maneira eficaz e criar conexão com diferentes públicos em situações de fala em público, manejar as emoções e ansiedade para se expressar melhor e lidar com perguntas de forma adequada e eficiente.


Além disso, mostraremos como produzir vídeos e transmissões ao vivo com fala assertiva e envolvente, além de técnicas para improvisar e ler textos com fluência.


Com o treinamento consciente, que compreende 70% do curso, você terá a oportunidade de praticar a oratória em atividades de fala de improviso, entrevistas, fala dirigida, uso do microfone, palestras, entre outras situações, sempre com feedback e avaliação do desempenho.


A comunicação é uma habilidade essencial para o sucesso de qualquer profissional no setor público, uma vez que é através dela que se estabelece a conexão com a sociedade e se promove o diálogo democrático. Investir em sua capacidade de comunicação é investir em si mesmo e na qualidade do serviço que você oferece à comunidade. Inscreva-se agora e comece a desenvolver sua oratória!

Transmitindo confiança e poder através da voz e das palavras em discursos públicos.

Aperfeiçoando a postura corporal e gestual para enfatizar a expressividade e a autoridade na comunicação.

Técnicas para utilizar o microfone de maneira eficaz e fazer discursos impactantes.

Criando conexão com diferentes públicos em situações de fala em público.

Manejo e conexão com a plateia para estabelecer rapport e obter engajamento.

Técnicas para responder perguntas de forma adequada e eficiente.

Lidando com as emoções e ansiedade para se expressar melhor em público.

Utilização da respiração para controlar os sintomas físicos, como coração acelerado, tremor, frio na barriga e vermelhidão.

Falando com naturalidade, confiança e desenvoltura em discursos e apresentações.

Praticando a oratória para aprimorar a fala em público.

Atividades práticas de fala de improviso, entrevistas, fala dirigida, uso do microfone, palestra, etc., com feedback e avaliação do desempenho.

Produzindo vídeos e transmissões ao vivo para impactar a audiência.

Técnicas de fala para improvisar e ler textos com fluência.

Técnicas para gravar vídeos com fala assertiva e envolvente.

Usando o teleprompter para gravar vídeos de qualidade.

Identificando habilidades comunicativas e corrigindo erros que dificultam a fala em público.

Instrutor

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

 

IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD) NOS MUNICÍPIOS:

 

INTRODUÇÃO À LGPD NO CONTEXTO DO PODER PÚBLICO

Importância da efetiva implantação da LGPD nos Municípios;

Objetivo e fundamentos da disciplina de proteção de dados pessoais;

Abrangência da LGPD;

Novos conceitos estabelecidos pela LGPD.

 

APLICAÇÃO DA LGPD NO PODER PÚBLICO:

Situações em que a LGPD é aplicável;

Situações em que a LGPD NÃO é aplicável.

 

TRATAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS POR PESSOAS JURÍDICAS DE DIRETO PÚBLICO

 

INTERFACES E APARENTES CONFLITOS ENTRE A LGPD E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI):

A relação entre a LGPD e a LAI: complementaridades e desafios;

Estratégias para equilibrar transparência e proteção de dados.

 

DIREITOS GARANTIDOS PELA LGPD AOS TITULARES DOS DADOS

 

DESTAQUE!

DIAGNÓSTICOS A SEREM REALIZADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD

 

PLANO DE AÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

DESTAQUES DO DECRETO INSTITUI O COMITÊ GESTOR DE PROTEÇÃO DE DADOS (CGPD) NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

 

DESTAQUES DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LEI Nº 12.527/2011:

 

INFORMAÇÕES QUE DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE DIVULGADAS  

 

REGULAMENTAÇÃO DA LAI POR LEGISLAÇÃO LOCAL

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

COMUNICAÇÃO, REDAÇÃO OFICIAL E LINGUAGEM CIDADÃ

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Impacto na eficiência administrativa;

Relação da comunicação escrita eficaz com a transparência e a prestação de contas.

OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA REDAÇÃO OFICIAL

 

CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA REDAÇÃO OFICIAL:

Clareza e concisão – cuidados para evitar ambiguidades e redundâncias;

Formalidade e impessoalidade –adequado uso de pronomes e formas de tratamento, construção de textos impessoais e cautelas para evitar a transmissão de julgamentos e opiniões pessoais na comunicação institucional;

Coerência e coesão textual – redação clara e eficaz.

DESTAQUE!

LINGUAGEM CIDADÃ NA COMUNICAÇÃO OFICIAL – TRANSFORMANDO TEXTOS TÉCNICOS EM DIÁLOGOS ACESSÍVEIS:

Conceito de linguagem cidadã e sua relevância na comunicação pública;

Adaptação da linguagem aos diferentes públicos e contextos;

Eliminação de termos técnicos e jargões de difícil compreensão;

Comunicação direta e focada nas necessidades do cidadão;

Estratégias para garantir a clareza e a objetividade na comunicação;

Exemplos práticos de transformação de textos técnicos em linguagem cidadã.

DOCUMENTOS OFICIAIS NA PRÁTICA:

Ofícios;

Memorandos;

Atas – registro e organização de informações;

Editais;

Relatórios;

Pareceres;

Notas técnicas;

Certidões;

Portarias;

E-mails.

 

REDAÇÃO CORRETA, DE ACORDO COM AS NORMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA:

 

APLICAÇÃO CORRETA DA CRASE

 

APLICAÇÃO CORRETA DOS “PORQUÊS”

 

APLICAÇÃO CORRETA DOS PRONOMES RELATIVOS

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

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