Apresento a você o curso de Oratória, desenvolvido especialmente para servidores públicos, vereadores, secretários municipais e assessores legislativos que desejam aprimorar suas habilidades de comunicação e fala em público.
Durante o curso, você aprenderá técnicas práticas para transmitir confiança e poder através da voz e das palavras, além de aperfeiçoar sua postura corporal e gestual para enfatizar a expressividade e a autoridade na comunicação.
Também abordaremos técnicas para utilizar o microfone de maneira eficaz e criar conexão com diferentes públicos em situações de fala em público, manejar as emoções e ansiedade para se expressar melhor e lidar com perguntas de forma adequada e eficiente.
Além disso, mostraremos como produzir vídeos e transmissões ao vivo com fala assertiva e envolvente, além de técnicas para improvisar e ler textos com fluência.
Com o treinamento consciente, que compreende 70% do curso, você terá a oportunidade de praticar a oratória em atividades de fala de improviso, entrevistas, fala dirigida, uso do microfone, palestras, entre outras situações, sempre com feedback e avaliação do desempenho.
A comunicação é uma habilidade essencial para o sucesso de qualquer profissional no setor público, uma vez que é através dela que se estabelece a conexão com a sociedade e se promove o diálogo democrático. Investir em sua capacidade de comunicação é investir em si mesmo e na qualidade do serviço que você oferece à comunidade. Inscreva-se agora e comece a desenvolver sua oratória!
Transmitindo confiança e poder através da voz e das palavras em discursos públicos.
Aperfeiçoando a postura corporal e gestual para enfatizar a expressividade e a autoridade na comunicação.
Técnicas para utilizar o microfone de maneira eficaz e fazer discursos impactantes.
Criando conexão com diferentes públicos em situações de fala em público.
Manejo e conexão com a plateia para estabelecer rapport e obter engajamento.
Técnicas para responder perguntas de forma adequada e eficiente.
Lidando com as emoções e ansiedade para se expressar melhor em público.
Utilização da respiração para controlar os sintomas físicos, como coração acelerado, tremor, frio na barriga e vermelhidão.
Falando com naturalidade, confiança e desenvoltura em discursos e apresentações.
Praticando a oratória para aprimorar a fala em público.
Atividades práticas de fala de improviso, entrevistas, fala dirigida, uso do microfone, palestra, etc., com feedback e avaliação do desempenho.
Produzindo vídeos e transmissões ao vivo para impactar a audiência.
Técnicas de fala para improvisar e ler textos com fluência.
Técnicas para gravar vídeos com fala assertiva e envolvente.
Usando o teleprompter para gravar vídeos de qualidade.
Identificando habilidades comunicativas e corrigindo erros que dificultam a fala em público.
Instrutor
Bianca Aydos
Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD) NOS MUNICÍPIOS:
INTRODUÇÃO À LGPD NO CONTEXTO DO PODER PÚBLICO
Importância da efetiva implantação da LGPD nos Municípios;
Objetivo e fundamentos da disciplina de proteção de dados pessoais;
Abrangência da LGPD;
Novos conceitos estabelecidos pela LGPD.
APLICAÇÃO DA LGPD NO PODER PÚBLICO:
Situações em que a LGPD é aplicável;
Situações em que a LGPD NÃO é aplicável.
TRATAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS POR PESSOAS JURÍDICAS DE DIRETO PÚBLICO
INTERFACES E APARENTES CONFLITOS ENTRE A LGPD E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI):
A relação entre a LGPD e a LAI: complementaridades e desafios;
Estratégias para equilibrar transparência e proteção de dados.
DIREITOS GARANTIDOS PELA LGPD AOS TITULARES DOS DADOS
DESTAQUE!
DIAGNÓSTICOS A SEREM REALIZADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD
ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD
PLANO DE AÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD
DESTAQUES DO DECRETO INSTITUI O COMITÊ GESTOR DE PROTEÇÃO DE DADOS (CGPD) NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
DESTAQUES DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LEI Nº 12.527/2011:
INFORMAÇÕES QUE DEVEM SER OBRIGATORIAMENTE DIVULGADAS
REGULAMENTAÇÃO DA LAI POR LEGISLAÇÃO LOCAL
Instrutor
Thais Krahn
Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.
COMUNICAÇÃO, REDAÇÃO OFICIAL E LINGUAGEM CIDADÃ
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ESCRITA PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
Impacto na eficiência administrativa;
Relação da comunicação escrita eficaz com a transparência e a prestação de contas.
OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA REDAÇÃO OFICIAL
CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA REDAÇÃO OFICIAL:
Clareza e concisão – cuidados para evitar ambiguidades e redundâncias;
Formalidade e impessoalidade –adequado uso de pronomes e formas de tratamento, construção de textos impessoais e cautelas para evitar a transmissão de julgamentos e opiniões pessoais na comunicação institucional;
Coerência e coesão textual – redação clara e eficaz.
DESTAQUE!
LINGUAGEM CIDADÃ NA COMUNICAÇÃO OFICIAL – TRANSFORMANDO TEXTOS TÉCNICOS EM DIÁLOGOS ACESSÍVEIS:
Conceito de linguagem cidadã e sua relevância na comunicação pública;
Adaptação da linguagem aos diferentes públicos e contextos;
Eliminação de termos técnicos e jargões de difícil compreensão;
Comunicação direta e focada nas necessidades do cidadão;
Estratégias para garantir a clareza e a objetividade na comunicação;
Exemplos práticos de transformação de textos técnicos em linguagem cidadã.
DOCUMENTOS OFICIAIS NA PRÁTICA:
Ofícios;
Memorandos;
Atas – registro e organização de informações;
Editais;
Relatórios;
Pareceres;
Notas técnicas;
Certidões;
Portarias;
E-mails.
REDAÇÃO CORRETA, DE ACORDO COM AS NORMAS DA LÍNGUA PORTUGUESA:
APLICAÇÃO CORRETA DA CRASE
APLICAÇÃO CORRETA DOS “PORQUÊS”
APLICAÇÃO CORRETA DOS PRONOMES RELATIVOS
Instrutor
Juliano Viegas
Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.