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2024/1510 – 17º ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES NO PODER PÚBLICO E POLÍTICA PÚBLICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Participação Feminina na Política: Desafios e Oportunidades, Leis de Proteção a Mulher, Liderança e Gestão de Equipes Eficientes, Comunicação Não Violenta e Gestão de Conflitos, Políticas Públicas para a População Idosa, Transparência e Participação Social, Oratória: Empoderamento, Engajamento, Mobilização Social

Código do Curso: 2024/1510

Data de início:

15/10/24

Data de Conclusão:

18/10/24

Objetivos deste treinamento

Participe do 17º Encontro Estadual de Mulheres no Poder Público e descubra os desafios e oportunidades na política. Aprenda sobre liderança feminina, gestão eficiente de equipes, comunicação não violenta, gestão de conflitos e explore as políticas públicas para a população idosa com base no Estatuto do Idoso.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

NOVO! PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES:

LIDERANÇAS FEMININAS – O PAPEL DA DIVERSIDADE DENTRO DO PODER PÚBLICO:

 

LIDERANÇA FEMININA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Exploração do papel das mulheres na liderança e gestão pública;

Discussão sobre desafios específicos enfrentados por mulheres em cargos de liderança;

Estratégias para promover a igualdade de gênero e superar barreiras.

 

Instrutor

Lucelia Ourique

Apaixonada por pessoas e com um estilo motivador sou Lucélia Ourique, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante, Gestora de RH, Facilitadora de Eneagrama e Autoconhecimento, Consultora de Negócios e RH.

Instrutor

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

NOVO! COMUNICAÇÃO PARA AGENTES PÚBLICOS – EMPODERAMENTO, ENGAJAMENTO, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS:

NOVO!

COMUNICAÇÃO PARA AGENTES PÚBLICOS – EMPODERAMENTO, ENGAJAMENTO, MOBILIZAÇÃO SOCIAL E PRESTAÇÃO DE CONTAS:

 

FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO ORAL

 

A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ PARA O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES PÚBLICAS

 

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO ORAL:

Estrutura;

Clareza;

Entonação;

Articulação.

 

COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL:

Uso da linguagem corporal, gestos, expressões faciais e postura.

 

TÉCNICAS DE ORATÓRIA PARA EMPODERAMENTO, ENGAJAMENTO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL:

 

ESTRATÉGIAS DE PERSUASÃO E CONVENCIMENTO:

Como construir argumentos sólidos e influenciar positivamente o público;

Técnicas para capturar e manter a atenção da audiência.

 

USO DE NARRATIVAS E EXEMPLOS:

Incorporando histórias e analogias para maior impacto e conexão emocional.

 

GERENCIAMENTO DE EMOÇÕES E ANSIEDADE:

Técnicas para lidar com o nervosismo e garantir uma apresentação confiante.

 

COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS:

 

TRANSPARÊNCIA E CLAREZA NAS MENSAGENS:

Como transmitir informações de maneira clara e acessível para o público.

 

INTERAÇÃO COM O PÚBLICO:

Técnicas para responder perguntas e gerenciar feedbacks de forma eficaz.

 

CONSTRUINDO CONFIANÇA E CREDIBILIDADE:

A importância da comunicação transparente para a construção de confiança entre o agente público e a comunidade.

NOVO!
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA e GESTÃO DE CONFLITOS:

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA e GESTÃO DE CONFLITOS:

INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

Princípios e objetivos da comunicação não violenta;

Benefícios da comunicação não violenta para líderes e equipes.

 

COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

Observação sem julgamento;

Expressão de sentimentos e necessidades;

Formulação de pedidos claros e assertivos.

 

APLICAÇÃO PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA:

Exercícios de escuta ativa e empatia;

Como lidar com críticas e feedbacks de maneira construtiva.

 

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA EM AMBIENTES DE TRABALHO:

Estabelecendo relações de confiança e respeito;

Exemplos práticos de comunicação não violenta em situações desafiadoras.

 

 

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Instrutor

Maria Judite Ludwig

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Políticas Públicas da Assistência Social, Gestão Pública e Família.Conselheira Municipal e Secretária Executiva do CMAS.

DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E DIREITOS DA PESSOA IDOSA:

DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E DIREITOS DA PESSOA IDOSA:

 

DIREITOS HUMANOS:

Antecedentes históricos;

Fundamentos constitucionais.

CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL:

Definição e abrangência do conceito de cidadania;

A cidadania como um direito fundamental e como prática de participação ativa na sociedade.

 

CIDADANIA NO BRASIL

 

PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA NO BRASIL:

Dados demográficos e sociais sobre a população idosa brasileira;

Tendências e projeções para o envelhecimento da população no país.

 

PRINCIPAIS MUDANÇAS A PARTIR DO ENVELHECIMENTO

 

DIREITOS DA PESSOA IDOSA – DESTAQUES DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA PARA A PESSOA IDOSA:

 

FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS

 

LEI FEDERAL Nº 10.741/2003 – ESTATUTO DO IDOSO

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA, INCLUINDO A ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

PRINCIPAIS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

NOVO! PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES:

NOVO!

PARTICIPAÇÃO FEMININA NA POLÍTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES:

 

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:

Evolução da presença feminina na política ao longo das décadas;

Principais marcos legais e movimentos feministas que contribuíram para o avanço das mulheres na política.

 

SITUAÇÃO ATUAL:

Estatísticas sobre a participação feminina na política no Brasil.

 

DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MULHERES NA POLÍTICA:

 

BARREIRAS INSTITUCIONAIS:

Disparidade no financiamento de campanhas eleitorais;

Limitações impostas por sistemas eleitorais e partidos políticos.

 

DESAFIOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Estereótipos de gênero e preconceitos enraizados.

A dupla jornada: conciliação entre vida pessoal e carreira política.

 

VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO:

Definição e exemplos de violência política contra mulheres;

Impacto da violência política na participação e segurança das mulheres.

 

OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAR A REPRESENTATIVIDADE:

 

COTAS DE GÊNERO:

Análise das políticas de cotas e sua eficácia na promoção da equidade de gênero.

 

EMPODERAMENTO E FORMAÇÃO POLÍTICA:

Iniciativas de formação e capacitação de mulheres para cargos políticos;

Rede de apoio e mentorias para mulheres na política.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA:  

TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA:

 

PRINCIPAIS DESTAQUES DA LEI Nº 12.527/2011:

Deveres do Estado;

Direitos de quaisquer interessados;

Informações que deverão ser obrigatoriamente divulgadas em site oficial / Portal da Transparência;

Meios de divulgação da informação;

Prazos para conferir o acesso à informação solicitada;

Gratuidade do acesso à informação;

Penalidades aplicáveis em caso de descumprimento da Lei de Acesso à Informação.

 

NECESSIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PELA LEGISLAÇÃO LOCAL

 

PARTICIPAÇÃO SOCIAL E OUVIDORIAS PÚBLICAS

 

DESTAQUES DA LEI Nº 13.460/2017:

 

CONCEITOS LEGAIS

 

ATRIBUIÇÕES E PRERROGATIVAS DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS

 

TIPOS DE MANIFESTAÇÕES

 

APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DO MANIFESTANTE

 

TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES

 

OBRIGAÇÕES E RELATÓRIOS DE GESTÃO DA OUVIDORIA

 

CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

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