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2024/1106 – PAD, PAE E SINDICÂNCIA E APONTAMENTOS TCE:

Conceitos, Diferenças, Procedimentos – passo a passo – Principais e Mais Relevantes Apontamentos do TCE/RS, que podem ensejar a instauração de PAD ou PAE

Data de início:

11/06/24

Data de Conclusão:

14/06/24

Objetivos deste treinamento

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$ 1190,00 até a data do curso.

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento |
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

PAD, PAE E SINDICÂNCIA E APONTAMENTOS TCE – ROTINAS ADMINISTRATIVAS E FISCALIZATÓRIAS

ORIENTAÇÕES PARA A CORRETA REALIZAÇÃO DE SINDICÂNCIAS:

 

VISÃO GERAL:

Conceito e finalidade da Sindicância;

Conceito e finalidade do Processo Administrativo Disciplinar (PAD);

Conceito e finalidade do Processo Administrativo Especial (PAE);

Principais diferenças entre Sindicância e PAD;

Principais diferenças entre Sindicância e PAE.

 

O PAPEL DOS GESTORES NA APURAÇÃO DE INFRAÇÕES E IRREGULARIDADES

 

PRINCÍPIOS BÁSICOS QUE DEVERÃO SER OBSERVADOS NA SINDICÂNCIA, NO PAD E NO PAE

 

SINDICÂNCIA:

 

TIPOS DE SINDICÂNCIA:

Investigativa, preparatória ou inquisitória;

Acusatória, punitiva ou contraditória;

Patrimonial.

 

FASES DA SINDICÂNCIA:

 

INSTAURAÇÃO DA SINDICÂNCIA E DESIGNAÇÃO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE:

Autoridade competente para a instauração;

Meio / instrumento adequado para a instauração da Sindicância e a designação dos membros da Comissão de Sindicância ou Sindicante;

Definição do objeto da Sindicância;

Requisitos, impedimentos e suspeições para compor a Comissão de Sindicância ou Sindicante;

Atribuições da Comissão de Sindicância ou Sindicante;

 

PRAZOS:

Definição do prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Sindicância ou Sindicante;

Contagem do prazo;

Prorrogação e sobrestamento do prazo.

 

INSTRUÇÃO PROCESSUAL / INQUÉRITO ADMINISTRATIVO / COLETA DE PROVAS, DEFESA E RELATÓRIO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE

 

SOLUÇÃO / DECISÃO / JULGAMENTO DA AUTORIDADE COMPETENTE:

Prazo;

Possíveis resultados da Sindicância.

 

PENALIZAÇÕES CABÍVEIS EM SINDICÂNCIA

PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR (PAD):

 

FASES DO PAD:

 

INSTAURAÇÃO DO PAD E DESIGNAÇÃO DA COMISSÃO PROCESSANTE:

Autoridade competente para a instauração;

Meio / instrumento adequando para a instauração do PAD e a designação dos membros da Comissão Processante;

Requisitos, impedimentos e suspeições para compor a Comissão de Processante;

Atribuições da Comissão Processante.

 

PRAZOS

 

EFEITOS DA INSTAURAÇÃO DO PAD

 

SIGILO DO PAD

 

INQUÉRITO ADMINISTRATIVO:

 

INSTRUÇÃO PROCESSUAL

 

DEFESA

 

RELATÓRIO DA COMISSÃO PROCESSANTE

 

JULGAMENTO

 

PENALIDADES CABÍVEIS NO PAD

 

EFEITOS DA PENALIDADE DE DEMISSÃO

 

IMPOSSIBILIDADE DE SE APLICAR PENALIDADES

 

PORTARIA DE APLICAÇÃO DE PENALIDADES

 

EFEITOS DO JULGAMENTO E NULIDADE DO PAD

 

PROVIDÊNCIAS DECORRENTES DO JULGAMENTO

 

CONSEQUÊNCIAS DO JULGAMENTO

 

PRESCRIÇÃO

 

NULIDADES

NOVO!
PROTOCOLO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

INTRODUÇÃO:
Importância do protocolo como instrumento de organização e controle documental na Administração Pública.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:
Recebimento dos cidadãos no protocolo: postura e cordialidade;
Identificação das demandas dos usuários e orientações sobre os procedimentos a serem seguidos;
Recebimento de documentos.

PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO E REGISTRO DE DOCUMENTOS:
Verificação da documentação: integridade, completude e conformidade com os requisitos legais;
Formalidades do protocolo.

PADRONIZAÇÃO DE FORMULÁRIOS E MODELOS DE PROTOCOLO:
Numeração de protocolo e controle de entrada e saída de documentos;
Prazos e tramitação interna dos documentos protocolados;
Resposta aos cidadãos.

FLUXO DE TRAMITAÇÃO DOS DOCUMENTOS PROTOCOLADOS:
Prazos legais para resposta e comunicação aos interessados;
Orientações sobre como fornecer informações claras e objetivas aos cidadãos.

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E COMUNICAÇÃO POLÍTICA:

COMUNICAÇÃO PÚBLICA:
Conceito e importância da comunicação pública;
Diferenças entre comunicação pública e comunicação política;
Objetivos e desafios da comunicação pública.

FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO:
Canais de comunicação institucional: site, redes sociais, intranet, entre outros;
Elaboração de planos de comunicação;
Produção de conteúdo: textos, vídeos, infográficos, entre outros.

RELACIONAMENTOS A SEREM ESTABELECIDOS PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA OU COMUNICAÇÃO:
Relações com jornalistas e veículos de comunicação;
Preparação de releases e notas para a imprensa.

COMUNICAÇÃO POLÍTICA:
Definição e importância da comunicação política;
Estratégias de comunicação;
Aspectos éticos e legais.

GESTÃO DA IMAGEM E REPUTAÇÃO INSTITUCIONAL:
Construção e manutenção da imagem e da reputação institucional;
Estratégias de comunicação para enfrentamento de crises políticas.

NORMAS E JURISPRUDÊNCIAS SOBRE SERVIDORES PÚBLICOS:

 

SERVIDORES PÚBLICOS:

Agentes políticos;

Servidores públicos;

Militares;

Particulares em colaboração com a Administração Pública.

 

CARGOS, EMPREGOS E FUNÇÕES PÚBLICAS:

Cargos de confiança – direção, chefia e assessoramento;

Distinção entre cargos de confiança e funções de confiança ou funções gratificadas.

 

REGIME REMUNERATÓRIO:

FIXAÇÃO E ALTERAÇÃO DA REMUNERAÇÃO;

REVISÃO GERAL ANUAL;

ISONOMIA REMUNERATÓRIA;

VINCULAÇÃO E EQUIPARAÇÃO DE VENCIMENTOS.

 

TETO REMUNERATÓRIO:

Evolução do teto;

Teto e verbas indenizatórias;

Teto dos Procuradores Municipais;

Teto e acumulações lícitas de cargos.

 

IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS

 

DESTAQUE!

PROCEDIMENTOS E AS CAUTELAS CABÍVEIS PARA A FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, DO VICE-PREFEITO, DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DOS VEREADORES:

Iniciativa legislativa para a fixação dos subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito dos Secretários Municipais e dos Vereadores;

Princípio da anterioridade;

Prazo limite para a fixação dos subsídios;

Instrumento normativo / legal a ser utilizado;

Regras limitadoras do valor dos subsídios dos Vereadores.

 

ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS:

O que ocorre se não houver fixação ou ocorrer a fixação fora do prazo limite?

É possível fixar subsídio diferenciado dos demais Vereadores para o Presidente da Câmara?

O subsídio do Prefeito, do Vice-Prefeito, dos Secretários Municipais e dos Vereadores poderá ser reajustado durante o mandato ou legislatura? E aumentado ou reduzido?

FISCALIZAÇÃO E CONTROLE PARLAMENTAR:

 

INTRODUÇÃO AO CONTROLE PARLAMENTAR:

Definição e importância do controle parlamentar;

Tipos de controle parlamentar -financeiro, político e administrativo;

O papel do Poder Legislativo na separação de Poderes.

 

MECANISMOS DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA

Auditorias parlamentares e suas finalidades;

Comissão de Orçamento e Finança;

Análise de orçamentos e relatórios financeiros.

 

COMISSÕES DE INQUÉRITO E INVESTIGAÇÃO PARLAMENTAR

O poder de convocação e investigação do Poder Legislativo;

Limitações e ética nas investigações parlamentares.

 

CONTROLE POLÍTICO E DEBATE PARLAMENTAR

Debates parlamentares como ferramenta de controle político;

Monitoramento e requerimento de informações ao Governo.

 

CONTROLE EXTERNO E AUDITORIAS INDEPENDENTES

A importância de auditorias externas independentes;

Colaboração entre Órgãos de Controle Externo e Parlamentar.

A relação entre o Tribunal de Contas e o Poder Legislativo;

Apontamentos, julgamentos e pareceres prévios do Tribunal de Contas.

 

FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS

Avaliação de políticas públicas e programas governamentais;

Medição de resultados e impacto;

Monitoramento da eficiência e eficácia.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

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