ATENDIMENTO AO CIDADÃO NO PODER PÚBLICO – PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA UM ATENDIMENTO EFICIENTE E DE ALTA QUALIDADE:
ATENDIMENTO AO CIDADÃO NO PODER PÚBLICO – PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA UM ATENDIMENTO EFICIENTE E DE ALTA QUALIDADE:
PRINCÍPIOS DO BOM ATENDIMENTO:
A importância de um atendimento eficiente e de alta qualidade pelos Poderes Legislativo e Executivo;
Princípios fundamentais do bom atendimento na prática;
Atendimento eficiente e de alta qualidade e seus reflexos na imagem e na reputação da instituição;
O papel dos Gestores Públicos na qualificação do atendimento ao cidadão.
COMO LIDAR COM SITUAÇÕES DESAFIADORAS NO ATENDIMENTO:
Antecipação e reconhecimento de situações que podem ser desafiadoras no atendimento ao cidadão – principais gatilhos/origens de conflitos no atendimento;
Técnicas de comunicação para lidar com reclamações, críticas e demandas complexas;
Estratégias de gestão de conflitos e resolução de problemas no atendimento ao cidadão;
Oitiva qualificada;
Como transmitir empatia e demonstrar interesse genuíno nos problemas dos cidadãos;
O que fazer quando o cidadão tem razão, mas o atendimento não possui meios para auxiliar.
ATENDIMENTO PRESENCIAL, POR TELEFONE E POR E-MAIL:
Particularidades e melhores práticas do atendimento presencial;
A importância da comunicação não verbal, da postura e da linguagem corporal no atendimento presencial;
Particularidades e melhores práticas do atendimento telefônico;
A importância do tom de voz e da escuta ativa na resolução de problemas por telefone;
Estratégias eficazes para lidar com solicitações e comunicações por e-mail.
Instrutor
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E O USO DAS REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR A VISIBILIDADE DAS AÇÕES E PARA PRESTAR CONTAS DO MANDATO CONFERIDO PELA POPULAÇÃO:
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E O USO DAS REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR A VISIBILIDADE DAS AÇÕES E PARA PRESTAR CONTAS DO MANDATO CONFERIDO PELA POPULAÇÃO:
O QUE ESPERAR DA COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS REDES SOCIAIS EM 2024:
Autenticidade;
Comunidades;
Vídeos curtos;
Comunicação simples e rápida;
Atendimento ao cidadão;
Newsletter e curadoria de conteúdos.
ENTENDENDO A JORNADA DOS CIDADÃOS NAS REDES SOCIAIS PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO
NOVIDADES PARA 2024 NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS DO BRASIL:
Facebook;
Instagram;
Youtube;
X (Twitter);
Tiktok.
WHATSAPP:
Whatsapp como canal de atendimento em tempo real;
Comunidades com alto poder de engajamento;
Melhores práticas na utilização do Whatsapp na comunicação digital;
Novidades no Whatsapp em 2024.
MELHORES PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS EM 2024:
Vídeo;
Foto;
Conteúdo.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA DOMINAR AS REDES SOCIAIS EM 2024
ANÚNCIO E TRÁFEGO PAGO
Instrutor
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES ACERCA DE LEIS FEDERAIS QUE DEVEM SER OBSERVADAS PELOS MUNICÍPIOS
ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES ACERCA DE LEIS FEDERAIS QUE DEVEM SER OBSERVADAS PELOS MUNICÍPIOS
LEI PAULO GUSTAVO
Lei de Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019):
Análise dos impactos da Lei de Liberdade Econômica no ambiente de negócios municipal.
Entendimento das mudanças nas normas de licenciamento e alvarás para atividades locais.
Estratégias para promover a desburocratização e o empreendedorismo no município.
Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018):
Abordagem sobre a LGPD e sua aplicação nos órgãos públicos municipais.
Estratégias para garantir a conformidade com as normas de proteção de dados.
Discussão sobre a importância da transparência e segurança na gestão de informações municipais.
Marco Legal das Startups (Lei Complementar 182/2021):
Compreensão do Marco Legal das Startups e seu impacto no fomento à inovação local.
Análise das ferramentas oferecidas pela lei para facilitar o ambiente de negócios para startups.
Estratégias para atrair e apoiar empreendimentos inovadores no município.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Alterações da Lei 13.812/2019:
Revisão das alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Abordagem de questões relacionadas à proteção de crianças e adolescentes.
Estratégias para implementar ações que promovam o bem-estar
Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006):
Estratégias para captação de recursos e
Casos de sucesso na aplicação da Lei de Incentivo ao Esporte em municípios.
Instrutor
Caroline Turri
Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito
TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA:
TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA:
PRINCIPAIS DESTAQUES DA LEI Nº 12.527/2011:
Abrangência;
Princípios e diretrizes de acesso à informação e de transparência pública;
Principais conceitos legais;
Deveres do Estado;
Direitos de quaisquer interessados;
Informações que deverão ser obrigatoriamente divulgadas em site oficial;
Meios de divulgação da informação;
Prazos para conferir o acesso à informação solicitada;
Gratuidade do acesso à informação;
Penalidades aplicáveis em caso de descumprimento da Lei de Acesso à Informação.
NECESSIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PELA LEGISLAÇÃO LOCAL
PARTICIPAÇÃO SOCIAL E OUVIDORIAS PÚBLICAS
DESTAQUES DA LEI Nº 13.460/2017:
CONCEITOS LEGAIS
ATRIBUIÇÕES E PRERROGATIVAS DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS
TIPOS DE MANIFESTAÇÕES
APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DO MANIFESTANTE
TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES
OBRIGAÇÕES E RELATÓRIOS DE GESTÃO DA OUVIDORIA
CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO
Instrutor
Thais Krahn
Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.