COMUNICAÇÃO EFICAZ COM O PÚBLICO, PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E AUMENTO DO ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS:
O papel das redes sociais na comunicação com o público e para o aumento da participação cidadã;
As redes sociais como ferramentas de engajamento;
Benefícios da participação cidadã online;
Desafios e oportunidades;
Visão geral das principais plataformas;
Diferentes conteúdos e públicos;
Escolhendo as plataformas certas para objetivos específicos;
Construção e manutenção de comunidades online;
Comunicação eficaz com membros da comunidade;
Desenvolvimento de uma cultura de engajamento;
Ética e Responsabilidade nas redes sociais
COMBATE À DESINFORMAÇÃO E AO DISCURSO DE ÓDIO
PROTEÇÃO DA PRIVACIDADE DOS CIDADÃOS
ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E MOBILIZAÇÃO
CONTEÚDOS E NARRATIVAS IMPACTANTES:
Criação de conteúdos relevantes e envolventes;
Uso de multimídia para maximizar o impacto;
Mobilização de apoiadores e influenciadores;
Monitoramento e avaliação de campanhas de comunicação.
DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO ONLINE:
Facilitação de discussões construtivas;
Realização de enquetes e pesquisas online;
Feedback e resposta às preocupações da comunidade;
Ferramentas de análise de redes sociais;
Avaliação do desempenho e alcance;
Ajuste de estratégias com base em dados.
HABILIDADES ESSENCIAIS PARA A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE E PARA SE DESTACAR EM EVENTOS, ENTREVISTAS E DISCURSOS PÚBLICOS:
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE:
Fundamentos da comunicação eficiente;
Importância da clareza e objetividade;
Obstáculos à comunicação.
ADAPTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO AO PÚBLICO-ALVO
Identificação das necessidades e expectativas do público;
Personalização da mensagem para diferentes audiências;
Comunicação empática.
TRANSMISSÃO DE MENSAGENS COMPLEXAS DE FORMA COMPREENSÍVEL:
Estratégias para simplificar informações complexas;
Uso de exemplos e analogias;
Como tornar conceitos técnicos mais acessíveis / compreensíveis;
Técnicas de comunicação com clareza.
COMUNICAÇÃO ESCRITA E VISUAL EFICIENTE:
Elementos-chave da escrita eficiente;
Criação de apresentações visuais eficazes;
Escolha de ferramentas de apresentação;
Design de slides atraentes e claros;
Uso eficaz de gráficos, imagens e vídeos;
Narrativa visual para contar uma história;
Exemplos de apresentações eficazes.
GESTÃO DE REDES SOCIAIS NO ÂMBITO DO PODER PÚBLICO
COMO DEVE SER A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
BOAS PRÁTICAS NAS REDES SOCIAIS
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
OS PROCESSOS DENTRO DA ASSESSORIA E EDITORIA DE COMUNICAÇÃO
POSICIONAMENTO E TOM DE VOZ NAS REDES SOCIAIS
PLANEJAMENTO DE EDITORIAIS NAS REDES SOCIAIS
PROGRAMAÇÃO DE POSTAGENS
PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA REDES SOCIAIS NO PODER PÚBLICO – DICAS PRÁTICAS DE TEXTOS, FOTOS E VÍDEOS
APLICATIVOS PARA AJUDAR NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
ANÁLISE DE RESULTADOS, PERFORMANCE E MÉTRICAS NAS REDES SOCIAIS
ATENDIMENTO AO PÚBLICO NAS REDES SOCIAIS
O PAPEL DO ATENDIMENTO NO PODER PÚBLICO
ATENDIMENTO ONLINE
A IMPORTÂNCIA DO BOM ATENDIMENTO NAS REDES SOCIAIS
TÉCNICAS PARA ATENDIMENTO DE QUALIDADE NO AMBIENTE VIRTUAL
COMO LIDAR COM DIFERENTES TIPOS DE CIDADÃOS NA COMUNICAÇÃO VIRTUAL?
COMO IDENTIFICAR E CORRIGIR FALHAS NO ATENDIMENTO?
REFLEXOS DO ATENDIMENTO NA IMAGEM DO PODER PÚBLICO
NOVO!
IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD) NOS MUNICÍPIOS:
INTRODUÇÃO À LGPD NO CONTEXTO DO PODER PÚBLICO
Objetivo e fundamentos da disciplina de proteção de dados pessoais;
Abrangência da LGPD;
Novos conceitos estabelecidos pela LGPD.
APLICAÇÃO DA LGPD NO PODER PÚBLICO:
Situações em que a LGPD é aplicável;
Situações em que a LGPD NÃO é aplicável.
TRATAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS POR PESSOAS JURÍDICAS DE DIRETO PÚBLICO
INTERFACES E APARENTES CONFLITOS ENTRE A LGPD E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI):
A relação entre a LGPD e a LAI: complementaridades e desafios;
Estratégias para equilibrar transparência e proteção de dados.
DIREITOS GARANTIDOS PELA LGPD AOS TITULARES DOS DADOS
ACESSO À INFORMAÇÃO, ATENDIMENTO DE DEMANDAS E GESTÃO TRANSPARENTE SOB A ÓTICA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
TEMAS DE MAIOR DESTAQUE DA LAI
REGULAMENTAÇÃO DA LAI POR LEGISLAÇÃO LOCAL
Instrutor
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
Caroline Turri
Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito
Thais Krahn
Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.