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2023/1804 – ASSESSORAMENTO E BOM ATENDIMENTO – TÓPICOS RELEVANTES PARA O PODER PÚBLICO

Data de início:

18/04/23

Data de Conclusão:

20/04/23

Objetivos deste treinamento

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$ 990,00 Municípios com Consultoria Jurídica, desconto especial!

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento 14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira: 09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:00min: Turno de Aula

11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

 

INSTITUIÇÃO, IMPLANTAÇÃO E EFETIVO FUNCIONAMENTO DAS OUVIDORIAS EM ÂMBITO MUNICIPAL:

 A IMPORTÂNCIA DA OUVIDORIA COMO MEIO / FERRAMENTA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DO CONTROLE SOCIAL

 POSSIBILIDADE E/OU NECESSIDADE DE INSTITUIÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE OUVIDORIA PARLAMENTAR

 OTIMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS JÁ IMPLANTADAS: PROTOCOLO, OUVIDORIA E SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO – SIC, COM VISTAS AO CUMPRIMENTO DAS LEIS Nº 13.460/2017 E Nº 12.527/2011

DIREITOS DO USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS E DIRETRIZES A SEREM OBSERVADAS PELOS AGENTES PÚBLICOS

MANIFESTAÇÕES DO USUÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

 A RESTRIÇÃO DE ACESSO À IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE, PREVISTA NO ART. 10, § 7º, DA LEI Nº 13.460/2017, E SUA PROTEÇÃO, DE ACORDO COM A LAI:

Informação pessoal – conceito dado pela LAI;

Responsabilidade em caso de indevida divulgação de informação pessoal;

Tratamento de informações pessoais, de acordo com a LAI;

Hipóteses (e respectivos requisitos) em que é possível a divulgação ou o acesso por terceiros a informações pessoais;

Hipóteses em que o consentimento expresso da pessoa a que as informações pessoais se referem não é exigido.

 

CANAIS DE COMUNICAÇÃO E/OU RECEBIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

 ATRIBUIÇÕES, DEVERES E OBRIGAÇÕES DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS

 TRATAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES RECEBIDAS PELA OUVIDORIA:

Princípios a serem observados nos procedimentos administrativos relativos à análise das manifestações;

Efetiva resolução das manifestações;

Possibilidade de a Ouvidoria solicitar informações e esclarecimentos diretamente a agentes públicos do órgão ou entidade a que se vincula;

Prazo para resposta às solicitações da Ouvidoria;

Prazos para encaminhamento da decisão administrativa final / resposta ao usuário.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES COM VISTAS A BOAS PRÁTICAS NO PODER PÚBLICO
Como preparar equipes para as atividades cotidianas no poder público
Gestão de equipes de trabalho (servidores, técnicos, assessores)
Como se atualizar nas melhores práticas para gestão de equipes

A IMPORTÂNCIA DA LIDERENÇA NO PODER PÚBLICO:
Liderança e engajamento
Como reconhecer talentos e aprimorar capacidades de acordo com os perfis das equipes
Motivação x Execução de tarefas
Práticas que motivam e as que desmotivam as equipes
Trabalho em equipe como via de mão dupla para engajamento
Como gerenciar crises, conflitos e de jogos de poder

FISCALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE TAREFAS
Como preparar equipes eficientes nas atividades do poder público
Plano de trabalho para equipes
Engajamento de equipes no poder público

COMO APRIMORAR A QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES

TÉCNICAS PARA CAPACITAÇÃO DE EQUIPES
Da capacitação a execução de tarefas

COMO PREPARAR EQUIPES PARA O ATENDIMENTO AO CIDADÃO E A OUTRAS EQUIPES INTERNAS
Atendimento ao cidadão começa no atendimento interno de qualidade
Treinamentos e Qualificação de equipes

EXECUÇÃO DE TAREFAS
Como aprimorar conhecimentos e capacidades
Técnicas para executar tarefas com eficiência

ATENDIMENTOS EFICAZES NO PODER PÚBLICO
Copa e Serviços Gerais
Secretarias e Atendimento Externo
Como acompanhar a execução das tarefas de equipes

TÉCNICAS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Como identificar perfis de pessoas
Como atuar em atendimentos eficazes com vistas a engajar o cidadão e outras equipes no poder público

ATUALIZAÇÕES E APERFEIÇOAMENTO NO TRABALHO PARA SERVIDORES, ASSESSORES E DEMAIS EQUIPES NO PODER PÚBLICO

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO PODER PÚBLICO

TEMAS RELEVANTES DE GESTÃO, ASSESSORAMENTO, FISCALIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS:

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – COMPREENSÃO E APLICAÇÃO NO DIA A DIA DO SERVIÇO PÚBLICO

DESTAQUE! NOVO!
PRIMEIRAS ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE A LEI Nº 14.540, DE 03 DE ABRIL DE 2023, QUE INSTITUI O PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO SEXUAL E DEMAIS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL E À VIOLÊNCIA SEXUAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRETA E INDIRETA, FEDERAL, ESTADUAL, DISTRITAL E MUNICIPAL

TÓPICOS RELEVANTES DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE PESSOAL

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Lisiane Wolf

Graduação em Administração de Empresas pela UFRGS Profissional com 24 anos de experiência de mercado em empresas nas áreas: financeira, comunicação, telecomunicações, serviços e tecnologia.

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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