
MÓDULO 1 – Curso de Comunicação Eficiente no Poder Público
Objetivos do Curso
identificar habilidades comunicativas e potencializá-las, além de corrigir erros que dificultam e comprometem a comunicação no contexto do poder público.
Desenvolver uma comunicação oral consciente, confiante, natural e assertiva por meio do autoconhecimento, preparação e prática direcionada.
Conteúdo do Curso
Chave #1: Autoconhecimento
Análise do perfil comunicativo dos participantes.
Gestão da timidez, introspecção, prevenção ou extroversão.
Identificação do estilo de comunicação: formal/informal, analítico/sintético, objetivo | comunicação visual/auditiva.
Chave #2: Preparação Técnica
Estratégias para uma comunicação assertiva na tribuna, em lideranças, reuniões, vídeos, entrevistas, entre outros contextos.
Técnicas de comunicação ativa e escuta ativa.
Desenvolvimento de expressividade, alinhando comunicação verbal e não verbal.
Uso eficaz de recursos vocais para tornar a fala atraente, interessante e persuasiva.
Técnicas para melhorar a dicção, garantindo uma fala clara e objetiva, facilitando a compreensão do interlocutor.
Chave #3: Técnicas Avançadas de Comunicação
Métodos para iniciar e finalizar discursos com impacto.
Administração de emoções, nervosismo e “brancos” durante a fala.
Estratégias para comunicação de improviso com confiança e eficiência.
Metodologia
A metodologia aplicada pela professora Bianca Aydos inclui atividades práticas que envolvem:
Exercícios de fala de improviso e apresentações diante do público.
Filmagem dos participantes no início e ao final do curso para avaliação de desempenho e perfil comunicativo, com feedback personalizado.
A autoavaliação será incentivada, promovendo autoconsciência e mudanças comportamentais no estilo de comunicação.
Importante: Este é apenas o Módulo 1 de um curso completo de comunicação no poder público. A partir de junho, será oferecido o Módulo 2 , com foco em aprofundamento e técnicas avançadas. Não perca a oportunidade de continuar sua jornada de transformação comunicativa!
PARA FAZER O MÓDULO 2 É NECESSÁRIO TER FEITO O MÓDULO UM
Instrutor

Bianca Aydos
Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .
COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA
COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA
COMUNICAÇÃO E USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO E GARANTIR TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO
COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO
O que é a comunicação e como bem se comunicar;
A importância da comunicação no Poder Público e para a prestação de contas do mandato;
Os diferentes tipos de comunicação: verbal e não verbal;
Como as redes sociais transformaram a relação entre o Poder Público e os cidadãos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO
Como criar um plano de comunicação para o Poder Público e para a prestação de contas do mandato;
Definição de objetivos: engajamento, transparência e prestação de contas;
Conhecendo o público: principais interesses e formatos mais eficazes.
PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO
Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.
COMO CONSTRUIR E MANTER O ENGAJAMENTO COM A SOCIEDADE
DICAS E BOAS PRÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
TIPOS DE CONTEÚDOS RELEVANTES
RELATÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA PEQUENAS CIDADES
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS REDES SOCIAIS:
Ferramentas simples para criar e programar postagens;
Delegando funções: como assessores podem auxiliar na gestão;
Monitoramento de resultados: métricas básicas para avaliar o desempenho.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO
Instrutor
ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:
ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:
FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM PESSOAL:
Pagamentos sem amparo legal;
Desvio de função;
Pagamento de insalubridade sem laudo pericial ou com laudo desatualizado;
Acumulação de funções gratificadas e gratificações;
Pagamento de diárias.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE DESPESAS:
Terceirização na Administração Pública;
Planejamento e governança das licitações e das contratações – o que deve ser licitado e o que pode ser contratado diretamente;
Novos princípios licitatórios;
Alocação de riscos;
Garantias;
Prerrogativas da Administração Pública.
FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:
Noções gerais sobre contratos na Administração Pública;
Erro grosseiro do agente público, de acordo com o entendimento do TCU;
Sobrepreço e superfaturamento – diferenças.
Fiscalização e gestão contratual – segregação das funções, atribuições e gestão de conflitos;
Alterações contratuais – jogo de planilha e jogo de cronograma;
Alterações contratuais – reequilíbrio econômico-financeiro, repactuação e reajuste.
Instrutor

Marcelo Spilki
Conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul - AGERGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Certificação profissional em Parcerias Público-Privadas “CP³P – Foundation”. APMG International.