1025/0406 – GESTOR E FISCAL DE CONTRATO – DESIGNAÇÃO, ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADE (módulo específico)

Gestor do Contrato x Fiscal do Contrato; Gestão e Fiscalização da Execução Contratual; Prorrogações e Alterações Contratuais (Aditivos); Sanções Administrativas e Procedimentos de Aplicação; Rescisão/Extinção Contratual; Responsabilidade Subsidiária da Administração por Obrigações Trabalhistas; Boas Práticas de Conformidade e Eficiência na Contratação Pública.

Data de início:

04/06/25

Data de Conclusão:

06/06/25

Gestor e Fiscal de Contrato: Designação, Atribuições e Responsabilidade

O curso "Gestor e Fiscal de Contrato – Designação, Atribuições e Responsabilidade" tem como objetivo capacitar gestores e fiscais para a execução e o controle eficiente das contratações públicas. Nele, serão abordadas as diferenças e responsabilidades entre o gestor do contrato e o fiscal do contrato, a gestão e fiscalização da execução contratual, bem como procedimentos para prorrogações, alterações contratuais (aditivos), sanções administrativas e rescisão ou extinção de contratos. Adicionalmente, o curso discute a responsabilidade subsidiária da administração por obrigações trabalhistas e apresenta boas práticas para garantir conformidade e eficiência na contratação pública.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1390,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 14h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
08h 50min – Credenciamento, Retirada de Material
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: [email protected] FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Destinado a todos os profissionais envolvidos na gestão pública municipal, incluindo Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores Públicos, Agentes Administrativos, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Secretários Municipais, Procuradores Jurídicos, Comissão de Orçamento, Comissão de Licitação, Pregoeiros, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Controladores Internos, Assessoria de Imprensa, Oficiais de Gabinete, telefonistas, recepcionistas, atendentes ao público, técnicos de informática, técnicos em contabilidade, servidores de Procons Municipais, Serviços Gerais e todos os demais profissionais do setor público municipal que buscam aprimoramento e atualização nos temas administrativos, jurídicos, e legislativos.

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Temas Debatidos no Treinamento

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

ASPECTOS GERAIS DA FISCALIZAÇÃO NA LEI Nº 8.666/93 E NA LEI Nº 14.133/2021

O FISCAL DE CONTRATO:
Definição e papel do fiscal de contrato;
Perfil necessário para o exercício da função;
Limites e vedações na atuação do fiscal;
Obrigatoriedade da designação de fiscal para contratos administrativos;
Possibilidade de designação de mais de um fiscal e suas implicações;
Espécies de fiscais de contratos e suas atribuições;
O agente público pode recusar a designação?

SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES NA GESTÃO E NA FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL:
Importância da segregação de funções;
Diferenças entre gestor e fiscal de contrato;
Designação do gestor e do fiscal.

O GESTOR DE CONTRATO:
Definição e papal do gestor de contrato;
Principais atribuições na condução da execução contratual;
O agente público pode recusar a designação?

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS PARA A FISCALIZAÇÃO E GESTÃO CONTRATUAL:
Diretrizes para fiscalização e gestão de contratos de compras e serviços;
Documentação essencial fiscalização e gestão de contratos;
Planejamento e realização da reunião inicial com a empresa contratada.

O PAPEL DO PREPOSTO NA EXECUÇÃO CONTRATUAL:
Definição e indicação do preposto;
Atuação e responsabilidades na interface entre a Administração Pública e a empresa contratada.

PRINCIPAIS ROTINAS DA GESTÃO E DA FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL

PROCEDIMENTOS PARA O RECEBIMENTO DE BENS E SERVIÇOS

ALTERAÇÕES CONTRATUAIS:
Unilaterais;
Bilaterais.

REAJUSTE, REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO E REPACTUAÇÃO

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

DURAÇÃO E PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

INFRAÇÕES E APLICAÇÃO DE SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

Instrutor

Bruna Schifino

Advogada, mentora e consultora na área de Licitações. Especialista em Licitações e Contratos Públicos. Experiência de 5 anos como pregoeira na EPTC. Foi Coord. de Setor de Licitações e Procuradora de Municípios.

ASSESSORAMENTO JURÍDICO, RESPONSABILIDADE E ELABORAÇÃO DE PARECER JURÍDICO, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021:

ASSESSORAMENTO JURÍDICO, RESPONSABILIDADE E ELABORAÇÃO DE PARECER JURÍDICO, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021:

 

REQUISITOS PARA A DESIGNAÇÃO DOS AGENTES PÚBLICOS APLICÁVEIS AOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO JURÍDICO

 

O ASSESSORAMENTO JURÍDICO NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

Apoio aos agentes de contratação e à sua equipe de apoio, à comissão de contratação, aos gestores e fiscais de contratos;

Auxílio à instituição de modelos de minutas de editais, de termos de referência, de contratos padronizados e de outros documentos;

Controle prévio da legalidade do processo licitatório;

Controle prévio da legalidade de contratações diretas, acordos, termos de cooperação, convênios, ajustes, adesões a atas de registro de preços, outros instrumentos congêneres e de seus termos aditivos;

Hipótese de dispensa da análise jurídica, com análise e fornecimento de modelo para a edição do respectivo ato pela autoridade jurídica máxima competente;

Auxílio à autoridade competente na elaboração de decisões relativas a recursos e pedidos de consideração;

Atuação na “segunda linha de defesa”.

 

ELABORAÇÃO TÉCNICA DE PARECER JURÍDICO:

Estrutura e elementos indispensáveis de um parecer jurídico;

Linguagem clara, fundamentação adequada e vinculação legal.

 

JURISPRUDÊNCIA SOBRE RESPONSABILIDADE DO PARECERISTA

 

MINUTA DE CONTRATO ADMINISTRATIVO – CLÁUSULAS OBRIGATÓRIAS

 

NOVOS APONTAMENTOS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS EM RELAÇÃO A CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

 

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: