1025/0402 – MÍDIAS SOCIAIS: MAXIMIZANDO O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO DIGITAL

Estratégias Eficientes, Engajamento Cidadão, Transparência e Eficiência Comunicativa, Comunicação Estratégica, Engajamento do Público e Responsabilidade, LGPD e seus Impactos na Comunicação Pública

Código do Curso: 1025/2801

Data de início:

04/02/25

Data de Conclusão:

07/02/25

Objetivos do Treinamento:

O curso "Maximizando o Impacto da Comunicação Digital" oferece estratégias práticas para otimizar a comunicação pública digital, com foco em engajamento cidadão, transparência e eficiência comunicativa. O conteúdo aborda a implementação de comunicação estratégica e responsável, promovendo o engajamento do público de maneira ética e eficaz. Além disso, o curso explora os impactos da LGPD na comunicação pública, destacando boas práticas e adequações necessárias para garantir conformidade e proteção de dados. Ideal para gestores, servidores e equipes de comunicação que desejam aprimorar a interação com a sociedade por meio de canais digitais.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1290,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

LUCAS DALFRANCIS

Lucas Dalfrancis

Jornalista e Pós Graduado em Gestão de Crise e Imagem

Marcelo Spilki

Conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul - AGERGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Certificação profissional em Parcerias Público-Privadas “CP³P – Foundation”. APMG International.

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

COMUNICAÇÃO E USO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO

COMUNICAÇÃO E USO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR AS AÇÕES DO MANDATO

INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO
O que é a comunicação e como bem se comunicar.
A importância da comunicação no mandato público.
Os diferentes tipos de comunicação: verbal e não verbal.
Como as redes sociais transformaram a relação entre o Poder Público e os cidadãos.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO
Como criar um plano de comunicação para o mandato.
Definição de objetivos: engajamento, transparência e prestação de contas.
Conhecendo o público: principais interesses e formatos mais eficazes.

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO
Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.

COMO CONSTRUIR E MANTER O ENGAJAMENTO COM A SOCIEDADE

DICAS E BOAS PRÁTICAS PARA A COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

TIPOS DE CONTEÚDOS RELEVANTES

RELATÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA PEQUENAS CIDADES
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS REDES SOCIAIS
Ferramentas simples para criar e programar postagens.
Delegando funções: como assessores podem auxiliar na gestão.
Monitoramento de resultados: métricas básicas para avaliar o desempenho.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE NA COMUNICAÇÃO
Respeito às normas e leis.
Como evitar a desinformação e promover confiança.
Neutralidade política e foco na população.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PODER PÚBLICO E O FUTURO DA AUTOMAÇÃO GOVERNAMENTAL

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PODER PÚBLICO E O FUTURO DA AUTOMAÇÃO GOVERNAMENTAL

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA)?
Definição e Conceitos Básicos

A EVOLUÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AS REDES SOCIAIS

HISTÓRIA DA IA NO SETOR PÚBLICO

PORQUE O PODER PÚBLICO DEVE ADOTAR IA?
Benefícios: eficiência, redução de custos, agilidade no atendimento ao cidadão

APLICAÇÕES PRÁTICAS DE IA NO PODER PÚBLICO: CASOS PRÁTICOS DE IMPLEMENTAÇÃO EM CIDADES:
Chatbots para Atendimento ao Cidadão
Análise de Dados e Planejamento Urbano
Monitoramento de Obras e Infraestrutura
Fiscalização Tributária e Prevenção de Fraudes
Educação e Saúde Pública
Segurança Pública e Vigilância Urbana
Case Câmara de Vereadores de Porto Alegre

AUTOMAÇÃO NO PODER PÚBLICO
Transformação Digital no Poder Público
Como implementar automação no setor público
Como se beneficiar das novas tecnologias
O uso de automações para melhorar processos no setor público
Tendências Globais

ÉTICA E REGULAMENTAÇÃO

LGPD E TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO: PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA MANTER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

LGPD E TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO: PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA MANTER UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

COMUNICAÇÃO E PODER PÚBLICO

O QUE É A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD)?
PRINCÍPIOS BÁSICOS DA LGPD
SOCIEDADE DA INFORMAÇÀO E LGPD

TRATAMENTO DE DADOS E FINALIDADES NO PODER PÚBLICO
PRINCÍPIO DA FINALIDADE E ADEQUAÇÃO
COMO O PODER PÚBLICO USA OS DADOS
DIREITO DO CIDADÃO A EXCLUSÃO DE DADOS

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E RESPONSABILIDADE
MEDIDAS DE SEGURANÇA NECESSÁRIAS
RESPONSABILIDADE DO CONTROLADOR E DO OPERADOR DE DADOS
COMUNICAÇÃO ATRELADA AO CONSENTIMENTO
USO DE COOKIES E RASTREAMENTO

FERRAMENTAS E BOAS PRÁTICAS PARA CONFORMIDADE
FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CONSENTIMENTO
POLÍTICAS DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO
POR QUE A LGPD É RELEVANTE PARA AS MÍDIAS SOCIAIS?

BOAS PRÁTICAS NAS MÍDIAS SOCIAIS
CONSENTIMENTO DO USUÁRIO
TRANSPARÊNCIA NA COLETA DE DADOS

ESTUDOS DE CASO E EXEMPLOS PRÁTICOS
ANÁLISE DE CASOS REAIS DE CONFORMIDADE E NÃO CONFORMIDADE

Outras opções de cursos: