1025/0104 – MÍDIAS SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO: COMO MELHORAR O ALCANCE DE POSTAGENS E FORTALECER AS REDES SOCIAIS DE VEREADORES E INSTITUIÇÕES:

Estratégias de Conteúdo e Engajamento; Segmentação de Público e Uso de Ferramentas Digitais; Comunicação Transparente e Responsável; Adequação à LGPD e Boas Práticas de Privacidade; Planejamento e Monitoramento de Resultados; Gestão de Crises, Relacionamento com o Cidadão e Aperfeiçoamento Constante.

Código do Curso: 1025/0104

Data de início:

01/04/25

Data de Conclusão:

04/04/25

Mídias Sociais para o Poder Público: Estratégias para Fortalecer a Comunicação e o Alcance Digital

O curso "Mídias Sociais para o Poder Público: Como Melhorar o Alcance de Postagens e Fortalecer as Redes Sociais de Vereadores e Instituições" tem como objetivo capacitar gestores, assessores e equipes de comunicação para aprimorar a presença digital e engajamento do público. O conteúdo abrange estratégias de conteúdo e engajamento, segmentação de público, uso de ferramentas digitais e comunicação transparente e responsável. Além disso, são abordados temas como adequação à LGPD e boas práticas de privacidade, planejamento estratégico, monitoramento de resultados e gestão de crises, garantindo que a comunicação institucional seja eficiente, segura e alinhada às necessidades do setor público.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO AMBIENTE PÚBLICO

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA NO AMBIENTE PÚBLICO

Definição de Comunicação Assertiva:

 

Características e distinção em relação à comunicação passiva e agressiva

Comunicação Estratégica

Planejamento e Direcionamento:

Identificação dos públicos-alvo e mapeamento

Definição de mensagens-chave alinhadas à missão institucional

 

Ferramentas e Técnicas:

Planejamento estratégico de comunicação

Integração entre comunicação interna e externa

Mensuração de Resultados:

Indicadores de desempenho e avaliação de impacto

 

Mídias Sociais na Comunicação Pública

Cenário Atual das Mídias Sociais:

Papel das redes sociais na disseminação de informações públicas

Oportunidades e desafios na comunicação digital

Estratégias de Engajamento:

Criação de conteúdos relevantes e interativos

Gerenciamento de comunidades e relacionamento com o cidadão

Monitoramento e Gerenciamento de Crises:

Técnicas para identificação precoce de problemas

Estratégias de resposta e recuperação da imagem

 

Transparência e Prestação de Contas

Transparência como pilar da comunicação pública e da confiança cidadã

Impacto da transparência na gestão e reputação institucional

Ferramentas e Práticas de Transparência:

 

Integração: Comunicação Assertiva em Prática

Características da Comunicação Assertiva:

Clareza, objetividade e consistência na transmissão de mensagens

Técnicas para expressar ideias e feedback de forma construtiva

Superando Barreiras:

Síntese dos aprendizados e dos conceitos abordados

Implementação e Próximos Passos:

Elaboração de um plano de ação para aplicar os conceitos no dia a dia

Espaço para dúvidas e feedback final

Instrutor

Leandro Olegário

Doutor em Comunicação pela PUCRS com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Graduado em Jornalismo e Processos Gerenciais. Possui experiência em grupos de mídia como Bandeirantes, RBS, Record, TVE, RDC TV e TV Câmara, além de ter empreendido em agência de comunicação e consultoria estratégica. Autor de "Radiojornalismo e Síntese noticiosa" (Metamorfose, 2016) e "Comunicação assertiva: Como desenvolver relações eficazes na rotina acadêmica e corporativa" (Calibra, 2023). Professor universitário desde 2012. II Vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).

COMUNICAÇÃO E OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO
A evolução dos modelos de comunicação: da era dos meios de massa ao ambiente digital;
Transformações nos modos de produção e consumo de informações;
O impacto das redes sociais na comunicação institucional e política;
A participação de agentes públicos no ambiente digital.


OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Quando a comunicação pessoal se confunde com a institucional;
O uso das redes sociais por agentes públicos: desafios e responsabilidades;
Casos concretos e implicações jurídicas da exposição pública;
Estratégias para garantir profissionalismo e ética na comunicação digital.


COMUNICAÇÃO, DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS
As características da desinformação e seu impacto na administração pública;
Como identificar e responder a informações falsas;
O papel da oratória no combate à desinformação;
Estratégias para lidar com a opinião pública em um mundo hiperconectado.


ORATÓRIA E INTERAÇÃO COM A MÍDIA
Técnicas de argumentação e construção de discursos fundamentados;
Como se preparar para entrevistas e depoimentos;
Expressão verbal e corporal na comunicação institucional;
Boas práticas para manter a substituição e a segurança na fala pública.

Instrutor

MARCILENE FORECHI

Doutora e mestre em Educação, com formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Jornalista profissional desde 1995, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de comunicação em empresas privadas e órgãos públicos. Também possui ampla experiência na área cultural, sendo parecerista em diversos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além de coordenar projetos de formação na área do audiovisual. Radialista desde 1992, trabalhou na produção e apresentação de programas culturais e jornalísticos em emissoras como Rádio Universitária FM, CBN Vitória e Gazeta AM. Atualmente, é instrutora no INLEGIS, onde compartilha sua experiência em comunicação, cultura e gestão pública, contribuindo para a formação de profissionais qualificados nessas áreas.

GESTÃO DO TEMPO E DE REUNIÕES NO PODER PÚBLICO – ORIENTAÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO E EFICIÊNCIA:

GESTÃO DO TEMPO E DE REUNIÕES NO PODER PÚBLICO – ORIENTAÇÕES PARA OTIMIZAÇÃO E EFICIÊNCIA:

 

GESTÃO DO TEMPO:

O tempo como variável;

Impactos da procrastinação e da má administração do tempo;

Organização do tempo e definição de prioridades e urgências;

Métodos para priorização de tarefas.

 

TEMPO E PRODUTIVIDADE:

Como evitar distrações e aumentar o foco no trabalho;

O impacto da sobrecarga de informações na eficiência profissional;

Técnicas para otimização do tempo e redução do estresse no ambiente de trabalho.

 

GESTÃO DE REUNIÕES:

Reuniões de trabalho como canal de comunicação;

Tipos de reunião;

Condução de reuniões;

Técnicas para a realização de reuniões produtivas.

 

GESTÃO DE CRISES COM A OPINIÃO PÚBLICA:

Vulnerabilidade às crises no contexto atual;

Tipos de crise;

Como prevenir crises: auditoria de imagem;

Como gerenciar crises: plano de contingência;

O papel dos comitês de crise.

 

COMUNICAÇÃO PÚBLICA:

Opinião pública no contexto atual;

Redes sociais e a mídia do cidadão;

O papel da mídia;

Como se tornar uma fonte confiável de informações;

Imagem e reputação: construção, manutenção e recuperação.

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

TRANSPARÊNCIA X PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NO PODER PÚBLICO:

TRANSPARÊNCIA X PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NO PODER PÚBLICO:

 

A HARMONIA ENTRE A TRANSPARÊNCIA EXIDA PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI) E O SIGILO IMPOSTO PELA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD)

 

LGPD NO CONTEXTO DO PODER PÚBLICO

Importância da efetiva implantação da LGPD nos Municípios;

Objetivo e fundamentos da disciplina de proteção de dados pessoais;

Abrangência da LGPD;

Novos conceitos estabelecidos pela LGPD.

 

APLICAÇÃO DA LGPD NO PODER PÚBLICO:

Situações em que a LGPD é aplicável;

Situações em que a LGPD NÃO é aplicável.

 

TRATAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS POR PESSOAS JURÍDICAS DE DIRETO PÚBLICO

 

DIAGNÓSTICOS A SEREM REALIZADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD

 

PLANO DE AÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

DESTAQUES DO DECRETO INSTITUI O COMITÊ GESTOR DE PROTEÇÃO DE DADOS (CGPD) NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: