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1024/0309 – MÍDIAS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO E TEMAS RELEVANTES PARA O PODER LEGISLATIVO E EXECUTIVO:

Dicas e Orientações para aumentar o engajamento nas redes sociais do Poder Público, Comunicação, Redação de Textos com Qualidade

Código do Curso: 0024/0309

Data de início:

03/09/24

Data de Conclusão:

06/09/24

Objetivos deste treinamento

Capacitar gestores e servidores públicos para o encerramento do ano fiscal, focando na correção de erros, gestão de patrimônio, e cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O curso aborda a finalização de contratos, condutas vedadas pela legislação eleitoral e redação de documentos oficiais, visando a conformidade legal e a eficiência administrativa.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

NOVO! CONFORMIDADE ELEITORAL – CUIDADOS ESSENCIAIS ANTES E DEPOIS DO PLEITO:

NOVO!

CONFORMIDADE ELEITORAL – CUIDADOS ESSENCIAIS ANTES E DEPOIS DO PLEITO:

Compreensão das principais restrições impostas pela legislação eleitoral;

Procedimentos a serem adotados para garantir o cumprimento das vedações.

 

CONDUTA DE AGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM PERÍODO ELEITORAL:

Regras específicas para a atuação dos agentes públicos durante o ano eleitoral;

Orientações sobre atividades permitidas e proibidas.

 

PUBLICIDADE DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAIS EM ANO ELEITORAL:

Normas sobre publicidade institucional durante o período eleitoral;

Exceções e situações que exigem atenção especial para evitar infrações.

 

PENALIDADES POR PRÁTICAS DE CONDUTAS VEDADAS:

Sanções previstas para o descumprimento das normas eleitorais;

Exemplos de infrações e suas consequências legais.

 

ATUAÇÃO RESPONSÁVEL DOS AGENTES PÚBLICOS:

Ética e responsabilidade no período eleitoral;

Papel dos agentes políticos e dos servidores públicos na garantia da integridade do processo eleitoral;

Prevenção de condutas vedadas e conflitos de interesse.

 

ESTRATÉGIAS PARA COMBATER FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

 

MUDANÇAS NAS LEIS ELEITORAIS DE 2024 – PRINCIPAIS DESTAQUES

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E O USO DAS REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR A VISIBILIDADE DAS AÇÕES E PARA PRESTAR CONTAS DO MANDATO CONFERIDO PELA POPULAÇÃO:

COMUNICAÇÃO PÚBLICA E O USO DAS REDES SOCIAIS PARA AMPLIAR A VISIBILIDADE DAS AÇÕES E PARA PRESTAR CONTAS DO MANDATO CONFERIDO PELA POPULAÇÃO:

 

O QUE ESPERAR DA COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS REDES SOCIAIS EM 2024:

Autenticidade;

Comunidades;

Vídeos curtos;

Comunicação simples e rápida;

Atendimento ao cidadão;

Newsletter e curadoria de conteúdos.

 

ENTENDENDO A JORNADA DOS CIDADÃOS NAS REDES SOCIAIS PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO

 

NOVIDADES PARA 2024 NAS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS DO BRASIL:

Facebook;

Instagram;

Youtube;

X (Twitter);

Tiktok.

 

WHATSAPP:

Whatsapp como canal de atendimento em tempo real;

Comunidades com alto poder de engajamento;

Melhores práticas na utilização do Whatsapp na comunicação digital;

Novidades no Whatsapp em 2024.

 

MELHORES PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS EM 2024:

Vídeo;

Foto;

Conteúdo.

 

PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA DOMINAR AS REDES SOCIAIS EM 2024

 

ANÚNCIO E TRÁFEGO PAGO

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO NO PODER PÚBLICO – PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA UM ATENDIMENTO EFICIENTE E DE ALTA QUALIDADE:  

ATENDIMENTO AO CIDADÃO NO PODER PÚBLICO – PRÁTICAS ESSENCIAIS PARA UM ATENDIMENTO EFICIENTE E DE ALTA QUALIDADE:

 

PRINCÍPIOS DO BOM ATENDIMENTO:

A importância de um atendimento eficiente e de alta qualidade pelos Poderes Legislativo e Executivo;

Princípios fundamentais do bom atendimento na prática;

Atendimento eficiente e de alta qualidade e seus reflexos na imagem e na reputação da instituição;

O papel dos Gestores Públicos na qualificação do atendimento ao cidadão.

 

COMO LIDAR COM SITUAÇÕES DESAFIADORAS NO ATENDIMENTO:

Antecipação e reconhecimento de situações que podem ser desafiadoras no atendimento ao cidadão – principais gatilhos/origens de conflitos no atendimento;

Técnicas de comunicação para lidar com reclamações, críticas e demandas complexas;

Estratégias de gestão de conflitos e resolução de problemas no atendimento ao cidadão;

Oitiva qualificada;

Como transmitir empatia e demonstrar interesse genuíno nos problemas dos cidadãos;

O que fazer quando o cidadão tem razão, mas o atendimento não possui meios para auxiliar.

 

ATENDIMENTO PRESENCIAL, POR TELEFONE E POR E-MAIL:

Particularidades e melhores práticas do atendimento presencial;

A importância da comunicação não verbal, da postura e da linguagem corporal no atendimento presencial;

Particularidades e melhores práticas do atendimento telefônico;

A importância do tom de voz e da escuta ativa na resolução de problemas por telefone;

Estratégias eficazes para lidar com solicitações e comunicações por e-mail.

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

NOVO! EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ÁREAS ESPECÍFICAS DA GESTÃO PÚBLICA NOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAIS:  

NOVO!

EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ÁREAS ESPECÍFICAS DA GESTÃO PÚBLICA NOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAIS:

 

ADMINISTRAÇÃO DA TESOURARIA E DO ATIVO DISPONÍVEL

 

AUDITORIA NOS SALDOS ELEVADOS EM CAIXA

 

AUTORIZAÇÃO E PERMISSÕES DE ACESSO AO MÓDULO DA TESOURARIA

 

CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS

 

CIRCULARIZAÇÃO BANCÁRIA:

Aspectos práticos;

As suas consequências na gestão pública;

Importância de o Presidente do Poder Legislativo conhecer essa prática da Administração Pública.

 

CONTROLE DAS DESPESAS EM RELAÇÃO À ORDEM CRONOLÓGICA DE PAGAMENTOS

 

PRINCIPAIS INCONFORMIDADES DETECTADAS PELO TCE-RS – CASOS PRÁTICOS DE ACHADOS DE AUDITORIA NOS MUNICÍPIOS DO RS

 

SUGESTÕES DE ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO DA TESOURARIA E DO ATIVO DISPONÍVEL

 

AUSÊNCIA DE RECONHECIMENTO DE PROVISÕES RELATIVAS ÀS DEMANDAS JUDICIAIS E EVIDENCIAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS CONTINGENTES

 

SUGESTÕES DE ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL NA ÁREA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

 

CONTROLE DAS RECEITAS MUNICIPAIS

 

AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REFERENTE AO CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA

 

DIVERGÊNCIAS DE VALORES REGISTRADOS NOS CONTROLES TRIBUTÁRIOS E CONTÁBEIS – DÍVIDA ATIVA

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES ACERCA DE LEIS FEDERAIS QUE DEVEM SER OBSERVADAS PELOS MUNICÍPIOS

ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES ACERCA DE LEIS FEDERAIS QUE DEVEM SER OBSERVADAS PELOS MUNICÍPIOS

LEI PAULO GUSTAVO

Lei de Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019):

Análise dos impactos da Lei de Liberdade Econômica no ambiente de negócios municipal.

Entendimento das mudanças nas normas de licenciamento e alvarás para atividades locais.

Estratégias para promover a desburocratização e o empreendedorismo no município.

 

Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018):

Abordagem sobre a LGPD e sua aplicação nos órgãos públicos municipais.

Estratégias para garantir a conformidade com as normas de proteção de dados.

Discussão sobre a importância da transparência e segurança na gestão de informações municipais.

 

Marco Legal das Startups (Lei Complementar 182/2021):

Compreensão do Marco Legal das Startups e seu impacto no fomento à inovação local.

Análise das ferramentas oferecidas pela lei para facilitar o ambiente de negócios para startups.

Estratégias para atrair e apoiar empreendimentos inovadores no município.

 

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Alterações da Lei 13.812/2019:

Revisão das alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Abordagem de questões relacionadas à proteção de crianças e adolescentes.

Estratégias para implementar ações que promovam o bem-estar

 

Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006):

Estratégias para captação de recursos e

Casos de sucesso na aplicação da Lei de Incentivo ao Esporte em municípios.

 

 

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA:

TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA:

 

PRINCIPAIS DESTAQUES DA LEI Nº 12.527/2011:

Abrangência;

Princípios e diretrizes de acesso à informação e de transparência pública;

Principais conceitos legais;

Deveres do Estado;

Direitos de quaisquer interessados;

Informações que deverão ser obrigatoriamente divulgadas em site oficial;

Meios de divulgação da informação;

Prazos para conferir o acesso à informação solicitada;

Gratuidade do acesso à informação;

Penalidades aplicáveis em caso de descumprimento da Lei de Acesso à Informação.

 

NECESSIDADE DE COMPLEMENTAÇÃO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PELA LEGISLAÇÃO LOCAL

 

PARTICIPAÇÃO SOCIAL E OUVIDORIAS PÚBLICAS

 

DESTAQUES DA LEI Nº 13.460/2017:

 

CONCEITOS LEGAIS

 

ATRIBUIÇÕES E PRERROGATIVAS DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS

 

TIPOS DE MANIFESTAÇÕES

 

APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DO MANIFESTANTE

 

TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES

 

OBRIGAÇÕES E RELATÓRIOS DE GESTÃO DA OUVIDORIA

 

CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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