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1023/2706 – EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Procolo Público, Técnicas para o Adequado Atendimento dos Usuários de Serviços Públicos, Ferramentas de Comunicação Pública, Redação Oficial e Gabinetes

Data de início:

27/06/23

Data de Conclusão:

30/06/23

Objetivos deste treinamento

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$ 990,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

Temário em construção

 

ATUALIZAÇÃO E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS RELEVANTES SOBRE REDAÇÃO OFICIAL, ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA, APLICÁVEIS A TODOS OS ATOS ADMINISTRATIVOS, NORMATIVOS E LEGISLATIVOS:

 

REDAÇÃO OFICIAL:

 

COMUNICAÇÕES OFICIAIS:

Pronomes de tratamento no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto;

Concordância verbal, nominal e pronominal com os pronomes de tratamento;

Signatários do sexo feminino;

Signatários interinos e substitutos;

Grafia de cargos compostos.

 

CONCEITO, USO CORRETO, CONTEÚDO E FORMATAÇÃO DE DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS E NORMATIVOS:

Padrão ofício – aviso, ofício e memorando;

Apostila;

Ata;

E-mail;

Relatório;

Parecer;

Exposição de motivos;

Deliberação/decisão;

Despacho;

Ordem de serviço, portaria e instrução normativa;

Decreto e resolução.

 

ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA:

Hifenização, em conformidade com o atual acordo ortográfico;

Uso correto de aspas – aplicação e posição em frases contendo citações;

Emprego correto de parênteses e travessão;

Uso correto de vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos, ponto de exclamação e ponto de interrogação;

Emprego correto dos pronomes demonstrativos – esse, este, aquele, etc.

 

CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL

 

REGÊNCIA CORRETA DE VERBOS FREQUENTEMENTE UTILIZADOS EM REDAÇÃO OFICIAL

 

EXPRESSÕES A EVITAR E EXPRESSÕES DE USO

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES COM VISTAS A BOAS PRÁTICAS NO PODER PÚBLICO
COMO PREPARAR EQUIPES PARA AS ATIVIDADES COTIDIANAS NO PODER PÚBLICO
GESTÃO DE EQUIPES DE TRABALHO (SERVIDORES, TÉCNICOS, ASSESSORES)
COMO SE ATUALIZAR NAS MELHORES PRÁTICAS PARA GESTÃO DE EQUIPES

A IMPORTÂNCIA DA LIDERENÇA NO PODER PÚBLICO:
LIDERANÇA E ENGAJAMENTO
COMO RECONHECER TALENTOS E APRIMORAR CAPACIDADES DE ACORDO COM OS PERFIS DAS EQUIPES
MOTIVAÇÃO X EXECUÇÃO DE TAREFAS
PRÁTICAS QUE MOTIVAM E AS QUE DESMOTIVAM AS EQUIPES
TRABALHO EM EQUIPE COMO VIA DE MÃO DUPLA PARA ENGAJAMENTO
COMO GERENCIAR CRISES, CONFLITOS E DE JOGOS DE PODER

FISCALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE TAREFAS
COMO PREPARAR EQUIPES EFICIENTES NAS ATIVIDADES DO PODER PÚBLICO
PLANO DE TRABALHO PARA EQUIPES
ENGAJAMENTO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO

COMO APRIMORAR A QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES

TÉCNICAS PARA CAPACITAÇÃO DE EQUIPES
DA CAPACITAÇÃO A EXECUÇÃO DE TAREFAS

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

NORMAS DA LEI Nº 13.709/2018 – LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) APLICÁVEIS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

NORMAS DA LGPD APLICÁVEIS AO ATENDIMENTO AO PÚBLICO (COLETA, TRATAMENTO, COMPARTILHAMENTO E ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS)

 

CAPACITAÇÃO PARA O APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO E DA FISCALIZAÇÃO, COM VISTAS À PREVENÇÃO DE:

 

I – CRIMES EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, DE ACORDO COM A NOVA LEI DE LICITAÇÕES:

Contratação direta ilegal;

Frustração do caráter competitivo de licitação;

Patrocínio de contratação indevida;

Modificação ou pagamento irregular em contrato administrativo;

Perturbação de processo licitatório;

Violação de sigilo em licitação;

Afastamento de licitante;

Fraude em licitação ou contrato;

Contratação inidônea;

Impedimento indevido;

Omissão grave de dado ou de informação por projetista.

 

II – CRIMES PRATICADOS POR SERVIDORES PÚBLICOS CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Peculato;

Peculato culposo;

Peculato mediante erro de outrem;

Inserção de dados falsos em sistema de informações;

Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações;

Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento;

Emprego irregular de verbas públicas;

Concussão;

Corrupção passiva;

Prevaricação;

Condescendência criminosa;

Advocacia administrativa;

Violência arbitrária;

Abandono de função;

Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado;

Violação de sigilo funcional.

 

III – CRIMES PRATICADOS POR PARTICULARES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL:

Desobediência;

Desacato;

Tráfico de influência, Corrupção ativa;

Subtração ou inutilização de livro ou documento

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

Estimular os gestores a reconhecerem e a identificarem responsabilidades e atribuições frente aos recursos públicos;

Reconhecer conceitos básicos para operar recursos públicos no SUAS;

Refletir sobre a importância dos fluxos e a operacionalização com transparência e ética;

Constitui-se como um momento de reflexão e conhecimento das atribuições e metodologias de atuação para o uso dos recursos públicos no SUAS. 

 

RECURSOS PÚBLICOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Conceitos básicos do SUAS;

Conceituando Recursos Públicos;

Fundos da Assistência Social;

Blocos de Financiamento do SUAS;

Execução dos Recurso de Serviços e Programas;

Reprogramação de Saldos

Sistemas de Prestação de contas

Instrutor

Maria Judite Ludwig

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Políticas Públicas da Assistência Social, Gestão Pública e Família.Conselheira Municipal e Secretária Executiva do CMAS.

 

TEMAS RELEVANTES DE GESTÃO, ASSESSORAMENTO E FISCALIZAÇÃO:

 

COMO AUMENTAR A ARRECADAÇÃO:

 

EMENDAS COLETIVAS

 

OPORTUNIDADES PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

 

APRIMORAMENTO DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA MUNICIPAL, COM BASE NOS PRINCIPAIS APONTES E JULGAMENTOS DO TCE/RS, BEM COMO EM DECISÕES DO TJRS, DO STJ E DO STF, OBJETIVANDO INCREMENTAR A ARRECADAÇÃO E EVITAR A RENÚNCIA DE RECEITAS PRÓPRIAS

 

COBRANÇA DA DÍVIDA ATIVA

 

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS COM BASE NOS PRINCIPAIS APONTES DO TCE/RS:

 

EM RELAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA DO MUNICÍPIO:

Criação de carreira específica para a Administração Tributária;

Formação mínima – requisitos do cargo de fiscal tributário ou auditor fiscal da Fazenda Municipal;

Priorização de recursos.

 

EM RELAÇÃO AO EQUILÍBRIO FISCAL DO MUNICÍPIO

Instrutor

Élinton Alves Correia

Contador, Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, onde atualmente é o Chefe da Divisão de Contratos e Finanças da Secretaria da Fazenda. Também atuou na Divisão de Tecnologia e Projetos da Contadoria e Auditoria Geral do do Estado do RS, como responsável pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas de controle interno da Administração Pública do RS, assim como adequação às Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

RECENTES DECISÕES SOBRE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL E VÍCIOS DE ORIGEM DE LEIS:

 

TEMAS QUE SÓ PODEM SER LEGISLADOS PELA UNIÃO

 

TEMAS QUE PODEM SER LEGISLADOS PELOS MUNICÍPIOS

 

TEMAS QUE SÓ PODEM SER TRATADOS EM PROJETOS DE LEI PROPOSTOS PELO PREFEITO MUNICIPAL

 

TEMAS QUE PODEM SER TRATADOS EM PROJETOS DE LEI PROPOSTOS PELOS VEREADORES, considerando as últimas decisões do STF

 

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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