COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIA: UMA VIA DE MÃO DUPLA
A ARTE DE BEM SE COMUNICAR
COMUNICAÇÃO NA REDE SOCIAL X COMUNICAÇÃO TRADICIONAL
CANAIS DIGITAIS E O FUTURO DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO PERSUASIVA NAS REDES SOCIAIS
CONSTRUINDO SUA “MARCA” PESSOAL NO PODER PÚBLICO
A REDE SOCIAL COMO ALIADA NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM NO PODER PÚBLICO
POR QUE VOCÊ FAZ O QUE VOCÊ FAZ?
CONHEÇA O SEU PÚBLICO E ACERTE NA MENSAGEM
A ARTE DE SER SUCINTO
PREPARAÇÃO ANTECEDE O SUCESSO: PLANEJAMENTO E AÇÃO
LIDERANÇA E ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS
CONSTRUINDO UM AMBIENTE DE CONFIANÇA E SEGURANÇA PARA A AUDIÊNCIA: SEJA EXEMPLO
A DINÂMICA DA REDE SOCIAL
QUAL A MELHOR REDE SOCIAL PARA O PODER PÚBLICO?
COMUNICAÇÃO DIGITAL E REDES SOCIAIS: POTENCIALIZANDO A VISIBILIDADE DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS E O MANDATO POPULAR
COMO DESPERTAR O INTERESSE DA AUDIÊNCIA
PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA REDES SOCIAIS NO PODER PÚBLICO
STORYTELLING: TRANSMITA SUA MENSAGEM COM AUTENTICIDADE
TRANSMITINDO MENSAGENS COMPLEXAS DE FORMA ATRATIVA
O PODER DA COMUNICAÇÃO PARA GERAR CONTEÚDOS
O PODER DA COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL PARA CONTEÚDOS EM VIDEO
APLICATIVOS PARA AJUDAR NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
ANÁLISE DE RESULTADOS, PERFORMANCE E MÉTRICAS NAS REDES SOCIAIS
FACEBOOK E INSTAGRAM PARA VISIBILIDADE E GERAR CONHECIMENTO
WHATS APP E O ALTO PODER DE ENGAJAMENTO
REDE SOCIAL COMO CANAL DE ATENDIMENTO E PERSUASÃO DOS PÚBLICOS
CRIE A “SUA COMUNIDADE”
NOÇÕES GERAIS E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE PARTICIPAÇÃO POPULAR, CONSULTAS E AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:
PARTICIPAÇÃO POPULAR:
A participação popular como pilar da democracia;
Tipos de participação: eleições, petições, protestos, etc;
A importância do engajamento cidadão;
Princípios democráticos e valores subjacentes à participação popular;
Desafios e barreiras à efetiva e eficaz participação popular.
O PAPEL DAS CONSULTAS E DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA TOMADA DE DECISÕES GOVERNAMENTAIS E NOS PROCESSOS LEGISLATIVOS
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS OBRIGATÓRIAS, DE ACORDO COM AS NORMAS DE REGÊNCIA
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:
Definição dos objetivos da audiência;
Divulgação;
Coleta/registro e análise de opiniões e sugestões dos participantes;
O impacto da participação popular na Gestão Municipal.
NORMAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL RELATIVAS À PRESTAÇÃO DE CONTAS
PRINCIPAIS APONTAMENTOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EM RELAÇÃO AOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAIS
NOVO!
A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E A TRANSPARÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
CAMPO DE APLICAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD) E SITUAÇÕES EM QUE ELA NÃO É APLICÁVEL
CONCEITOS ESTABELECIDOS PELA LGPD:
Princípios fundamentais da LGPD, como finalidade, necessidade, transparência e responsabilidade;
Como os princípios orientam o tratamento de dados pessoais.
PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS PELA LGPD
TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS:
Requisitos para o tratamento de dados pessoais;
Tratamento de dados sensíveis;
Tratamento de dados pessoais de crianças e de adolescentes;
Término do tratamento de dados.
DIREITOS DO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS:
DESTAQUE!
RESPONSABILIDADE PELO COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS:
Responsabilidade dos controladores e dos operadores de dados;
Impacto na gestão de dados pessoais.
DESTAQUE!
LGPD E SEUS IMPACTOS NA COMUNICAÇÃO PÚBLICA
CONCILIAÇÃO ENTRE TRANSPARÊNCIA E PRIVACIDADE – como equilibrar a necessidade de transparência pública com a proteção de dados pessoais
NOVO!
APLICAÇÃO DA REDAÇÃO OFICIAL E DA ESCRITA CORRETA NAS ATIVIDADES DOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO:
A RELEVÂNCIA DA ESCRITA À IMAGEM E À REPUTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E DOS AGENTES PÚBLICOS;
A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA PARA A TRANSMISSÃO E A COMPREENSÃO DA MENSAGEM E, POR CONSEQUÊNCIA, PARA A EFICAZ COMUNICAÇÃO COM O CIDADÃO;
ESCRITA E PERSUASÃO.
O PAPEL DO LÍDER NA INSTITUIÇÃO E AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO DESSE PAPEL
AS RELAÇÕES ENTRE LÍDER E LIDERADO EM UM DETERMINADO CONTEXTO
CONTEXTO INSTITUCIONAL, CULTURA E SUBCULTURA NO PODER PÚBLICO
A CULTURA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO POLÍTICA GOVERNAMENTAL
CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA COM ESTRUTURA SAUDÁVEL / FUNCIONAL
DIMENSÃO INTERPESSOAL ÀS HABILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PROCESSO DE INTERAÇÃO
PERCEPÇÃO, AUTOPERCEPÇÃO, PERCEPÇÃO DO OUTRO E EMPATIA
O SER HUMANO, SEUS COMPORTAMENTOS E SUAS ATITUDES
O PROCESSO DE INTERAÇÃO E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
A MOTIVAÇÃO E O INDIVÍDUO – COMPORTAMENTO, NECESSIDADES E MOTIVOS DE FRUSTRAÇÃO
AS REAÇÕES GENERALIZADAS DE FRUSTRAÇÃO E OS SEUS IMPACTOS NOS SERVIDORES
LIDERANÇA NARCISISTA EM UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL TÓXICO E PATOLÓGICO
EMPATIA E LIDERANÇA EMPÁTICA
SEGURANÇA PSICOLÓGICA COMO ALICERCE
O QUE É PRECISO PARA CONSTRUIR SEGURANÇA PSICOLÓGICA
A LIDERANÇA ASSERTIVA E OS RESULTADOS DE UMA GESTÃO
GESTÃO DE CONFLITOS:
TIPOS E CAUSAS DE CONFLITOS NOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO:
CONFLITOS INTERPESSOAIS;
CONFLITOS INTERNOS;
CONFLITOS POLÍTICOS;
CONFLITOS ENTRE OS PODERES.
FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE CONFLITOS:
NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO DE DISPUTAS;
MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO;
ARBITRAGEM;
USO DE TERCEIROS NEUTROS.
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO
ÉTICA NA GESTÃO DE CONFLITOS:
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA GESTÃO DE CONFLITOS;
RESPONSABILIDADE E IMPARCIALIDADE DO GESTOR.
PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO SEXUAL E DEMAIS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL E À VIOLÊNCIA SEXUAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM CONFORMIDADE COM A LEI Nº 14.540/2023:
VISÃO GERAL DA LEI Nº 14.540/2023:
OBJETO;
ABRANGÊNCIA;
OBJETIVOS;
DIRETRIZES DE AÇÕES ESTRATÉGICAS;
ATRIBUIÇÕES.
ORIENTAÇÕES PARA A PREVENÇÃO E O ENFRENTAMENTO / TRATAMENTO AO ASSÉDIO SEXUAL E DEMAIS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL E À VIOLÊNCIA SEXUAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM CONFORMIDADE COM O GUIA LILÁS DA CGU E COM O PARECER Nº 001/2023/PGF/AGU:
Instrutor
Lucelia Ourique
Apaixonada por pessoas e com um estilo motivador sou Lucélia Ourique, Especialista em Gestão de Pessoas, Palestrante, Gestora de RH, Facilitadora de Eneagrama e Autoconhecimento, Consultora de Negócios e RH.
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
Guilherme Stumpf
Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Caroline Turri
Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito
Juliano Viegas
Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.
Thais Krahn
Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.