0025/2901 – O FUNCIONAMENTO DAS CASAS LEGISLATIVAS:

Comunicação Eficaz, Publicidade Legal, Atribuições dos Vereadores, Servidores e Assessores, Normas e Cuidados de Acordo com o TCE, Elaboração de Leis; Orientações para Novos Assessores, Diretores e Servidores (Módulo Reduzido)

Código do Curso: 0025/2901

Data de início:

29/01/25

Data de Conclusão:

31/01/25

Objetivos do Treinamento:

O curso "O Funcionamento das Casas Legislativas" oferece uma abordagem prática e técnica sobre os principais aspectos do funcionamento das câmaras municipais. São temas estratégicos como comunicação eficaz, publicidade legal, e as atribuições de vereadores, servidores e assessores. O curso também detalha normas e cuidados exigidos pelo TCE, elaboração de leis, principais apontes do Tribunal de Contas, liberação de diárias e compras de pequeno valor. Inclui ainda o uso de sistemas do TCE, orientações específicas para novos assessores e diretores, e as mudanças trazidas pela nova Lei de Licitações. Ideal para quem deseja aprimorar a eficiência e conformidade na gestão legislativa.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1090,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A ADEQUADA REALIZAÇÃO DE CONCESSÕES, PAGAMENTOS E PRESTAÇÕES DE CONTAS DE DIÁRIAS:  

O FUNCIONAMENTO DAS CASAS LEGISLATIVAS:

Aula | quarta-tarde

O FUNCIONAMENTO DAS CASAS LEGISLATIVAS:

 

PAPEL DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

 

ESTRUTURA DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL:

Plenário;

Mesa Diretora;

Comissões Permanentes e Comissões Especiais.

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL – PRINCIPAIS DESTAQUES

 

FUNÇÕES, IMPEDIMENTOS E RESPONSABILIDADES DOS VEREADORES

LEGISLATURA

 

SESSÃO LEGISLATIVA:

Ordinária;

Extraordinária.

CONHECIMENTOS MÍNIMOS EXIGÍVEIS PARA O EFICAZ ASSESSORAMENTO E A MODERNA GESTÃO DE GABINETE:

Assessoramento e acompanhamento de requerimentos de informações e indicações;

Assessoramento e acompanhamento de processos legislativos.

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Aula|quinta-manhã

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

 

CONCEITO DE ÉTICA:

Definição de ética e moral;

Ética pessoal versus ética profissional.

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Importância da ética para a Administração Pública;

Código de Ética.

 

DESAFIOS ÉTICOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Conflitos de interesse;

Nepotismo;

Corrupção e suas formas.

 

PROMOÇÃO DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Educação e treinamento contínuos;

Criação de comissões de ética.

Mecanismos de denúncia e proteção ao denunciante.

 

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

TÉCNICAS A PARA A REDAÇÃO E A ALTERAÇÃO DE LEIS:

Aula | quinta-tarde

TÉCNICAS A PARA A REDAÇÃO E A ALTERAÇÃO DE LEIS:

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

 

CONCEITO DE ÉTICA:

Definição de ética e moral;

Ética pessoal versus ética profissional.

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Importância da ética para a Administração Pública;

Código de Ética.

 

DESAFIOS ÉTICOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Conflitos de interesse;

Nepotismo;

Corrupção e suas formas.

 

PROMOÇÃO DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Educação e treinamento contínuos;

Criação de comissões de ética.

Mecanismos de denúncia e proteção ao denunciante.

 

“ANATOMIA” DE UM LEI:

Desdobramento da estrutura legal – epígrafe, ementa, preâmbulo, partes, títulos, capítulos, artigos, parágrafos, incisos, alíneas e itens;

Cláusulas obrigatórias de vigência e de revogação.

 

TÉCNICAS DE REDAÇÃO DE LEIS:

Como redigir uma lei de forma clara, precisa e concisa;

Emprego de linguagem técnica e jurídica;

Como evitar ambiguidades e interpretações equivocadas.

 

RETIFICAÇÃO E REPUBLICAÇÃO DE LEIS:

Correção de erros formais e materiais;

Processo de republicação e seus efeitos.

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA:

 

MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DA UNIÃO

 

MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS

 

MATÉRIAS DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO

 

MATÉRIAS DE INICIATIVA CONCORRENTE

 

REQUISITOS PARA A APRESENTAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES EM PROCESSOS DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS PARA O PODER PÚBLICO Panorama das principais redes sociais utilizadas em pequenas cidades.

Aula | sexta-manhã

Bom Atendimento em Ambientes Digitais e presencial

Diferenças entre atendimento presencial e virtual: principais cuidados.

Postura profissional: linguagem, empatia e humanização no contato online.

Políticas de atendimento: tempo de resposta, padronização e resolução de problemas.

Construindo Engajamento e Relacionamento

Estratégias de aproximação: uso de linguagem clara, enquetes e campanhas participativas.

O papel do bom atendimento no engajamento: como responder comentários, mensagens e dúvidas contribui para a confiança do cidadão.

Boas práticas: criação de pautas relevantes (utilidade pública, serviços, prestação de contas).

Dicas e Boas Práticas de Comunicação

Planejamento de conteúdo: como criar um calendário de postagens alinhado às necessidades da comunidade.

Formatos diversificados: textos, imagens, vídeos, lives e infográficos para diferentes objetivos.

Senso de oportunidade: datas comemorativas, eventos locais e informações sazonais.

Bom Atendimento e Etiqueta Digital

Resposta humanizada: técnicas para acolher críticas, sugestões e reclamações com empatia.

Gerenciamento de situações de crise: manter a calma e oferecer soluções rápidas e coerentes.

Etiqueta digital: uso adequado de emoticons, formalidade vs. informalidade, cuidados com a escrita.

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Outras opções de cursos: