0025/2204 – ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO PARA VEREANÇA E ASSESSORIA: FORTALECENDO MANDATOS E ASSESSORIAS

Limites de Despesa com Pessoal e Alterações na LRF, Emendas Impositivas, Uso Estratégico de Redes Sociais para Divulgar Ações, Elaboração de Leis com Qualidade e Eficiência; Organização, Gestão do Tempo e Reuniões de Trabalho e Mais

Data de início:

22/04/25

Data de Conclusão:

25/04/25

Encontro de Orientação para Vereadores e Assessores: Aprimore seu Mandato e Comunicação

O "Encontro de Orientação para Vereança e Assessoria: Fortalecendo Mandatos e Assessorias" tem como objetivo capacitar vereadores e avaliadores para aprimorar a gestão do mandato e a comunicação institucional. O evento abordará limites de gastos com pessoais e alterações na LRF, emendas impositivas, uso estratégico de redes sociais para divulgação de ações e técnicas para elaboração de leis com qualidade e eficiência . Também serão planejados temas fundamentais como organização e gestão do tempo, planejamento de reuniões de trabalho e boas práticas para tornar o mandato mais eficiente e alinhado às exigências legais .

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL, NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO E NAS COMUNICAÇÕES INTERNAS / INSTRUÇÕES:

Aula | terça-tarde

LINGUAGEM CIDADÃ NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL, NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO E NAS COMUNICAÇÕES INTERNAS / INSTRUÇÕES:

CONCEITO E RELEVÂNCIA DA LINGUAGEM CIDADÃ:

Definição de linguagem cidadã;

Importância para a construção de uma comunicação transparente e inclusiva;

Impacto na percepção dos cidadãos e na imagem institucional.

PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO CIDADÃ:

Transparência;

Acessibilidade;

Participação;

Responsabilidade.

ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM PARA DIFERENTES PÚBLICOS E CONTEXTOS:

Estratégias para identificar e responder às demandas dos diferentes públicos;

Técnicas de adaptação: escolha de vocabulário, tom e estilo comunicativo;

Os limites da comunicação cidadã;

Exemplos práticos: revisão de textos técnicos para uma linguagem mais simples e direta.

RESPEITO À DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL:

Reconhecimento e valorização das diferentes formas de expressão;

Estratégias para uma comunicação inclusiva e culturalmente sensível.

NORMAS E BOAS PRÁTICAS NA COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA

COMUNICAÇÃO INTERNA: FORTALECENDO A CULTURA ORGANIZACIONAL

NORMAS E TÉCNICAS PARA REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS

USO ADEQUADO DE PRONOMES DE TRATAMENTO E FORMAS DE ENDEREÇAMENTO

NORMAS GRAMATICAIS E ORTOGRÁFICAS ESSENCIAIS PARA DOCUMENTOS OFICIAIS

 

ORIENTAÇÕES PARA EVITAR VÍCIOS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS NA COMUNICAÇÃO E NA REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

INTEGRAÇÃO DO ATENDIMENTO PRESENCIAL E DO ATENDIMENTO VIRTUAL NO PODER PÚBLICO:

Aula | quarta-manhã

INTEGRAÇÃO DO ATENDIMENTO PRESENCIAL E DO ATENDIMENTO VIRTUAL NO PODER PÚBLICO:

 

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE SERVIÇOS DIGITAIS:

Etapas do atendimento virtual;

Como facilitar a experiência do usuário no atendimento virtual.

ÉTICA, SEGURANÇA DE DADOS E PRIVACIDADE DO CIDADÃO NO ATENDIMENTO VIRTUAL:

Questões éticas e legais no atendimento ao público via mensagens;

Garantia de privacidade e proteção de dados, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);

Segurança da informação e prevenção de fraudes e ataques cibernéticos.

 

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E TENDÊNCIAS:

Atendimento multicanal e multidispositivo: como ampliar as opções de atendimento virtual e garantir a coerência na experiência dos usuários em diferentes canais e dispositivos;

Inteligência Artificial (IA), Chatbots e Blockchain aplicados ao atendimento.

DESTAQUE!

USO ESTRATÉGICO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA DIVULGAR AÇÕES, PRESTAR CONTAS E PROMOVER EVENTOS:

ESTRATÉGIAS EFICAZES, NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DE MÍDIAS SOCIAIS, PARA DIVULGAR AÇÕES E PRESTAR CONTAS

 

ESTRATÉGIAS EFICAZES, NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS DE MÍDIAS SOCIAIS, PARA PROMOVER EVENTOS – ANTES, DURANTE E APÓS SUA REALIZAÇÃO:

ESTRATÉGIAS PRÉ-EVENTO

COBERTURA EM TEMPO REAL

INTERATIVIDADE E ENGAJAMENTO

CONTEÚDO PÓS-EVENTO

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

RESPONSABILIDADE FISCAL NOS MUNICÍPIOS: A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS:​

Aula | quarta-tarde

RESPONSABILIDADE FISCAL NOS MUNICÍPIOS:

 

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE GASTOS PÚBLICOS:

Relevância do equilíbrio fiscal para a sustentabilidade das contas públicas;

Impactos dos gastos com pessoal na Administração Pública;

Desafios contemporâneos no cenário fiscal.

 

VISÃO GERAL SOBRE A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF)

 

LIMITES DE DESPESA COM PESSOAL

 

FUNDAMENTOS E CÁLCULO DOS LIMITES:

Definição de despesa com pessoal;

Cálculo dos limites.

 

DESTAQUE!

CONTABILIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL – CONTRATAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS – COMPREENDENDO A DECISÃO DO TCE/RS (PROC. Nº 014471-0200/24-0 / PARECER CT COLETIVO Nº 5/2024)

 

CONSEQUÊNCIAS DO EXCEDENTE DOS LIMITES:

Sanções previstas na legislação;

Efeitos do desequilíbrio fiscal sobre a capacidade de investimento.

 

ALTERAÇÕES NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF)

 

EMENDAS IMPOSITIVAS:

 

CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL

 

CONTEXTO POLÍTICO E ORÇAMENTÁRIO:

A relação entre o Poder Legislativo e o Executivo;

Papel das emendas impositivas na democracia e na representatividade.

APRESENTAÇÃO DE EMENDAS IMPOSITIVAS – CRITÉRIOS E LIMITES

 

EXECUÇÃO DAS EMENDAS IMPOSITIVAS

GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO

CONSEQUÊNCIAS DA INEXECUÇÃO DAS EMENDAS IMPOSITIVAS

MEDIDAS CORRETIVAS E DE AJUSTE

Instrutor

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

COMISSÕES PARLAMENTARES – DA TEORIA À PRÁTICA NOS PARLAMENTOS MUNICIPAIS:

Aula|quinta-manhã

COMISSÕES PARLAMENTARES – DA TEORIA À PRÁTICA NOS PARLAMENTOS MUNICIPAIS:

INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE COMISSÕES PARLAMENTARES:
Conceito e finalidade das Comissões Parlamentares;
Importância das Comissões para o processo legislativo municipal;
Comissões Parlamentares permanentes e temporárias.

COMISSÕES PERMANENTES:
Estrutura e funcionamento;
Composição e critérios para nomeação dos membros;
Principais atribuições e competências;
Apreciação de proposições legislativas e emissão de pareceres.

O PAPEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E ALTERAÇÃO DE LEIS

O PAPEL DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

COMISSÕES TEMPORÁRIAS:
Finalidade e natureza das Comissões temporárias;
Procedimentos para criação e dissolução.

COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO (CPIs):
Instauração e composição das CPIs;
Objetivos e atribuições das CPIs;
Procedimentos investigativos;
Direitos e garantias fundamentais dos envolvidos;
Prazo para a conclusão dos procedimentos;
Relatório conclusivo e providências finais;
Envio do relatório ao Ministério Público.

O PAPEL DO PRESIDENTE E DA MESA DIRETORA DA CÂMARA NO PROCESSAMENTO DAS CPIs

EXCELÊNCIA NO ASSESSORAMENTO E NA ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

NOVO!
Boas Práticas na Gestão de Câmaras Municipais, Mobilização de Recursos e Captação de Verbas para o Município  

Aula | quinta-tarde

Boas Práticas na Gestão de Câmaras Municipais, Mobilização de Recursos e Captação de Verbas para o Município  

Organização administrativa, otimização de recursos e eficiência na gestão do legislativo municipal.

Como os vereadores podem articular recursos junto a deputados, senadores e programas federais/estaduais e como este recurso pode ser utilizado e divulgado.

Modelos de gestão eficientes para câmaras municipais.

Planejamento estratégico para a legislação municipal.

Transparência e prestação de contas não legislativas.

Uso da tecnologia na modernização da câmara municipal.

Fundos, convênios e emendas parlamentares: como captar recursos para o município.

O papel da câmara na fiscalização dos recursos públicos.

Parcerias público-privadas (PPPs) e atuação legislativa.

Gestão orçamentária da câmara: limites e possibilidades.

Boas práticas de controle interno e auditorias não legislativas.

Comunicação institucional e relacionamento com a sociedade.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO   FUNDAMENTOS DA TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO:

Aula | sexta-manhã

TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO

 

FUNDAMENTOS DA TRANSPARÊNCIA NO PODER PÚBLICO:

 

CONCEITOS E IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA:

Definição de transparência e seus benefícios para a gestão pública;

Impactos positivos na participação cidadã e no controle social;

Exemplos práticos de transparência na Administração Pública.

 

TRANSPARÊNCIA NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

TRANSPARÊNCIA E SEU PRINCIPAL MARCO LEGAL: A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI):

 

ESTRUTURA E OBJETIVOS DA LAI:

Principais dispositivos da Lei nº 12.527/2011

Direitos dos cidadãos e deveres do Poder Público

Procedimentos para solicitação e disponibilização de informações.

 

PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA NOS MUNICÍPIOS:

 

ESTRUTURA E FUNCIONALIDADES DOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA:

O que são e como funcionam os Portais;

Informações que devem ser disponibilizadas, de acordo com a LAI.

 

CRITÉRIOS E MELHORES PRÁTICAS PARA A GESTÃO DOS PORTAIS:

Integridade, autenticidade e atualidade das informações publicadas;

Usabilidade e acessibilidade dos Portais.

 

TRANSPARÊNCIA NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: LEI COMPLEMENTAR Nº 131/2009 E LEI COMPLEMENTAR Nº 156/2016

 

TRANSPARÊNCIA PROMOVIDA PELAS OUVIDORIAS PÚBLICAS

 

A IMPORTÂNCIA DAS OUVIDORIAS COMO CANAIS DE COMUNICAÇÃO ENTRE GOVERNO E SOCIEDADE

 

DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS:

Barreiras institucionais e culturais na atuação das Ouvidorias;

Estratégias para aprimorar a efetividade e a credibilidade das Ouvidorias.

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

Outras opções de cursos: