0025/1504 – EXCELÊNCIA EM ASSESSORIA LEGISLATIVA E VEREANÇA: DESAFIOS E SOLUÇÕES

ÉTICA E PROBIDADE ADMINISTRATIVA, ORIENTAÇÕES PARA A CORRETA REALIZAÇÃO DE SINDICÂNCIAS, ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL, SERVIDORES E CONCURSOS PÚBLICOS

Data de início:

15/04/25

Data de Conclusão:

17/04/25

Excelência em Assessoria Legislativa e Vereança: Aperfeiçoamento e Boas Práticas

O "Seminário Excelência em Assessoria Legislativa e Vereança: Desafios e Soluções para a Eficiência no Assessoramento Legislativo e no Exercício da Vereança" tem como objetivo capacitar vereadores, assessores e servidores legislativos para desempenharem suas funções com eficiência e segurança jurídica. O evento abordará temas essenciais como excelência na avaliação e na atuação parlamentar, aperfeiçoamento do processo legislativo, técnicas avançadas de redação de documentos e o papel e a responsabilidade das comissões legislativas. Além disso, serão planejados aspectos fundamentais da LGPD, estratégias de comunicação pública, transparência e boas práticas na gestão legislativa, garantindo um mandato mais eficiente e adequado às exigências legais.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

TERÇA-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

QUARTA-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

QUINTA-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

ORIENTAÇÕES PARA A CORRETA REALIZAÇÃO DE SINDICÂNCIAS:  

Aula | terça-tarde

ORIENTAÇÕES PARA A CORRETA REALIZAÇÃO DE SINDICÂNCIAS:

 

VISÃO GERAL:

Conceito e finalidade da Sindicância, do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e do Processo Administrativo Especial (PAE);

Principais diferenças entre Sindicância, PAD e PAE.

 

O PAPEL DOS GESTORES NA APURAÇÃO DE INFRAÇÕES E IRREGULARIDADES

 

PRINCÍPIOS QUE DEVERÃO SER OBSERVADOS NA SINDICÂNCIA, NO PAD E NO PAE

 

SINDICÂNCIA:

 

TIPOS DE SINDICÂNCIA:

Investigativa, preparatória ou inquisitória;

Acusatória, punitiva ou contraditória;

Patrimonial.

 

FASES DA SINDICÂNCIA:

 

INSTAURAÇÃO DA SINDICÂNCIA E DESIGNAÇÃO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE:

Autoridade competente para a instauração;

Meio / instrumento adequado para a instauração da Sindicância e a designação dos membros da Comissão de Sindicância ou Sindicante;

Definição do objeto da Sindicância;

Requisitos, impedimentos e suspeições para compor a Comissão de Sindicância ou Sindicante;

Atribuições da Comissão de Sindicância ou Sindicante;

 

PRAZOS:

Definição do prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Sindicância ou Sindicante;

Contagem do prazo;

Prorrogação e sobrestamento do prazo.

 

INSTRUÇÃO PROCESSUAL / INQUÉRITO ADMINISTRATIVO / COLETA DE PROVAS, DEFESA E RELATÓRIO DA COMISSÃO DE SINDICÂNCIA OU SINDICANTE

 

SOLUÇÃO / DECISÃO / JULGAMENTO DA AUTORIDADE COMPETENTE

 

PENALIZAÇÕES CABÍVEIS EM SINDICÂNCIA

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

CONFORMIDADE E APRIMORAMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:  

Aula|quarta-manhã

CONFORMIDADE E APRIMORAMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

 

EQUILÍBRIO ENTRE A TRANSPARÊNCIA PARA O CONTROLE SOCIAL E A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS:

Visão geral;

Fundamentos Legais;

Boas práticas.

 

CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DE ACORDO COM A CARTILHA “ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA – O QUE PUBLICAR NO PORTAL? ORIENTAÇÕES PARA PREFEITURAS E CÂMARAS” (edição 2021) DO TCE/RS:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e veículos;

Recursos humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis.

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

EXCELÊNCIA NO ASSESSORAMENTO E NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA:  

Aula | quarta-tarde

EXCELÊNCIA NO ASSESSORAMENTO E NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA:

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO E SEUS PRINCIPAIS ÓRGÃOS

 

PAPEL DO ASSESSOR NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A TOMADA DE DECISÕES.

 

ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DOS VEREADORES

 

PAPEL E RESPONSABILIDADE DAS COMISSÕES LEGISLATIVAS:

 

INTRODUÇÃO:

Conceito e finalidade das Comissões Parlamentares;

Importância das Comissões para o processo legislativo municipal;

Comissões Parlamentares permanentes e temporárias.

 

COMISSÕES PERMANENTES:

Estrutura e funcionamento;

Composição e critérios para nomeação dos membros;

Principais atribuições e competências;

Apreciação de proposições legislativas e emissão de pareceres.

 

O PAPEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E ALTERAÇÃO DE LEIS

 

O PAPEL DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

 

COMISSÕES TEMPORÁRIAS:

Finalidade e natureza das Comissões temporárias;

Procedimentos para criação e dissolução.

 

COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO (CPIs):

Instauração e composição das CPIs;

Objetivos e atribuições das CPIs;

Procedimentos investigativos;

Direitos e garantias fundamentais dos envolvidos;

Prazo para a conclusão dos procedimentos;

Relatório conclusivo e providências finais;

Envio do relatório ao Ministério Público.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE SERVIDORES E CONCURSOS PÚBLICOS

Aula|quinta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE SERVIDORES E CONCURSOS PÚBLICOS

 

SERVIDORES E EMPREGADOS PÚBLICOS:

Agentes políticos;

Servidores públicos;

Empregados públicos;

Militares;

Particulares em colaboração com a Administração Pública.

 

PRINCIPAIS FORMAS DE INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO

 

CONCURSOS PÚBLICOS, DE ACORDO COM O “MANUAL DE BOAS

PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO

DE CONCURSOS PÚBLICOS

E PROCESSOS SELETIVOS

PÚBLICOS” DO TCE/RS:

 

FUNDAMENTOS E PLANEJAMENTO DE CONCURSOS PÚBLICOS:

Definição e importância dos concursos públicos (art. 37 da CF/);

Diferença entre concurso público e processo seletivo.

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO PARA REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO:

Verificação da necessidade de pessoal e impacto financeiro;

Levantamento de cargos e empregos públicos.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Composição;

Impedimentos legais para participação na organização do concurso;

Responsabilidades e boas práticas na fiscalização do concurso.

 

RESERVA DE VAGAS E POLÍTICAS DE INCLUSÃO:

Reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD);

Cotas para negros, pardos e indígenas;

Critérios para isenções de taxas de inscrição.

 

EDITAL, EXECUÇÃO E BOAS PRÁTICAS NA REALIZAÇÃO DO CONCURSO:

 

ESTRUTURAÇÃO E PUBLICIDADE DO EDITAL

 

ESCOLHA DA BANCA EXAMINADORA:

Formas de execução: contratação de banca externa x realização interna;

Critérios para seleção da banca examinadora;

Importância da publicidade na divulgação da banca.

 

APLICAÇÃO DAS PROVAS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

 

NOMEAÇÃO E VALIDADE DO CONCURSO:

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE CADASTRO DE RESERVA

Instrutor

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

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