0025/1405 – SEMINÁRIO DE BOAS PRÁTICAS LEGISLATIVAS E DE FISCALIZAÇÃO – CAPACITAÇÃO E EXCELÊNCIA PARA VEREADORES E ASSESSORES:

Competência Legislativa Municipal; Redação Oficial; Redação de Leis; Processo Legislativo, Sessões Plenárias e Audiências Públicas; Transparência e Acesso à Informação - Regularização e Fiscalização dos Portais da Transparência.

Data de início:

14/05/25

Data de Conclusão:

16/05/25

Seminário de Boas Práticas Legislativas e de Fiscalização: Redação, Transparência e Processo Legislativo

O "Seminário de Boas Práticas Legislativas e de Fiscalização – Capacitação e Excelência para Vereadores e Assessores" tem como objetivo qualificar agentes públicos para uma atuação legislativa eficaz, transparente e em conformidade com as normas legais. O conteúdo contempla competência legislativa municipal, técnicas de redação oficial e de elaboração de leis, etapas do processo legislativo, condução de sessões plenárias e audiências públicas . Também serão abordadas ações externas à transparência e ao acesso à informação, com foco na regularização e fiscalização dos Portais da Transparência , promovendo boas práticas e responsabilidade institucional.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1290,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: [email protected] FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Destinado a todos os profissionais envolvidos na gestão pública municipal, incluindo Prefeitos, Vice-Prefeitos, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores Públicos, Agentes Administrativos, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Secretários Municipais, Procuradores Jurídicos, Comissão de Orçamento, Comissão de Licitação, Pregoeiros, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Controladores Internos, Assessoria de Imprensa, Oficiais de Gabinete, telefonistas, recepcionistas, atendentes ao público, técnicos de informática, técnicos em contabilidade, servidores de Procons Municipais, Serviços Gerais e todos os demais profissionais do setor público municipal que buscam aprimoramento e atualização nos temas administrativos, jurídicos, e legislativos.

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Temas Debatidos no Treinamento

REDAÇÃO DE LEIS COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA

Aula | quarta-tarde

REDAÇÃO DE LEIS COM QUALIDADE E EFICIÊNCIA

 

FUNDAMENTOS DA REDAÇÃO LEGISLATIVA:

 

CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA REDAÇÃO LEGISLATIVA:

Finalidade da norma: segurança jurídica e governança pública;

Impactos sociais e administrativos de texto mal redigido.

 

PRINCÍPIOS DA BOA REDAÇÃO NORMATIVA

 

LINGUAGEM JURÍDICA E ACESSIBILIDADE NA LEGISLAÇÃO

 

ESTRUTURA E TÉCNICA LEGISLATIVA:

Elementos essenciais de um texto normativo – epígrafe, ementa, preâmbulo e dispositivos;

Estrutura formal das leis: parte preliminar, parte normativa e parte final;

O uso de artigos, incisos, parágrafos, alíneas e itens.

 

LEI COMPLEMENTAR FEDERAL Nº 95/1998 E NORMAS DE REDAÇÃO LEGISLATIVA:

Objetivos e aplicação da Lei Complementar nº 95/1998;

Princípios de clareza, precisão e ordem lógica na redação das leis;

Estruturação dos dispositivos normativos segundo a Lei Complementar nº 95/1998;

Classificação normativa e relação entre leis e decretos.

 

TÉCNICAS PARA A ALTERAÇÃO DE LEIS:

Revogação (expressa e tácita) e repristinação;

Alteração de artigos – inclusão, exclusão e nova redação;

Alteração de unidades em que se desdobra o artigo – inclusão, exclusão e nova redação de parágrafos, incisos, alíneas e itens.

 

TÉCNICAS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE LEIS:

Definição;

Ferramentas para unificar múltiplas alterações

Como elaborar versão consolidada sem erros de numeração

 

COMO ELABORAR A JUSTIFICATIVA OU JUSTIFICAÇÃO DE PROJETOS DE LEI:

Estrutura argumentativa – diagnóstico, objetivos, impactos;

Linguagem persuasiva e alinhamento à política pública.

 

O PAPEL DOS VEREADORES NA FISCALIZAÇÃO E NA REDAÇÃO DE NORMAS MUNICIPAIS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL

Aula|quinta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL:

 

VISÃO GERAL:

 

SESSÃO ORDINÁRIA

 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

SESSÃO PLENÁRIA

 

PROCESSO LEGISLATIVO:

 

CONCEITOS FUNDAMENTAIS:

Definição de “processo legislativo”;

Papel e função das leis municipais;

Tipos ou espécies legislativas.

 

FASES DO PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO:

 

FASE INTRODUTÓRIA OU INICIATIVA:

 

INICIATIVA:

Iniciativa comum ou concorrente;

Iniciativa reservada, exclusiva ou privativa;

Iniciativa vinculada.

 

FASE CONSTITUTIVA:

 

ABERTURA DO PROCESSO LEGISLATIVO

 

DISCUSSÃO DO PROJETO LEGISLATIVO:

Leitura em sessão plenária;

Encaminhamento para as Comissões;

Análise e parecer da assessoria jurídica;

Audiência pública;

Publicidade dos pareceres; Encaminhamento para a sessão plenária.

 

EMENDAS PARLAMENTARES:

Requisitos, considerando a matéria tratada;

Tipos ou espécies;

Momento para a sua apresentação.

 

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO EM PLENÁRIO:

Quórum;

Dinâmica das sessões legislativas;

Técnicas de argumentação e convencimento;

Votação.

 

APRECIAÇÃO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL:

Papel do Chefe do Poder Executivo na elaboração das leis.

 

SANÇÃO EXPRESSA E SANÇÃO TÁCITA

 

TIPOS OU ESPÉCIES DE VETO

 

APRECIAÇÃO DE VETO TOTAL OU PARCIAL

FASE COMPLEMENTAR OU INTEGRADORA:

 

PROMULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO:

Formalidades após a aprovação;

Quem deve promulgar, caso o Chefe do Poder Executivo não o faça;

Prazos e veículos de publicação;

Efeitos da publicação, de acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lindb);

Penalidades em caso de não publicação

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

PRINCIPAIS E RECENTES APONTAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS, COM VISTAS A GARANTIR CONFORMIDADE E EVITAR GLOSAS, EM RELAÇÃO A LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Aula | quinta-tarde

PRINCIPAIS E RECENTES APONTAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS, COM VISTAS A GARANTIR CONFORMIDADE E EVITAR GLOSAS, EM RELAÇÃO A LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

TÓPICOS RELEVANTES DO “GUIA DE GOVERNANÇA E GESTÃO DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS – Seis práticas (descomplicadas) para órgãos e entidades municipais”, de 2024, do TCE/RS

TÓPICOS RELEVANTES DA “CARTILHA / ORIENTAÇÕES TÉCNICAS CONTRATAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO MUNICIPAL (VERSÃO 1.0)”, de 2024, do TCE/RS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:  

Aula | sexta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA:

 

EQUILÍBRIO ENTRE TRANSPARÊNCIA E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS:

Visão geral;

Fundamentos Legais;

Boas práticas.

 

CORREÇÕES DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DE ACORDO COM A CARTILHA “ACESSO À INFORMAÇÃO NA PRÁTICA – O QUE PUBLICAR NO PORTAL? ORIENTAÇÕES PARA PREFEITURAS E CÂMARAS” (edição 2021) DO TCE/RS:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e veículos;

Recursos humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis.

 

DEBATES E ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: