0025/1203 – ENCONTRO DE LEGISLATIVOS:

Redação e Competência Legislativa, Organização de Gabinete e Assessoramento, Principais Apontes do TCE, Comunicação e Transparência na Atuação Parlamentar, Prevenção de Irregularidades e Improbidade e Boas Práticas

Código do Curso: 0025/1203

Data de início:

12/03/25

Data de Conclusão:

14/03/25

50° Encontro de Legislativos: Capacitação em Gestão, Transparência e Fiscalização

O "50° Encontro de Legislativos" é um evento destinado a vereadores, assessores e gestores públicos, proporcionando um espaço de capacitação e troca de experiências sobre as melhores práticas na atividade legislativa. O encontro abordará temas essenciais como ética e probidade administrativa, redação e competência legislativa, organização de gabinete e avaliação, além de planejamento e controle de despesas. Também serão discutidos os principais apontamentos do TCE, estratégias de comunicação e transparência na atuação parlamentar, bem como a prevenção de irregularidades e improbidade. O módulo divulgado ainda boas práticas de controle e fiscalização para garantir uma gestão eficiente e conformidade às exigências legais.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1390,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Setor de Patrimônio e almoxarifado e demais profissionais interessados no tema.

Informações sobre a próxima data? Cadastre-se

Temas Debatidos no Treinamento

PRINCIPAIS APONTAMENTOS, JULGAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE E DOS TRIBUNAIS

Aula | terça-tarde

CONTROLES INTERNOS MUNICIPAIS, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E COM A RESOLUÇÃO Nº 936/2012 DO TCE/RS

FUNDAMENTOS DO CONTROLE INTERNO:
Definição e finalidade do Controle Interno na Administração Pública;
Controle Interno x Controle Externo: diferenças e complementaridades;
Impacto do Controle Interno na governança e na transparência pública.

PRINCÍPIOS DO CONTROLE INTERNO

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL – EIXOS DE ATUAÇÃO:
Funções e responsabilidades do Controle Interno;
Relação do Controle Interno com os demais órgãos da Administração.

INSTRUMENTOS E ÁREAS DE ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO:

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO:
Plano Anual de Trabalho do Controle Interno;
Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

CONTROLE DA GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

CONTROLE DAS CONTRATAÇÕES, DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS E DA GESTÃO PATRIMONIAL

CONTROLE NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CONTROLE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PROCEDIMENTOS DE VERIFICAÇÃO:
Técnicas de auditoria e controle: prevenção de irregularidades;
Auditoria de conformidade e auditoria operacional;
Checklists e planos de ação para mitigação de riscos.

VISÃO DOS TRIBUNAIS

Instrutor

Camila Tagliani Carneiro

Advogada, Doutora em Direito pela a universidade de Sevilla, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS - especialista em direito penal econômico pela Unisinos e em direito administrativo e gestão pública pela Fundacao Escola Superior do Ministério Publico- FMP. Certificação CP3P Fundation - pela APMG internacional e em ESG pelo Centro de tecnologia de edificações- CTE. Consultora jurídica em projetos estruturados para governos. Experiência em assessoria jurídica nos âmbitos municipal, estadual e federal.

ÉTICA E PROBIDADE ADMINISTRATIVA e TÉCNICAS A PARA A REDAÇÃO E A ALTERAÇÃO DE LEIS:

Aula|quarta-manhã

TÉCNICAS A PARA A REDAÇÃO E A ALTERAÇÃO DE LEIS:

 

“ANATOMIA” DE UM LEI:

Desdobramento da estrutura legal – epígrafe, ementa, preâmbulo, partes, títulos, capítulos, artigos, parágrafos, incisos, alíneas e itens;

Cláusulas obrigatórias de vigência e de revogação.

 

TÉCNICAS DE REDAÇÃO DE LEIS:

Como redigir uma lei de forma clara, precisa e concisa;

Emprego de linguagem técnica e jurídica;

Como evitar ambiguidades e interpretações equivocadas.

 

RETIFICAÇÃO E REPUBLICAÇÃO DE LEIS:

Correção de erros formais e materiais;

Processo de republicação e seus efeitos.

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA:

 

MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DA UNIÃO

 

MATÉRIAS DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS

 

MATÉRIAS DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO

 

MATÉRIAS DE INICIATIVA CONCORRENTE

 

REQUISITOS PARA A APRESENTAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES EM PROCESSOS DE INICIATIVA PRIVATIVA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO 

ÉTICA E PROBIDADE ADMINISTRATIVA

CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL NA GESTÃO PÚBLICA:

Princípios constitucionais da administração pública (art. 37 da CF/1988);

Código de Ética do Servidor Público: diretrizes e aplicação;

Código de Ética Parlamentar.

COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO:

Competências;

Funcionamento;

Papel na prevenção de condutas inadequadas.

 

PROBIDADE ADMINISTRATIVA E LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

 

O QUE É PROBIDADE ADMINISTRATIVA?

Conceito;

Relevância.

A LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (LEI Nº 8.429/1992):

Estrutura;

Principais disposições.

SITUAÇÕES QUE PODEM CONFIGURAR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

Enriquecimento ilícito;

Prejuízo ao erário;

Violação de princípios constitucionais administrativos.

ALTERAÇÕES RECENTES NA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:

 

LEI Nº 14.230/2021 – PRINCIPAIS ALTERAÇÕES:

Necessidade de dolo para caracterização da improbidade;

Prazos de prescrição;

Mudanças nas sanções e penalidades;

Impactos das alterações para os servidores públicos;

Casos concretos e jurisprudência recente.

 

COMO PREVENIR SITUAÇÕES DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

 

O PAPEL DOS AGENTES POLÍTICOS E DOS SERVIDORES NA PROMOÇÃO DA ÉTICA E DA PROBIDADE

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

Aplicação dos Princípios Constitucionais da Administração Pública: aspectos práticos (Art. 37 da CF

Aula | quarta-tarde

Introdução à Administração Pública e seus princípios constitucionais

Conceito e importância

Art. 37 da Constituição Federal

Princípios expressos da Administração Pública

Características gerais

Impacto na gestão pública

Princípio da Legalidade

Estado de Direito e império da lei

Controle administrativo, legislativo e jurisdicional

Princípio da Impessoalidade

Neutralidade na atuação pública

Vedação à promoção pessoal

Princípio da Moralidade

Ética na gestão pública

Honestidade, imparcialidade e lealdade institucional

Princípio da Publicidade

Transparência e acesso à informação

Limitações para evitar promoção pessoal

Princípio da Eficiência

Boas práticas e otimização da gestão

Controle interno e avaliação de resultados

Eficiência na Administração Pública Municipal

Capacitação e qualificação de agentes públicos

Transformação de servidores em gestores

Impactos práticos dos princípios na gestão pública

Exemplos e estudos de caso

Decisões dos Tribunais de Contas

Desafios e soluções na aplicação dos princípios

Barreiras institucionais

Medidas para aprimorar a governança

Reflexões sobre a efetividade dos princípios constitucionais

Estratégias para uma administração mais transparente e eficiente

Debate sobre a evolução da legislação e práticas administrativas

Instrutor

Antonio Augusto Mayer dos Santos

Antônio Augusto Mayer dos Santos

Advogado, Autor (11 livros), Palestrante, Consultor eleitoral, Professor de Direito Eleitoral e Improbidade Administrativa, Articulista em boletins especializados, periódicos, revistas e sites jurídicos, ex-professor de Teoria Geral do Estado, Membro-Consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB/2018), Presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul (2014/2015), Membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (IBRADE).

TÉCNICAS A PARA A REDAÇÃO E A ALTERAÇÃO DE LEIS:
PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL

Aula|quinta-manhã

PROCESSO LEGISLATIVO MUNICIPAL:

 

CONCEITOS FUNDAMENTAIS:

Definição de “processo legislativo”;

Papel e função das leis municipais.

 

FASE DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSIÇÕES:

 

INICIATIVA:

Quem pode propor leis;

Tipos de iniciativa;

Mecanismos de participação popular.

FASE DE TRAMITAÇÃO E DELIBERAÇÃO:

 

COMISSÕES E PARECERES:

Função das Comissões Legislativas;

Elaboração de pareceres.

 

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO EM PLENÁRIO:

Dinâmica das sessões legislativas;

Técnicas de argumentação e convencimento.

 

SANÇÃO, VETO, PROMULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO:

 

APRECIAÇÃO PELO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL:

Papel do Chefe do Poder Executivo na elaboração das leis;

Processo de sanção e veto.

 

PROMULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO:

Formalidades após a aprovação;

Prazos e veículos de publicação.

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Comunicação em tempos de redes sociais: os limites entre o público e o privado O objetivo é refletir sobre o ambiente comunicacional contemporâneo e o poder público a partir de três perspectivas

Aula | quinta-tarde

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O APRIMORAMENTO DA ORATÓRIA E DA COMUNICAÇÃO NOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO

 

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO VERBAL:

Voz, entonação e ritmo: aprimorando a presença vocal;

Construção de discursos envolventes.

 

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL:

Gestos e postura: comunicação não verbal que transmite confiança;

Uso da linguagem corporal para enfatizar a mensagem.

TÉCNICAS DE AUTOCONHECIMENTO, CONTROLE, CONFIANÇA E PREPARAÇÃO:

Controle emocional e nervosismo – técnicas para gerenciar emoções durante a oratória;

Fortalecendo a autoimagem e a autoestima;

Dominando as ferramentas da comunicação;

Conteúdo preparado e técnicas de improvisação.

 

ADAPTANDO A ORATÓRIA A DIFERENTES CONTEXTOS:

Personalização da comunicação para diversos tipos de audiência;

Abordagem específica para cerimônias, eventos e públicos variados.

 

ORATÓRIA EM ENTREVISTAS:

Entrevistas em diferentes mídias;

Como lidar com desafios específicos.

 

ORATÓRIA E PERSUASÃO, COM DESTAQUE AO APRIMORAMENTO DA ORATÓRIA FEMININ

Instrutor

MARCILENE FORECHI

Doutora e mestre em Educação, com formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Jornalista profissional desde 1995, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de comunicação em empresas privadas e órgãos públicos. Também possui ampla experiência na área cultural, sendo parecerista em diversos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), além de coordenar projetos de formação na área do audiovisual. Radialista desde 1992, trabalhou na produção e apresentação de programas culturais e jornalísticos em emissoras como Rádio Universitária FM, CBN Vitória e Gazeta AM. Atualmente, é instrutora no INLEGIS, onde compartilha sua experiência em comunicação, cultura e gestão pública, contribuindo para a formação de profissionais qualificados nessas áreas.

ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:

Aula | sexta-manhã

ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:

 

FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM PESSOAL:

Pagamentos sem amparo legal;

Desvio de função;

Pagamento de insalubridade sem laudo pericial ou com laudo desatualizado;

Acumulação de funções gratificadas e gratificações;

Pagamento de diárias.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE DESPESAS:

Terceirização na Administração Pública;

Planejamento e governança das licitações e das contratações – o que deve ser licitado e o que pode ser contratado diretamente;

Novos princípios licitatórios;

Alocação de riscos;

Garantias;

Prerrogativas da Administração Pública.

FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:

Noções gerais sobre contratos na Administração Pública;

Erro grosseiro do agente público, de acordo com o entendimento do TCU;

Sobrepreço e superfaturamento – diferenças.

Fiscalização e gestão contratual – segregação das funções, atribuições e gestão de conflitos;

Alterações contratuais – jogo de planilha e jogo de cronograma;

Alterações contratuais – reequilíbrio econômico-financeiro, repactuação e reajuste.

Instrutor

Marcelo Spilki

Conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul - AGERGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Certificação profissional em Parcerias Público-Privadas “CP³P – Foundation”. APMG International.

Outras opções de cursos: