ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA

Estratégias Eficientes de Gestão e Fiscalização; Competência; Comunicação Eficaz e Transparência; Boas Práticas de Prestação de Contas e Prevenção de Irregularidades

Data de início:

02/04/25

Data de Conclusão:

04/04/25

Capacitação Técnica para Gestão Pública: Encontro de Atualização para Legislativo e Executivo

O "Grande Encontro de Orientação e Atualização Técnica para Membros dos Poderes Legislativo e Executivo" tem como objetivo capacitar gestores, vereadores e servidores públicos para aprimorar suas competências técnicas e estratégicas. O evento abordará gestão e fiscalização eficientes , atualizações sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021) , além de temas essenciais como redação oficial, competência legislativa e comunicação eficaz . Também serão exploradas boas práticas de prestação de contas, prevenção de irregularidades e aprimoramento da oratória e da comunicação pública , garantindo maior transparência e eficiência na administração pública.

Metodologia

Aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas.

Investimento

R$ 1190,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h:00min – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

Transparência no Poder Executivo e Legislativo, alinhado ao Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

Aula | quarta-tarde

Transparência no Poder Executivo e Legislativo

ConceMarco legal : Lei de Acesso à Informação (Introdução à Transparência Pública
Conceito e importância da transparência na gestão pública
Marco legal: Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº 12.527/2011), Constituição Federal e PNTP
Impactos da transparência no combate à corrupção e no fortalecimento da democracia

Objetivos e diretrizesEixos estratégicos doFortalecimento da governança e da integridadeEngajamento social e participação cidadã Papel do PNTP na promoção da transparência nos Poderes Executivo e LegislativoPrograma Nacional de Transparência Pública (PNTP)
Objetivos e diretrizes do PNTP
Eixos estratégicos do programa
Fortalecimento da governança e da supervisão
Modernização da gestão pública
Engajamento social e participação cidadã
Papel do PNTP na promoção da transparência nos Poderes Executivo e Legislativo

Obrigações de transparência ativa e passiva Publicação de informações sobre licitações , contratos , despesas e receitas Divulgação de dados abertos e relatórios de gestão Portais da Transparência funcionalidades ,Transparência no Poder Executivo
Obrigações de transparência ativa e passiva
Publicação de informações sobre licitações, contratos, despesas e receitas
Divulgação de dados abertos e relatórios de gestão
Portais da Transparência — funcionalidades, importância e exemplos de boas práticas
Desafios na implementação da transparência no Executivo: capacitação de servidores; qualidade e atualização dos dados

Transparência no Poder Legislativo
Especificidades da transparência legislativa
Publicação de agendas, votações, proposições e gastos parlamentares
Acesso a informações sobre comissões e sessões plenárias
Ferramentas de transparência: portais legislativos, sistemas de acompanhamento de projetos e dados abertos sobre orçamento e execução financeira
Desafios e avanços: cultura de abertura de dados e participação cidadã no processo legislativo

Integração entre os Poderes
Colaboração entre Executivo e Legislativo para promoção da transparência
Interoperabilidade de sistemas e compartilhamento de dados
Papel dos órgãos de controle (TCU, CGU e Tribunais de Contas Estaduais e Municipais)

Participação e Controle Social
Importância da sociedade civil no monitoramento da transparência
Ferramentas para engajamento do cidadão: plataformas de denúncias, transporte de informação, aplicativos e tecnologias cívicas
Casos de sucesso de participação social na fiscalização dos Poderes

Desafios e Perspectivas Futuras
Obstáculos à transparência pública no Brasil: falta de capacitação técnica; resistência cultural à abertura de dados
Tendências e inovações: uso de inteligência artificial e big data; transparência em tempo real e governo digital
O papel da educação e da conscientização para a cultura da transparência

Poderes Executivo e Legislativo do Rio Grande do Sul que cumpriram em 2024 o PNTP
O que fizeram para cumprir
Lista de perguntas que serão abordadas nas Auditorias Nacionais de outubro de 2025

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

EXCELÊNCIA NO ASSESSORAMENTO E NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA:  

Aula|quinta-manhã

EXCELÊNCIA NO ASSESSORAMENTO E NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA:

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO E SEUS PRINCIPAIS ÓRGÃOS

 

PAPEL DO ASSESSOR NA ATUAÇÃO LEGISLATIVA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A TOMADA DE DECISÕES.

 

ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DOS VEREADORES

 

PAPEL E RESPONSABILIDADE DAS COMISSÕES LEGISLATIVAS:

 

INTRODUÇÃO:

Conceito e finalidade das Comissões Parlamentares;

Importância das Comissões para o processo legislativo municipal;

Comissões Parlamentares permanentes e temporárias.

 

COMISSÕES PERMANENTES:

Estrutura e funcionamento;

Composição e critérios para nomeação dos membros;

Principais atribuições e competências;

Apreciação de proposições legislativas e emissão de pareceres.

 

O PAPEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E ALTERAÇÃO DE LEIS

 

O PAPEL DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

 

COMISSÕES TEMPORÁRIAS:

Finalidade e natureza das Comissões temporárias;

Procedimentos para criação e dissolução.

 

COMISSÕES PARLAMENTARES DE INQUÉRITO (CPIs):

Instauração e composição das CPIs;

Objetivos e atribuições das CPIs;

Procedimentos investigativos;

Direitos e garantias fundamentais dos envolvidos;

Prazo para a conclusão dos procedimentos;

Relatório conclusivo e providências finais;

Envio do relatório ao Ministério Público.

Instrutor

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

PRESTAÇÃO DE CONTAS E PREVENÇÃO DE IRREGULARIDADES

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA

Aula | quinta-tarde

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA

 

 “ASSUNTOS DE INTERESSE LOCAL” E OUTRAS PREVISÕES CONSTITUCIONAIS DE DETERMINAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS, DE ACORDO COM RECENTES DECISÕES DO STF

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA PRIVATIVA DO PREFEITO MUNICIPAL, DE ACORDO COM PREVISÕES CONSTITUCIONAIS E RECENTES DECISÕES DO STF

 

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE – PROJETOS DE LEIS QUE PODEM SER PROPOSTOS OU EMENDADOS PELOS VEREADORES – REQUISITOS ESTABELECIDOS PELO STF

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS E PREVENÇÃO DE IRREGULARIDADES:

RESOLUÇÕES DO TCE/RS SOBRE PRESTAÇÃO APRECIAÇÃO E JULGAMENTO DE CONTAS:

RESOLUÇÃO Nº 1.134/2020 DO TCE/RS, QUE DISPÕE SOBRE PRAZOS E DOCUMENTOS PARA EXAME DAS CONTAS ANUAIS E ORDINÁRIAS DA ESFERA MUNICIPAL

 

RESOLUÇÃO Nº 1.142/2021 DO TCE/RS, QUE DISPÕE SOBRE OS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS NA APRECIAÇÃO DAS CONTAS ANUAIS, PARA FINS DE PARECER PRÉVIO, E NO JULGAMENTO DAS CONTAS ORDINÁRIAS DOS ADMINISTRADORES E DEMAIS RESPONSÁVEIS POR BENS E VALORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

TRANSPARÊNCIA X PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NO PODER PÚBLICO:

Aula | sexta-manhã

TRANSPARÊNCIA X PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NO PODER PÚBLICO:

 

A HARMONIA ENTRE A TRANSPARÊNCIA EXIDA PELA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI) E O SIGILO IMPOSTO PELA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS (LGPD)

 

LGPD NO CONTEXTO DO PODER PÚBLICO

Importância da efetiva implantação da LGPD nos Municípios;

Objetivo e fundamentos da disciplina de proteção de dados pessoais;

Abrangência da LGPD;

Novos conceitos estabelecidos pela LGPD.

 

APLICAÇÃO DA LGPD NO PODER PÚBLICO:

Situações em que a LGPD é aplicável;

Situações em que a LGPD NÃO é aplicável.

 

TRATAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS POR PESSOAS JURÍDICAS DE DIRETO PÚBLICO

 

DIAGNÓSTICOS A SEREM REALIZADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

ETAPAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD

 

PLANO DE AÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DA LGPD

 

DESTAQUES DO DECRETO INSTITUI O COMITÊ GESTOR DE PROTEÇÃO DE DADOS (CGPD) NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Outras opções de cursos: