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0024/2606 – Módulo Reduzido: ASSESSORAMENTO, ATENDIMENTO, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA O PODER PÚBLICO:

Para Vereadores, Assessores e Servidores do Poder Público - Executivo e Legislativo

Código do Curso: 0024/2606

Data de início:

26/06/24

Data de Conclusão:

28/06/24

Objetivos deste treinamento

Estes cursos são projetados para capacitar profissionais do setor público em áreas críticas. Desde técnicas inovadoras para eventos e cerimônias até o uso estratégico das mídias e comunicação avançada, nosso objetivo é fortalecer a eficiência e impacto das iniciativas governamentais. Através dessas capacitações, os participantes aprenderão a implementar práticas modernas que promovem uma administração mais transparente, engajada e adaptável às demandas atuais, melhorando assim seu desempenho na administração pública.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1090,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
11h:00min – Credenciamento
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO NO PODER PÚBLICO

NOVO!

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO NO PODER PÚBLICO

 

O QUE É QUALIDADE?

 

O QUE É ATENDIMENTO NA GESTÃO PÚBLICA?

 

O QUE PRESSUPÕE CIDADANIA – CENÁRIO ATUAL

 

CONCEITO CIDADÃO 4.0

 

AS NOVAS PERCEPÇÕES DO CIDADÃO PERANTE O ATENDIMENTO

 

OBSERVANDO AS PERCEPÇÕES – SABER OUVIR

 

O QUE AGRADA E DESAGRADA O CIDADÃO

 

EFICAZ X EFICIENTE – QUAIS AS DIFERENÇAS?

 

ENTENDENDO OS CINCO ESTILOS COMPORTAMENTAIS DO CIDADÃO

 

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EFICAZ

 

TÉCNICAS PARA LIDAR COM SITUAÇÕES DE CONFLITO

 

EMPATIA E RESPEITO NO ATENDIMENTO

 

GESTÃO DE EXPECTATIVAS DO CIDADÃO

 

TRATAMENTO DE RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES

 

USO DE TECNOLOGIA NO ATENDIMENTO PÚBLICO

 

BOAS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

 

ATENDIMENTO PRESENCIAL: DICAS PARA UMA ABORDAGEM EFICIENTE

 

ATENDIMENTO ONLINE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

 

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL NO ATENDIMENTO

 

CULTURA ORGANIZACIONAL E ATENDIMENTO AO CIDADÃO

 

CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS POSITIVOS COM O PÚBLICO

 

TRABALHO EM EQUIPE E COLABORAÇÃO NO ATENDIMENTO PÚBLICO

 

GERENCIAMENTO DE TEMPO NO ATENDIMENTO

 

FEEDBACK E MELHORIA CONTÍNUA NO ATENDIMENTO

 

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E INDICADORES DE ATENDIMENTO

 

LEGISLAÇÃO E NORMATIVAS RELACIONADAS AO ATENDIMENTO PÚBLICO

 

CASOS DE SUCESSO EM ATENDIMENTO PÚBLICO

 

PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL: APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS NA PRÁTICA

 

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

O PAPEL DO CERIMONIAL NO PODER PÚBLICO ETIQUETA E PROTOCOLO NO CERIMONIAL PÚBLICO

O PAPEL DO CERIMONIAL NO PODER PÚBLICO
ETIQUETA E PROTOCOLO NO CERIMONIAL PÚBLICO
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS OFICIAIS
TIPOS DE EVENTOS OFICIAIS
ETAPAS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS OFICIAIS

CRONOGRAMA DE EVENTOS OFICIAIS
PRECEDÊNCIA E PROTOCOLO
PRECEDÊNCIA EM EVENTOS OFICIAIS
USO DE BANDEIRAS E BRASÕES
PROTOCOLO DE ENTRADA E SAÍDA DE AUTORIDADES
DISCURSOS E COMUNICAÇÃO
PREPARAÇÃO E ENTREGA DE DISCURSOS

COMUNICAÇÃO EFETIVA COM O PÚBLICO
POSTURA E COMPORTAMENTO DURANTE A FALA PÚBLICA
GESTÃO DE CONVIDADOS E PARTICIPANTES
CONVITES E CONFIRMAÇÕES DE PRESENÇA
ACOMODAÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS CONVIDADOS
ACOLHIMENTO E RECEPÇÃO DOS CONVIDADOS
SERVIÇOS DE APOIO
COORDENAÇÃO E GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO, COMO SEGURANÇA E TRANSPORTE
CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS SERVIDAS NOS EVENTOS OFICIAIS
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
COMPREENSÃO E RESPEITO ÀS TRADIÇÕES CULTURAIS E HISTÓRICAS LOCAIS
APLICAÇÃO DE PROTOCOLOS E ETIQUETAS ESPECÍFICAS EM EVENTOS OFICIAIS TEMÁTICOS
AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS
IDENTIFICAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS DURANTE EVENTOS OFICIAIS
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA ADEQUADAS

Instrutor

Luiz Fernando Muñoz

Relações Públicas, especialista em cerimonial e eventos, um dos mais destacados profissionais da área no RS.

LIDERANÇA E FEEDBACK NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL:

LIDERANÇA E FEEDBACK NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL:

 

CONCEITO DE LIDERANÇA: QUAL O SEU IDEAL DE LIDERANÇA?

 

O PAPEL DO LÍDER NA INSTITUIÇÃO E QUAIS COMPETÊNCIAS SÃO NECESSÁRIAS AO EXERCÍCIO DESSE PAPEL

 

AS RELAÇÕES ENTRE LÍDER E LIDERADO EM UM DETERMINADO CONTEXTO

 

CONTEXTO INSTITUCIONAL, CULTURA E SUBCULTURA NO PODER PÚBLICO

 

A CULTURA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E A GESTÃO POLÍTICA GOVERNAMENTAL

 

CARACTERÍSTICAS DE UM SISTEMA COM ESTRUTURA SAUDÁVEL / FUNCIONAL

 

DIMENSÃO INTERPESSOAL ÀS HABILIDADES DE INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

PROCESSO DE INTERAÇÃO

 

PERCEPÇÃO, AUTOPERCEPÇÃO, PERCEPÇÃO DO OUTRO E EMPATIA

 

O SER HUMANO, SEUS COMPORTAMENTOS E SUAS ATITUDES

 

A MOTIVAÇÃO E O INDIVÍDUO – COMPORTAMENTO, NECESSIDADES E MOTIVOS DE FRUSTRAÇÃO

 

AS REAÇÕES GENERALIZADAS DE FRUSTRAÇÃO E OS SEUS IMPACTOS NOS SERVIDORES

 

TIPOS DE EMPATIA

 

LIDERANÇA NARCISISTA EM UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL TÓXICO E PATOLÓGICO

 

EMPATIA E LIDERANÇA EMPÁTICA

 

UM GRUPO PODE SE TORNAR UMA EQUIPE CONFORME HABILIDADES DO ADMINISTRADOR?

 

COMO DESENVOLVER EQUIPES DE TRABALHO

 

CARACTERÍSTICAS DAS ESQUIPES COM MELHOR PERFORMANCE

 

A LIDERANÇA ASSERTIVA E OS RESULTADOS DE UMA GESTÃO

 

DIMENSÃO INTERPESSOAL E O FEEDBACK

 

TIPOS DE FEEDBACK

 

RETORNO DO FEEDBACK E AS REAÇÕES PESSOAIS

 

PRINCÍPIOS PARA UM FEEDBACK ASSERTIVO

 

METODOLOGIA DO FEEDBACK – PASSO A PASSO

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE, Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

LINGUAGEM CIDADÃ, REDAÇÃO OFICIAL E NORMAS GRAMATICAIS, COM VISTAS AO APRIMORAMENTO DA COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO:

LINGUAGEM CIDADÃ, REDAÇÃO OFICIAL E NORMAS GRAMATICAIS, COM VISTAS AO APRIMORAMENTO DA COMUNICAÇÃO NO PODER PÚBLICO:

 

INFORMAÇÃO X COMUNICAÇÃO

 

LINGUAGEM CIDADÃ: COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL PARA TODOS:

Conceito de linguagem cidadã;

Importância da comunicação acessível na Democracia;

PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL:

Clareza e simplicidade na linguagem;

Adaptabilidade e flexibilidade para diferentes públicos.

 

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EFICAZ:

Uso de linguagem simples e direta;

Evitar jargões e termos técnicos;

Uso de exemplos e analogias para facilitar a compreensão.

 

REDAÇÃO OFICIAL:

 

PRINCÍPIOS, CARACTERÍSTICAS OU ATRIBUTOS DA REDAÇÃO OFICIAL

 

ESTRUTURA DOS PRINCIPAIS DOCUMENTOS OFICIAIS

 

NORMAS GRAMATICAIS A SEREM OBSERVADAS NA REDAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS:

PRONOMES DE TRATAMENTO – Autoridades, Endereçamento, Vocativo e Abreviatura

 

GRAFIA DE CARGOS COMPOSTOS

 

GRAFIA DE NUMERAIS, DATAS E HORÁRIOS

 

CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL

 

REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL

 

VÍCIOS DE LINGUAGEM

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

novo!
PRINCIPAIS APONTAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS:

PRINCIPAIS APONTAMENTOS, JULGAMENTOS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS:

VEDAÇÃO AO NEPOTISMO EM CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:
Aglutinação indevida de objetos;
Dispensa de licitação indevida;
Inexigibilidade de licitação – configuração, instrução, credenciamento, etc.;
Dispensa de licitação para manutenção de veículos automotores.

SISTEMAS:
Não utilização de sistemas de controle;
Atraso ou não alimentação do LicitaCon.

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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