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0024/2409 – ROTINAS DE TRABALHO DOS VEREADORES, DOS ASSESSORES, DOS SERVIDORES E DO GABINETE PARLAMENTAR – ORIENTAÇÕES PARA CORREÇÕES DE ERROS E PREPARATIVOS PARA O ENCERRAMENTO DO ANO:

Apontamentos dos Órgãos de Controle Externo, Patrimônio, Gestão, Execução e Encerramento de Contratos, Condutas Vedadas, Legislação Eleitoral

Código do Curso: 0024/2409

Data de início:

24/09/24

Data de Conclusão:

27/09/24

Objetivos deste treinamento

Este curso é projetado para proporcionar orientações essenciais sobre a gestão e rotina de trabalho dos vereadores, assessores, servidores e gabinetes parlamentares. Inclui apontamentos dos órgãos de controle externo, gestão de patrimônio, execução e encerramento de contratos, condutas vedadas, e aspectos da legislação eleitoral.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1090,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

NOVO! DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO:

Aula | terça-tarde

NOVO!

DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO: CAPACITAÇÃO E APRIMORAMENTO PARA O DESEMPENHO DAS FUNÇÕES DE ASSESSORAMENTO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO NO SETOR PÚBLICO – VISÃO GERAL:

 

REGIME JURÍDICO DE DIREITO ADMINISTRATIVO:

Princípios fundamentais do Direito Administrativo;

Fontes do Direito Administrativo;

O interesse público e a sua proteção;

Responsabilidade civil do Estado.

 

ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:

Administração Direta e Indireta;

Entidades da Administração Pública: autarquias, fundações, empresas públicas, e sociedades de economia mista;

Organização e competência dos órgãos públicos;

Descentralização e desconcentração administrativa.

 

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Função normativa: elaboração de regulamentos e normas administrativas;

Função de fiscalização e controle;

Função de polícia administrativa;

Função executiva ou de prestação de serviços públicos.

 

ATOS ADMINISTRATIVOS:

Conceito e classificação dos atos administrativos;

Requisitos de validade dos atos administrativos;

Revogação, anulação e convalidação dos atos administrativos;

Controle judicial dos atos administrativos.

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

VISÃO GERAL, PRINCÍPIOS, RESPONSABILIDADES, AGENTES, PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP) E FASE PREPARATÓRIA NA PRÁTICA – DO ESTUDO TÉCNICO PRELIMINAR (ETP) AO EDITAL ENTREGA DE MODELOS

Aula|quarta-manhã

O Início da jornada do conhecimento:

Visão geral; Princípios; Responsabilização

Regulamentação

Agentes Públicos / Agentes de Contratação

Planejamento e Plano de Contratações Anual

Portal Nacional de Contratações (PNCP)

Fase Preparatória:

Estudo Técnico Preliminar (ETP)

Termo de Referência (TR)

Anteprojeto, projeto básico e executivo

Matriz de Riscos

Pesquisa de Mercado / Orçamentação

Documentos de Formalização de Demandas

Elaboração do Edital e Publicidade

Elementos mínimos do edital

Padronização de minutas de editais

Margem de Preferência

Onde publicar

Prazos de publicidade

Parecer Jurídico inicial.

Instrutor

Luiz Zanoto

Luiz Eduardo Zanoto

Advogado, Especialista em Direito do Estado e MBA em Planejamento Tributário. Vencedor do Concurso de Palestrantes do Grupo Negócios Públicos

NOVO!
ANTES E DEPOIS DO PLEITO:
CONFORMIDADE ELEITORAL – CUIDADOS ESSENCIAIS

Aula | quarta-tarde

CONFORMIDADE ELEITORAL – CUIDADOS ESSENCIAIS ANTES E DEPOIS DO PLEITO:

Compreensão das principais restrições impostas pela legislação em ano eleitoral;

Procedimentos a serem adotados para garantir o cumprimento das vedações.

 

CONDUTA DE AGENTES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM PERÍODO ELEITORAL:

Regras específicas para a atuação dos agentes públicos durante o ano eleitoral;

Orientações sobre atividades permitidas e proibidas.

PUBLICIDADE DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAIS EM ANO ELEITORAL:

Normas sobre publicidade institucional durante o período eleitoral;

Exceções e situações que exigem atenção especial para evitar infrações.

PENALIDADES POR PRÁTICAS DE CONDUTAS VEDADAS:

Sanções previstas para o descumprimento das normas eleitorais;

Exemplos de infrações e suas consequências legais.

 

ATUAÇÃO RESPONSÁVEL DOS AGENTES PÚBLICOS:

Ética e responsabilidade no período eleitoral;

Papel dos agentes políticos e dos servidores públicos na garantia da integridade do processo eleitoral;

Prevenção de condutas vedadas e conflitos de interesse.

 

ESTRATÉGIAS PARA COMBATER FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

NOVO! ASSESSORAMENTO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA:

Aula|quinta-manhã

NOVO!

ASSESSORAMENTO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA:

 

ADMINISTRAÇÃO DA TESOURARIA E DO ATIVO DISPONÍVEL

 

AUDITORIA NOS SALDOS ELEVADOS EM CAIXA

 

AUTORIZAÇÃO E PERMISSÕES DE ACESSO AO MÓDULO DA TESOURARIA

 

CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS

 

CIRCULARIZAÇÃO BANCÁRIA:

Aspectos práticos;

As suas consequências na gestão pública;

Importância de o Presidente do Poder Legislativo conhecer essa prática da Administração Pública.

 

CONTROLE DAS DESPESAS EM RELAÇÃO À ORDEM CRONOLÓGICA DE PAGAMENTOS

 

PRINCIPAIS INCONFORMIDADES DETECTADAS PELO TCE-RS – CASOS PRÁTICOS DE ACHADOS DE AUDITORIA NOS MUNICÍPIOS DO RS

 

SUGESTÕES DE ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO DA TESOURARIA E DO ATIVO DISPONÍVEL

 

AUSÊNCIA DE RECONHECIMENTO DE PROVISÕES RELATIVAS ÀS DEMANDAS JUDICIAIS E EVIDENCIAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS CONTINGENTES

 

SUGESTÕES DE ATUAÇÃO DO CONTROLE INTERNO MUNICIPAL NA ÁREA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

 

CONTROLE DAS RECEITAS MUNICIPAIS

 

AUDITORIA NA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA REFERENTE AO CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DA DÍVIDA ATIVA

 

DIVERGÊNCIAS DE VALORES REGISTRADOS NOS CONTROLES TRIBUTÁRIOS E CONTÁBEIS – DÍVIDA ATIVA

 

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

CAUTELAS A SEREM ADOTADAS NO ENCERRAMENTO DO MANDATO, DE ACORDO COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LRF):

Aula | quinta-tarde

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

 

CONCEITOS

 

BASE LEGAL DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

 

AGENTE DE CONTROLE INTERNO

 

ATRIBUIÇÕES DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO

 

IMPORTÂNCIA DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO

 

ATUAÇÃO DA UNIDADE DE CONTROLE INTERNO

 

PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE AUDITORIA

 

PONTOS DE CONEXÃO ENTRE AUDITORIA TCE-RS E AS UCCI

 

AS UNIDADES DE UCCI E UCCIS.

 

TEMAS USUALMENTE TRATADOS NOS TRABALHOS DO TCE/RS E IRREGULARIDADES RECORRENTES

 

PRINCIPAIS ANSEIOS DOS AGENTES DO CI

 

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

 

UCCI E A PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÃIO AO TCE-RS

 

IMPLANTAR UCCI: O EQUÍVOCO DOS GESTORES

 

ADMINISTRAÇÃO DA TESOURARIA E DO ATIVO DISPONÍVEL

 

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

 

AUDITORIA NAS RECEITAS MUNICIPAIS

 

TRIBUTOS MUNICIPAIS E O CONTROLE

 

AUDITORIA NA DÍVIDA ATIVA

 

PROCEDIMENTO DE AUDITORIA PÚBLICA DE CONTROLE INTERNO EM LICITAÇÃO E CONTRATOS

Instrutor

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

NOVO! GESTÃO E FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021

Aula | sexta-manhã

NOVO!

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021

 

AGENTES PÚBLICOS E SUAS FUNÇÕES DE CONTRATAÇÃO

 

GOVERNANÇA, PLANEJAMENTO, TRANSPARÊNCIA E COMPLIANCE DAS LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:

 

GOVERNANÇA NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:

Principais atividades para a governança das contratações públicas;

Ações práticas para a governança das contratações.

 

PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES:

Importância do planejamento no ciclo de contratação;

Planos de contratações anuais (PCAs);

Estudos Técnicos Preliminares (ETPs).

 

TRANSPARÊNCIA E COMPLIANCE NAS CONTRATAÇÕES

 

FORMALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

DESTAQUES DE CLÁUSULAS NECESSÁRIAS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

PUBLICAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E O PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP)

 

DESTAQUES RELATIVOS À EXECUÇÃO CONTRATUAL

 

DURAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

ENCERRAMENTO / RESCISÃO DE CONTRATOS, DE ACORDO COM A LEI N° 8.666/1993 E COM A NOVA LEI N° 14.133/2021

 

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS EM RELAÇÃO A CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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