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0024/1203 – GESTÃO, FISCALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: Oratória, Fixação de subsídio, e Comunicação, Assistência Social, Orientações e Apontamentos dos Órgãos de Controle, Prevenção e Nova Lei de Licitações (distribuição de modelos)

Data de início:

12/03/24

Data de Conclusão:

15/03/24

Objetivos deste treinamento

Investimento

R$ 990,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h: Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Temas Debatidos no Treinamento

  COMUNICAÇÃO, REDAÇÃO OFICIAL E LINGUAGEM CIDADÃ

Aula | terça-tarde

APRIMORAMENTO DA ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EFICAZ NOS PODERES LEGISLATIVO E EXECUTIVO

 

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO VERBAL:

Voz, entonação e ritmo: aprimorando a presença vocal;

Construção de discursos envolventes.

 

TÉCNICAS DE EXPRESSÃO CORPORAL:

Gestos e postura: comunicação não verbal que transmite confiança;

Uso da linguagem corporal para enfatizar a mensagem.

 

TÉCNICAS DE AUTOCONHECIMENTO, CONTROLE, CONFIANÇA E PREPARAÇÃO:

Controle emocional e nervosismo – técnicas para gerenciar emoções durante a oratória;

Fortalecendo a autoimagem e a autoestima;

Dominando as ferramentas da comunicação;

Conteúdo preparado e técnicas de improvisação.

 

ADAPTANDO A ORATÓRIA A DIFERENTES CONTEXTOS:

Personalização da comunicação para diversos tipos de audiência;

Abordagem específica para cerimônias, eventos e públicos variados.

 

ORATÓRIA EM ENTREVISTAS:

Entrevistas em diferentes mídias;

Como lidar com desafios específicos.

 

ORATÓRIA E PERSUASÃO, COM DESTAQUE AO APRIMORAMENTO DA ORATÓRIA FEMININA

Instrutor

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

  ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:

Aula|quarta-manhã

 

ORIENTAÇÕES E APONTAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE COM VISTAS À CAPACITAÇÃO PARA A FISCALIZAÇÃO PARLAMENTAR E PARA A CORRETA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DOS GASTOS PÚBLICOS E O SEU PAPEL NO EQUILÍBRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS:

 

FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM PESSOAL:

Pagamentos sem amparo legal;

Desvio de função;

Pagamento de insalubridade sem laudo pericial ou com laudo desatualizado;

Acumulação de funções gratificadas e gratificações;

Pagamento de diárias.

 

FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DAS LICITAÇÕES:

Terceirização na Administração Pública;

Planejamento e governança das licitações e das contratações – o que deve ser licitado e o que pode ser contratado diretamente;

Novos princípios licitatórios;

Alocação de riscos;

Garantias;

Prerrogativas da Administração Pública.

 

FISCALIZAÇÃO DOS GASTOS COM CONTRATAÇÕES PÚBLICAS:

Noções gerais sobre contratos na Administração Pública;

Erro grosseiro do agente público, de acordo com o entendimento do TCU;

Sobrepreço e superfaturamento – diferenças.

Fiscalização e gestão contratual – segregação das funções, atribuições e gestão de conflitos;

Alterações contratuais – jogo de planilha e jogo de cronograma;

Alterações contratuais – reequilíbrio econômico-financeiro, repactuação e reajuste.

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE, Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, COM DESTAQUE ÀS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Aula | quarta-tarde

FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, COM DESTAQUE ÀS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

 

INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS:

Definição e objetivos das políticas públicas;

Ciclo de políticas públicas: formulação, implementação, monitoramento e avaliação;

Envolvimento dos atores na elaboração e na execução de políticas públicas.

 

INSTRUMENTOS / MECANISMOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS:

Instrumentos / mecanismos de políticas públicas: planos, programas e projetos;

Orçamento público como ferramenta de apoio à implementação das políticas;

Políticas setoriais e programas de governo.

 

IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS:

Desafios na implementação de políticas públicas;

Monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Estudo de casos de implementações de políticas públicas bem-sucedida.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

 

OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Proteção social e garantia de acesso;

Assistência Social como direito;

Equidade na Assistência Social;

Diagnóstico Social no seu Município.

 

O SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS NO MUNICÍPIO

 

COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DAS REDES DE APOIO NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Instrutor

Maria Judite Ludwig

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Políticas Públicas da Assistência Social, Gestão Pública e Família.Conselheira Municipal e Secretária Executiva do CMAS.

GESTÃO DE REDES SOCIAIS NO ÂMBITO DO PODER PÚBLICO

Aula|quinta-manhã

Comunicação e gestão de imagem: ferramentas para alcançar a percepção desejada.
QUAL O OBJETIVO:
Essa palestra tem como objetivo promover uma abordagem prática, com base em situações reais, para que o participante possa compreender conceitos básicos sobre a gestão estratégica da imagem, como identidade e posicionamento de marca, além de conhecer ferramentas que podem ajudar a ampliar o impacto das mensagens desejadas.
NESSE ENCONTRO VOCÊ VAI VER:
1. O que é posicionamento de comunicação e por que é importante
2. Definição da identidade da marca e sua relação com o posicionamento
3. Estratégias para identificar e segmentar o público-alvo
4. Elementos-chave para uma comunicação eficaz
5. Uso de storytelling como ferramenta de posicionamento
6. Importância da gestão de imagem e reputação.
7. A influência das redes sociais no posicionamento de comunicação
8. Estudos de caso.

Instrutor

Lu Rodrigues

Publicitária, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e MBA em Gerenciamento de Projetos pela USP/Esalq. Com mais de 15 anos de experiência em comunicação pública, institucional e política, passou Sescoop/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e mais

FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, DO VICE-PREFEITO, DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DOS VEREADORES?

Aula | quinta-tarde

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS E AS CAUTELAS CABÍVEIS PARA A FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, DO VICE-PREFEITO, DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DOS VEREADORES?


DE QUEM É INICIATIVA LEGISLATIVA PARA A FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS DO PREFEITO, DO VICE-PREFEITO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DOS VEREADORES?


O SUBSÍDIO DO PREFEITO, DO VICE-PREFEITO E DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PODERÁ SER FIXADO PARA VIGORAR NO MESMO MANDATO? E O DOS VEREADORES, PODERÁ SER FIXADO PARA VIGORAR NA MESMA LEGISLATURA?


QUAL É O PRAZO LIMITE PARA A FIXAÇÃO DOS SUBSÍDIOS?


QUAL INSTRUMENTO NORMATIVO / LEGAL DEVERÁ SER UTILIZADO?


QUAIS SÃO AS 03 REGRAS LIMITADORAS DO VALOR DOS SUBSÍDIOS DOS VEREADORES?


O QUE OCORRE SE NÃO HOUVER FIXAÇÃO OU OCORRER A FIXAÇÃO FORA DO PRAZO LIMITE?


É POSSÍVEL FIXAR SUBSÍDIO DIFERENCIADO DOS DEMAIS VEREADORES PARA O PRESIDENTE DA CÂMARA?


O PREFEITO, O VICE-PREFEITO, OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E OS VEREADORES PODERÃO RECEBER GRATIFICAÇÃO NATALINA (13º SALARIO) E UM TERÇO DE FÉRIAS, MESMO SEM LEGISLAÇÃO LOCAL AUTORIZANDO?


O SUBSÍDIO DO PREFEITO, DO VICE-PREFEITO, DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E DOS VEREADORES PODERÁ SER REAJUSTADO DURANTE O MANDATO OU LEGISLATURA?

Instrutor

Edison Imar de Oliveira Melo

Auditor Aposentado do TCE-RS, Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

nova lei de licitações: GESTÃO E FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021

Aula | sexta-manhã

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021

 

PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA DAS LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

 

OBJETIVOS DA LICITAÇÃO DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021

 

FISCAIS E GESTORES DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

DESIGNAÇÃO;

SEGREGAÇÃO DAS FUNÇÕES;

ATRIBUIÇÕES;

GESTÃO DE CONFLITOS.

 

FORMALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

DESTAQUES DE CLÁUSULAS NECESSÁRIAS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

PUBLICAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E O PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP)

 

DESTAQUES RELATIVOS À EXECUÇÃO CONTRATUAL

 

DURAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

ENCERRAMENTO / RESCISÃO DE CONTRATOS, DE ACORDO COM A NOVA LEI N° 14.133/2021

 

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS EM RELAÇÃO A CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

UM LUGAR PARA APRENDER
E CRESCERMOS JUNTOS

4 Salas com capacidade de 300, 120, 50 e 30 alunos: Todas são equipadas com sistema de som, telão, data show, computador, internet de alta velocidade, mesas escolares para garantir mais conforto. Tudo pensado para melhor atendê-los!

Temos orgulho em trabalhar de forma transparente  com nossos clientes. Somos mais rápidos e estamos sempre conectados, para que seu atendimento seja completo!