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0024/1012 – FISCALIZAÇÃO e ORIENTAÇÃO PARA O ENCERRAMENTO DO ANO:

Prestação de Contas, Comunicação e Transparência, Execução Orçamentária e Financeira, Lei de Responsabilidade Fiscal, Tramitação e Apreciação do Projeto de Lei Orçamentária Anual, Apreciação e Julgamento das Contas, Gestão de Documentos e Arquivos, Encerramento de Contratos, Controle e Devolução de Bens Públicos, Ética e Responsabilidade no Encerramento do Mandato e Segurança Jurídica

Código do Curso: 0024/1012

Data de início:

10/12/24

Data de Conclusão:

13/12/24

Objetivos deste treinamento

O curso "Fiscalização para o Encerramento do Ano: Prestação de Contas e Transparência" é direcionado a gestores e servidores que buscam finalizar o exercício fiscal de forma responsável e transparente. Com enfoque na prestação de contas e na execução orçamentária e financeira, o curso oferece orientações sobre gestão de documentos e arquivos, encerramento de contratos e parcerias, devolução e controle de bens públicos. Além disso, aborda a ética e a responsabilidade no encerramento do mandato, garantindo que todos os procedimentos sejam realizados conforme as exigências legais e com transparência perante a sociedade.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1090,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

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Temas Debatidos no Treinamento

COMUNICAÇÃO VOLTADA À PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MANDATO:

Aula | terça-tarde

COMUNICAÇÃO VOLTADA À PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MANDATO:

 

RELATÓRIOS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS:

 

TÉCNICAS PARA SIMPLIFICAR A LINGUAGEM:

Como evitar jargões técnicos e burocráticos;

Tornando a prestação de contas acessível a diferentes públicos;

Exemplos de como transformar números e estatísticas em informações compreensíveis.

 

PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO:

Como escolher a plataforma mais eficaz para alcançar seu público;

Uso de ferramentas audiovisuais para clareza e impacto.

 

ENGAJAMENTO COM O PÚBLICO:

 

COMO ENVOLVER A COMUNIDADE NO PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS:

Estratégias de engajamento;

Ferramentas de feedback;

Valorizando a interação direta com o eleitorado.

 

GERENCIAMENTO DE CRISES E COMUNICAÇÃO REATIVA – lidando com críticas e feedback negativo

 

ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO:

 

O IMPACTO DO ATENDIMENTO NA IMAGEM INSTITUCIONAL

 

RELAÇÃO ENTRE BOM ATENDIMENTO E SATISFAÇÃO DO CIDADÃO

 

PRINCÍPIOS DO BOM ATENDIMENTO

 

FUNDAMENTOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS VIRTUAIS:

Conceito e importância dos serviços públicos virtuais;

Vantagens da virtualização do atendimento ao cidadão.

 

INTEGRAÇÃO DO ATENDIMENTO VIRTUAL NO PODER PÚBLICO:

Diferenças entre o atendimento presencial e o atendimento virtual;

A integração do atendimento presencial e do atendimento virtual no dia a dia.

 

EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO DE SERVIÇOS VIRTUAIS:

Etapas do atendimento virtual;

Como facilitar a experiência do usuário no atendimento virtual.

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

NOVO! ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO ENCERRAMENTO DO MANDATO:

Aula|quarta-manhã

NOVO!

ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO ENCERRAMENTO DO MANDATO:

Conceito de ética e sua relevância no Poder Público;

Princípios éticos para o Poder Público – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;

A importância de manter uma conduta ética na fase de encerramento de mandato.

 

SEGURANÇA JURÍDICA E OS IMPACTOS DAS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA LEI Nº 13.655/2018 À LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB):

Necessidade, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, de se considerar as consequências práticas da decisão;

A importância da motivação dos atos;

Necessidade, na interpretação de normas sobre gestão pública, de serem considerados os obstáculos e as dificuldades reais do Gestor e as exigências das políticas públicas;

Necessidade, na decisão administrativa, controladora ou judicial que estabelecer interpretação ou orientação nova sobre norma de conteúdo indeterminado, de prever regime de transição;

Necessidade de a revisão, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, quanto à validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa cuja produção já se houver completado, de se considerar as orientações gerais da época;

Possibilidade de a decisão do processo, nas esferas administrativa, controladora ou judicial, impor compensação por benefícios indevidos ou prejuízos anormais ou injustos resultantes do processo ou da conduta dos envolvidos;

Responsabilização pessoal dos agentes públicos em caso de dolo ou erro grosseiro;

O que configura “erro grosseiro”;

Responsabilidade civil por atos legislativos.

 

GESTÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVOS – CAUTELAS A SEREM ADOTADAS NO ENCERRAMENTO DO MANDATO:

 

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOCUMENTAL PARA O MANDATO E O PÓS-MANDATO

 

NORMAS E LEGISLAÇÕES QUE REGEM A PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS

 

ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS:

Métodos de classificação e arquivamento de documentos físicos e digitais;

Utilização de sistemas de protocolo e indexação de documentos;

Procedimentos para garantir a integridade e segurança dos arquivos.

 

CUIDADOS COM DOCUMENTOS SENSÍVEIS E SIGILOSOS

 

PROCEDIMENTOS PARA O ENCERRAMENTO DO MANDATO:

Entrega e transferência de arquivos;

Elaboração de relatórios e inventários de documentos entregues.

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

TRAMITAÇÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (PLOA):

Aula | quarta-tarde

 

NOVO!

TRAMITAÇÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (PLOA):

 

ESTRUTURA DA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL:

Classificação orçamentária e contábil – receitas e despesas;

Estrutura programática – programas, ações, objetivos e metas;

Fontes de recursos -origem e destino de recursos no Orçamento Público;

Vinculação de receitas e despesas obrigatórias.

RESPONSABILIDADES DO LEGISLATIVO E EXECUTIVO:

Competências e limites de atuação de cada Poder no Orçamento Público;

O papel dos Vereadores na análise e aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA);

Responsabilidade fiscal e transparência no Orçamento Público.

PROCESSO LEGISLATIVO PARA A APROVAÇÃO DO PLOA:

 

PROCEDIMENTOS LEGISLATIVOS E ATUAÇÃO EM COMISSÕES:

Atribuições das Comissões;

Discussão e análise técnica do PLOA;

Comparação com Orçamentos anteriores;

Análise da adequação dos recursos para metas e programas;

Audiências públicas e discussão plenária.

 

AS EMENDAS AO PLOA, COM DESTAQUE ÀS EMENDAS IMPOSITIVAS:

CONCEITO E FINALIDADE DAS EMENDAS:

Tipos de emendas parlamentares -modificativas, aditivas, supressivas e substitutivas;

Conceito de emenda impositiva e sua origem legal.

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

AS EMENDAS AO PLOA, COM DESTAQUE ÀS EMENDAS IMPOSITIVAS:

Aula|quinta-manhã

AS EMENDAS AO PLOA, COM DESTAQUE ÀS EMENDAS IMPOSITIVAS:

 

CONCEITO E FINALIDADE DAS EMENDAS:

Tipos de emendas parlamentares -modificativas, aditivas, supressivas e substitutivas;

Conceito de emenda impositiva e sua origem legal.

 

CRITÉRIOS PARA PROPOSIÇÃO DE EMENDAS:

Limites legais e percentuais para emendas impositivas;

Parâmetros técnicos e financeiros para viabilidade das emendas;

Impacto orçamentário e financeiro das emendas propostas.

 

ACOMPANHAMENTO DAS EMENDAS IMPOSITIVAS:

Responsabilidade dos Vereadores no acompanhamento das emendas;

Como garantir que os recursos sejam alocados conforme as emendas.

 

VOTAÇÃO:

Procedimento regimental para aprovação em plenário;

Discussão das emendas e consolidação do texto final.

 

SANÇÃO, VETO E PROMULGAÇÃO

 

CONSEQUÊNCIAS DA REJEIÇÃO DO PLOA

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EM RELAÇÃO AOS PODERES EXECUTIVOS E LEGISLATIVOS MUNICIPAIS, PARA A PREVENÇÃO DE FALHAS:

Aula | quinta-tarde

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EM RELAÇÃO AOS PODERES EXECUTIVOS E LEGISLATIVOS MUNICIPAIS, PARA A PREVENÇÃO DE FALHAS:

 

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

 

PLANEJAMENTO DAS CONTRATAÇÕES

 

CAPACITAÇÃO / TREINAMENTO

 

FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

 

GESTÃO PATRIMONIAL:

Não realização de inventário ou execução deficiente;

Controle estoques – registro/baixas;

Furtos.

 

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA / FINANCEIRA:

Falta de liquidação de despesas;

Elevado valor em espécie em tesouraria;

Conciliações bancárias em atraso;

Contas em bancos não oficiais;

Vales/adiantamentos ilegais;

Não recolhimento de contribuições previdenciárias patronais e de serviços ao RPPS.

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DESATUALIZADOS

 

SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

GESTÃO DE PESSOAL:

Falta de controle de frequência;

Pagamento indevido/falta de controle sobre horas extras (sem autorização, em horário regular, quantidade exorbitante, reincidência etc.);

Desvio de função;

Comissionados em cargos típicos efetivos, e não em funções de direção, chefia e assessoramento;

Diárias (ausência de finalidade pública e de adequada prestação de contas);

Sindicâncias.

Instrutor

Marcelo Spilki

Conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Rio Grande do Sul - AGERGS. Especialista em Business and Economy pela George Washington University (GWU), Estados Unidos. MBA em Parcerias Público-Privadas (PPP) e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e London School of Economics and Political Science (LSE/UK). Certificação profissional em Parcerias Público-Privadas “CP³P – Foundation”. APMG International.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A GESTÃO, A FISCALIZAÇÃO E A EXTINÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021 – NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

Aula | sexta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A GESTÃO, A FISCALIZAÇÃO E A EXTINÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.133/2021 – NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

DESTAQUES DE CLÁUSULAS NECESSÁRIAS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

PUBLICAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E O PORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS (PNCP)

 

PRINCIPAIS DESTAQUES ACERCA DA DURAÇÃO E DA PRORROGAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES / ADITIVOS CONTRATUAIS

 

DESTAQUE DE DISPOSIÇÕES LEGAIS RELATIVAS AO ENCERRAMENTO / EXTINÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

 

SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

 

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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