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0024/1009 – COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL e ASSESSORAMENTO LEGISLATIVO MODERNO PARA O APOIO ESTRATÉGICO AOS VEREADORES:

Planejamento de Atividades, Atendimento às Demandas da População, Gestão de Equipes, Apontamentos, Incentivos Fiscais, Matérias que Podem ser Tratadas por Leis Municipais.

Código do Curso: 0024/1009

Data de início:

10/09/24

Data de Conclusão:

13/09/24

Objetivos deste treinamento

Capacitar servidores públicos para planejar e implementar políticas públicas eficazes no âmbito municipal. Aborda a competência legislativa municipal, estratégias de gestão de equipes, atendimento às demandas da população, incentivos fiscais, fomento ao comércio e indústria, e parcerias público-privadas. O curso visa fortalecer o assessoramento legislativo moderno, proporcionando apoio estratégico aos vereadores.

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$1090,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

LEIS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO FINANCEIRA:

Aula | terça-tarde

LEIS ORÇAMENTÁRIAS E GESTÃO FINANCEIRA:

 

AS LEIS ORÇAMENTÁRIAS:

PLANO PLURIANUAL – PPA;

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO;

LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA.

 

LDO E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO:

Eixos temáticos;

Conteúdos mínimos;

Anexos de Riscos e Metas Fiscais.

 

TRAMITAÇÃO E APRECIAÇÃO DO PROJETO DE LDO:

Iniciativa;

Prazo para encaminhamento à Câmara Municipal e prazo para conclusão do processo legislativo.

 

REQUISITOS E LIMITES À APRESENTAÇÃO DE EMENDAS PARLAMENTARES AO PROJETO DE LDO

 

COMPATIBILIDADE DO PROJETO DE LDO PROPOSTA COM O PPA

 

ORÇAMENTO ANUAL:

 

RECEITA PÚBLICA:

Conceito;

Classificação em grupos;

Classificação econômica;

Estágios/fases;

Fundos especiais, convênios e auxílios.

 

DESPESA PÚBLICA:

Conceito;

Classificação;

Estágios/fases;

Restos a Pagar;

Classificação funcional;

Despesas de fundos especiais, convênios e auxílios;

Despesas em regime de adiantamento – conceito e normas legais.

 _____________________________

ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR:

 

INTRODUÇÃO AO CÓDIGO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR:

Objetivos e fundamentos do Código de Ética e Decoro Parlamentar;

Princípios éticos e condutas esperadas;

Instrutor

Edison Imar Oliveira Mello

Auditor Aposentado do TCE-RS , Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

NOVO! COMISSÕES, AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Aula|quarta-manhã

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA;

CONVOCAÇÃO E DIVULGAÇÃO;

PRESSUPOSTOS PARA A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS;

REGISTROS / ATA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA;

PROPOSTAS E RESULTADOS.

 

PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO:

PRINCIPAIS CONCEITOS E PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS;

AS LEIS DO CICLO ORÇAMENTÁRIO BRASILEIRO;

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO.

 

O PAPEL DOS VEREADORES E DAS BANCADAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO ORÇAMENTO MUNICIPAL – EMENDAS IMPOSITIVAS:

PERCENTUAL MÁXIMO, DE ACORDO COM A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 126/2022;

REGULAMENTAÇÃO LOCAL;

SITUAÇÕES QUE PODERÃO SER ENQUADRADAS COMO “IMPEDIMENTOS DE ORDEM TÉCNICA” (§ 13 DO ART. 166 DA CF) PARA AFASTAR A OBRIGATORIEDADE DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO IMPOSITIVO;

MEDIDAS A SEREM ADOTADAS (E RESPECTIVOS PRAZOS) EM CASO DE “IMPEDIMENTOS DE ORDEM TÉCNICA”;

REMANEJAMENTO DA PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA.

 

INDICAÇÕES LEGISLATIVAS

 

O PAPEL DAS ASSESSORIAS

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, formado pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

NOVO! PLANO DE TRABALHO E GESTÃO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO:   PLANEJAMENTO E PRODUTIVIDADE: UMA VIA DE MÃO DUPLA

Aula | quarta-tarde

NOVO!

PLANO DE TRABALHO E GESTÃO DE EQUIPES NO PODER PÚBLICO:

 

PLANEJAMENTO E PRODUTIVIDADE: UMA VIA DE MÃO DUPLA

 

METAS NO SETOR PÚBLICO

 

DEFINIÇÃO DE METAS E OBJETIVOS

 

METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA DEFINIÇÃO DE METAS

 

METODOLOGIAS PARA EXECUTAR PLANOS DE TRABALHO

 

PLANO DE AÇÃO EFICAZ

 

ORGANIZAÇÃO DE DEMANDAS, ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES

 

CRONOGRAMAS EFICAZES

 

GESTÃO DE TEMPO

 

MATRIZ URGÊNCIA X IMPORTÂNCIA

 

ENTENDA O QUE É IMPORTANTE PRIORIZAR

 

LIDERANÇA DE EQUIPES E PESSOAS NO PODER PÚBLICO

 

COMO ENGAJAR PESSOAS E EQUIPES COM FOCO EM UM MESMO OBJETIVO

 

A ARTE DE MOTIVAR PESSOAS E O TRABALHO EM EQUIPE

 

COMO RECONHECER CAPACIDADES E HABILIDADES

 

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO = AUMENTO DE PRODUTIVIDADE E ENTREGÁVEIS DE EQUIPES

 

COMO OTIMIZAR REUNIÕES, ENCONTROS, DEBATES

 

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA NÃO PROCRASTINAR

 

EXEMPLOS PRÁTICOS DE METAS E PLANOS DE TRABALHO

 

ANO ELEITORAL E PLANEJAMENTO:  SAIBA OTIMIZAR O TEMPO

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Principais Ações do Vereador e Equipe de Assessoria para Encerramento de Exercício e Mandato

Aula|quinta-manhã

Principais Ações do Vereador e Equipe de Assessoria para Encerramento de Exercício e Mandato

Importância do planejamento para o encerramento do mandato.

Revisão de metas e resultados alcançados.

Avaliação do Cumprimento de Metas Legislativas

Ferramentas para monitorar o cumprimento das metas.

Gestão de Documentação e Arquivamento

Organizando documentos e relatórios legislativos.

Procedimentos para arquivamento de processos.

Relatórios de Prestação de Contas

Elaboração de relatórios financeiros e de gestão.

Transparência e responsabilidade na prestação de contas.

Encerramento de Projetos e Programas

Avaliação dos projetos iniciados durante o mandato.

Procedimentos para a transição de projetos inacabados.

Transição de Mandato

Planejamento da transição para a nova gestão.

Comunicação eficiente com o sucessor.

Comunicação e Transparência com a População

Revisão e encerramento de contratos em vigor.

Cuidados com a legislação e com o prazo de vigência dos convênios.

Responsabilidades Jurídicas e Legais

Análise das responsabilidades legais no encerramento do mandato.

Prevenção de riscos e cumprimento das obrigações legais.

Demissões e Gestão de Recursos Humanos

Procedimentos para demissões de funcionários e assessores.

Patrimônio e Inventário

Avaliação e inventário do patrimônio adquirido durante o mandato.

Procedimentos para a transferência ou devolução de bens.

Responsabilidades Jurídicas e Legais

Análise das responsabilidades legais no encerramento do mandato.

Prevenção de riscos e cumprimento das obrigações legais.

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

VEDAÇÕES ELEITORAIS, MUDANÇAS NAS LEIS ELEITORAIS E RESOLUÇÕES DO TSE PARA O PLEITO DE 2024:

Aula | quinta-tarde

VEDAÇÕES ELEITORAIS, MUDANÇAS NAS LEIS ELEITORAIS E RESOLUÇÕES DO TSE PARA O PLEITO DE 2024:

 

PRINCIPAIS PONTOS A SEREM OBSERVADOS NO QUE SE REFERE À ATIVIDADES REALIZADAS POR SERVIDORES PÚBLICOS

 

PRINCIPAIS PONTOS A SEREM OBSERVADOS NO QUE SE REFERE À PUBLICIDADE EM ANO ELEITORAL

 

PENALIDADES APLICÁVEIS ÀS CONDUTAS VENDADAS

 

ESTRATÉGIAS PARA EVITAR FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO NAS REDES

 

REVISÃO DAS MUDANÇAS NAS LEIS ELEITORAIS DE 2024

 

AS REGRAS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO E AS CONSEQUÊNCIAS DO NÃO ATENDIMENTO

 

AS REGRAS DE INELEGIBILIDADE

 

JULGADOS RELACIONADOS

Instrutor

Caroline Turri

Advogada formada pela PUC/RS, Especialista em Direito Público pela ESMAFE e em Direito Eleitoral pelo Verbo Jurídico, com experiência e atuação em Consultoria nas áreas de Direito Administrativo, Cível, Empresarial, Bancário e Eleitoral. Iniciou sua carreira no Escritório Campos Garcia, onde atuava na área de Direito

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA GESTORES, VEREADORES E ASSESSORES SOBRE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL:

Aula | sexta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA GESTORES, VEREADORES E ASSESSORES SOBRE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL:

 

RECENTES DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SOBRE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA MUNICIPAL E VÍCIOS DE ORIGEM DE LEIS:

 

TEMAS / MATÉRIAS QUE SÓ PODEM SER LEGISLADOS PELA UNIÃO:

Previsão constitucional;

Jurisprudência dos Tribunais.

 

TEMAS / MATÉRIAS QUE PODEM SER LEGISLADOS PELOS MUNICÍPIOS:

Previsão constitucional, com destaque à autonomia municipal e as temas de interesse local;

Competência concorrente;

Jurisprudência dos Tribunais.

 

DEBATES SOBRE TEMAS / MATÉRIAS CONTROVERTIDAS, CONSIDERANDO CASOS CONCRETOS, como a exigência de segurança 24 horas nas agências bancárias, legislações sobre direitos civis ou consumerista e direitos ambientais, etc.

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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