fbpx

0023/2510 – APONTAMENTOS DO TCE E ESTRATÉGIAS PARA A EXCELÊNCIA NA GESTÃO MUNICIPAL: ORIENTAÇÃO E PRÁTICA PARA VEREADORES, ASSESSORES, SERVIDORES E PREFEITOS

Data de início:

25/10/23

Data de Conclusão:

27/10/23

Objetivos deste treinamento

Investimento

R$ 850,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
11h – 14h: Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Temas Debatidos no Treinamento

NOVO!
A LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA E SEUS IMPACTOS NAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS E NA REGULAMENTAÇÃO ECONÔMICA

Aula | quarta-tarde

NOVO!

INTRODUÇÃO AO CONTROLE EXTERNO:

Fundamentos do controle da Administração Pública.

Funções e objetivos do controle externo.

 

COMPETÊNCIAS E ATRIBUIÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

 

RELATÓRIOS DE AUDITORIA E SEUS APONTAMENTOS

 

 

NOVO!

A LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA E SEUS IMPACTOS NAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS E NA REGULAMENTAÇÃO ECONÔMICA

 

INTRODUÇÃO À LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA:

Fundamentos da Lei de Liberdade Econômica;

Princípios de liberdade econômica.

 

DESBUROCRATIZAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO REGULATÓRIA:

Redução de burocracia e simplificação de processos;

Licenciamento simplificado e ágil.

 

IMPACTOS DA LEI DE LIBERDADE ECONÔMICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

 

SIMPLIFICAÇÃO TRIBUTÁRIA E FISCALIZAÇÃO:

Alterações no Sistema Tributário;

Combate à evasão fiscal;

Desafios e soluções.

 

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, bacharel em direito pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

NOVO!
COMUNICAÇÃO EFICAZ COM O PÚBLICO, PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E AUMENTO DO ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS:

Aula|quinta-manhã

 

COMUNICAÇÃO EFICAZ COM O PÚBLICO, PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E AUMENTO DO ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS:

O papel das redes sociais na comunicação com o público e para o aumento da participação cidadã;

As redes sociais como ferramentas de engajamento;

Benefícios da participação cidadã online;

Desafios e oportunidades;

Visão geral das principais plataformas;

Diferentes conteúdos e públicos;

Escolhendo as plataformas certas para objetivos específicos;

Construção e manutenção de comunidades online;

Comunicação eficaz com membros da comunidade;

Desenvolvimento de uma cultura de engajamento;

Ética e Responsabilidade nas redes sociais

 

COMBATE À DESINFORMAÇÃO E AO DISCURSO DE ÓDIO

 

PROTEÇÃO DA PRIVACIDADE DOS CIDADÃOS

 

ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO E MOBILIZAÇÃO

 

CONTEÚDOS E NARRATIVAS IMPACTANTES:

Criação de conteúdos relevantes e envolventes;

Uso de multimídia para maximizar o impacto;

Mobilização de apoiadores e influenciadores;

Monitoramento e avaliação de campanhas de comunicação.

 

DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO ONLINE:

Facilitação de discussões construtivas;

Realização de enquetes e pesquisas online;

Feedback e resposta às preocupações da comunidade;

Ferramentas de análise de redes sociais;

Avaliação do desempenho e alcance;

Ajuste de estratégias com base em dados.

Instrutor

Orlando Moraes

Diretor de comunicação da Câmara Municipal de Porto Alegre Graduado em Jornalismo. Pós-graduado em Gestão e Assessoria de Comunicação, teve passagens pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e mais recentemente coordenou a comunicação da Secretaria de Obras e Infraestrutura da Capital Gaúcha.

novo!
REDAÇÃO OFICIAL: ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A CORRETA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS

Aula | quinta-tarde

REDAÇÃO OFICIAL: ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA A CORRETA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS

 

COMUNICAÇÃO E REDAÇÃO OFICIAL – DA TEORIA À PRÁTICA:

Importância da comunicação escrita para a Administração Pública;

Objetivos da redação oficial;

Princípios norteadores da redação oficial.

 

CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS ESSENCIAIS DA REDAÇÃO OFICIAL:

Clareza e concisão – como evitar ambiguidades e redundâncias;

Formalidade e impessoalidade – como usar pronomes e formas de tratamento, como construir textos impessoais e como evitar a transmissão de julgamentos e opiniões pessoais;

Coerência e coesão textual – como redigir de forma clara e eficaz.

 

DESTAQUE!

LINGUAGEM CIDADÃ NA COMUNICAÇÃO OFICIAL:

Conceito de linguagem cidadã e sua relevância na comunicação pública;

Objetivos da linguagem cidadã – transparência, acessibilidade e participação;

Adaptação da linguagem aos diferentes públicos e contextos;

Eliminação de termos técnicos e jargões de difícil compreensão;

Comunicação direta e focada nas necessidades do cidadão;

Estratégias para garantir a clareza e a objetividade na comunicação;

Exemplos práticos de transformação de textos técnicos em linguagem cidadã;

Exercícios para aprimorar a aplicação da linguagem cidadã em documentos oficiais.

 

FINALIDADE, CARACTERÍSTICAS E ESTRUTURAÇÃO DOS PRINCIPAIS TIPOS DE DOCUMENTOS OFICIAIS:

Ofícios;

Memorandos;

Atas – registro e organização de informações;

Relatórios;

Pareceres;

Notas técnicas;

Certidões;

Portarias;

E-mails.

 

REVISÃO, EDIÇÃO E PADRONIZAÇÃO:

Importância da revisão ortográfica e gramatical;

Normas de padronização (ABNT, Manual de Redação da Presidência etc.)

Ferramentas e técnicas para garantir a qualidade da redação.

 

NORMAS DE REDAÇÃO OFICIAL E LÍNGUA PORTUGUESA, QUE DEVEM SER RIGOROSAMENTE SEGUIDOS NA ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS OFICIAIS:

 

PRONOMES DE TRATAMENTO:

Aplicação adequada, endereçamento e vocativo;

Abreviaturas de tratamento e sua correta utilização.

 

GRAFIA DE CARGOS COMPOSTOS:

Regras;

Exemplos.

 

ESCRITA DE NUMERAIS, DATAS E HORÁRIOS

 

ATUALIZAÇÕES GRAMATICAIS INTRODUZIDAS PELO ATUAL ACORDO ORTOGRÁFICO:

 

ACENTUAÇÃO GRÁFICA – SIMPLIFICAÇÕES E ELIMINAÇÃO DE ACENTOS

 

NOVAS REGRAS DE HIFENIZAÇÃO

 

IDENTIFICAÇÃO E CORREÇÃO DE VÍCIOS DE LINGUAGEM:

Clichês e expressões desgastadas: identificação e alternativas;

Pleonasmos e redundâncias: como evitar repetições desnecessárias;

Ambiguidade e duplo sentido – causas e soluções;

Excesso de verbos de ligação e de verbos genéricos;

Uso inadequado de palavras estrangeiras e jargões técnicos;

Colocações errôneas e uso exagerado de advérbios;

Exemplos práticos de vícios de linguagem e correções.

Instrutor

Juliano Viegas

Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa, através das instituições de ensino superior FAPA (Faculdade Porto-alegrense) e UNIASSELVI. Leciona desde 2006 aulas de gramática, redação dissertativa e Redação Oficial para concursos públicos.

novo!
NOÇÕES GERAIS E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE PARTICIPAÇÃO POPULAR, CONSULTAS E AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Aula | sexta-manhã

NOÇÕES GERAIS E ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE PARTICIPAÇÃO POPULAR, CONSULTAS E AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

 

PARTICIPAÇÃO POPULAR:

A participação popular como pilar da democracia;

Tipos de participação: eleições, petições, protestos, etc;

A importância do engajamento cidadão;

Princípios democráticos e valores subjacentes à participação popular;

Desafios e barreiras à efetiva e eficaz participação popular.

 

O PAPEL DAS CONSULTAS E DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA TOMADA DE DECISÕES GOVERNAMENTAIS E NOS PROCESSOS LEGISLATIVOS

 

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS OBRIGATÓRIAS, DE ACORDO COM AS NORMAS DE REGÊNCIA

 

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS:

Definição dos objetivos da audiência;

Divulgação;

Coleta/registro e análise de opiniões e sugestões dos participantes;

O impacto da participação popular na Gestão Municipal.

 

 

NORMAS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL RELATIVAS À PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

PRINCIPAIS APONTAMENTOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL EM RELAÇÃO AOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAIS

Instrutor

Edison Imar de Oliveira Melo

Auditor Aposentado do TCE-RS, Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

UM LUGAR PARA APRENDER
E CRESCERMOS JUNTOS

4 Salas com capacidade de 300, 120, 50 e 30 alunos: Todas são equipadas com sistema de som, telão, data show, computador, internet de alta velocidade, mesas escolares para garantir mais conforto. Tudo pensado para melhor atendê-los!

Temos orgulho em trabalhar de forma transparente  com nossos clientes. Somos mais rápidos e estamos sempre conectados, para que seu atendimento seja completo!