POSTURA ÉTICA E PROFISSIONAL:
Atitudes comportamentais adequadas;
Deveres e direitos.
DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
ORGANIZAÇÃO DE ROTINAS COM VISTAS A MELHOR GESTÃO DE TEMPO NO PODER PÚBLICO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO:
Importância;
Como a postura do líder influencia na qualidade do ambiente;
Como a qualidade do ambiente influencia no resultado do trabalho.
LIDERANÇA NO PODER PÚBLICO:
Liderança e engajamento;
Liderança humanizada: como construir um ambiente de mútua confiança e segurança psicológica;
Como reconhecer talentos e aprimorar capacidades de acordo com os perfis dos integrantes das equipes;
Motivação x execução de tarefas;
Práticas que motivam e práticas que desmotivam as equipes;
Trabalho em equipe como via de mão dupla para o engajamento;
Como gerenciar crises, conflitos e jogos de poder.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EQUIPES COM VISTAS A BOAS PRÁTICAS NO PODER PÚBLICO
Como preparar equipes para as atividades cotidianas no Poder Público;
Gestão de equipes de trabalho (servidores, técnicos, assessores);
Plano de trabalho para equipes;
Engajamento de equipes no Poder Público.
Como se atualizar sobre as melhores práticas de gestão de equipes.
DIMENSIONAMENTO E QUALIFICAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO
COMO PREPARAR EQUIPES PARA O ATENDIMENTO AO CIDADÃO E A OUTRAS EQUIPES INTERNAS:
O atendimento ao cidadão começa no atendimento interno de qualidade;
Treinamentos e qualificação de equipes.
EXECUÇÃO DE TAREFAS
Como aprimorar conhecimentos e capacidades;
Técnicas para executar tarefas com eficiência.
ATENDIMENTOS EFICAZES NO PODER PÚBLICO:
Copa e Serviços Gerais;
Secretarias e Atendimento Externo;
Como acompanhar a execução das tarefas de equipes.
TÉCNICAS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Como identificar perfis de pessoas;
Como atuar em atendimentos eficazes com vistas a engajar o cidadão e outras equipes no Poder Público.
TEMAS RELEVANTES DE GESTÃO, ASSESSORAMENTO E FISCALIZAÇÃO:
CONDUTAS VEDADAS POR CONFIGURAREM A FINALIDADE DE PROMOÇÃO PESSOAL DE AGENTES PÚBLICOS
VISÃO GERAL E PRECAUÇÕES A SEREM ADOTADAS SOBRE NEPOTISMO: O QUE CONFIGURA E O QUE NÃO CONFIGURA NEPOTISMO, DE ACORDO COM RECENTES DECISÕES DO STF E DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO SEXUAL E DEMAIS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL E À VIOLÊNCIA SEXUAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DE ACORDO COM A LEI Nº 14.540, DE 03 DE ABRIL DE 2023
TEMAS RELEVANTES AO PODER PÚBLICO
Instrutor
Valéria Saraiva
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.
Thais Krahn
Auditora Pública Externa do TCE/RS , formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.
Cleber Nascimento
Oficial de Controle Externo TCE , Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).