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3023/2006 – COMUNICAÇÃO, MIDIAS SOCIAIS E TRANSPARÊNCIA NO SETOR PÚBLICO

Data de início:

20/06/23

Data de Conclusão:

23/06/23

Objetivos deste treinamento

Metodologia

A metodologia do curso é presencial, com aula expositiva e debates. Essa abordagem permite uma compreensão aprofundada dos temas

Investimento

R$ 990,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 17h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Terça-Feira:
11h:00min – Credenciamento
14h – 17h: Turno de Aula

Quarta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
09h – 11h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Temas Debatidos no Treinamento

 

A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA NO PODER PÚBLICO COM VISTAS A ENGAJAR A COMUNIDADE:

 

A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS

 

POR QUE TER UMA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO É IMPORTANTE NOS DIAS ATUAIS?

 

COMO A ASSESSORIA DE IMPRENSA PODE AJUDAR EM GESTÃO DE CRISES?

 

O PAPEL DE CADA AGENTE DE COMUNICAÇÃO NA ASSESSORIA DO PODER PÚBLICO

 

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO: COMO DESENVOLVER OU APRIMORAR A CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE?

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA E COMUNICAÇÃO RELACIONAL

 

A REDE SOCIAL COMO NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO ENTRE PODER PÚBLICO E O CIDADÃO:

Por que as Redes Sociais são uma das principais ferramentas para estar próximo do cidadão?

 

COMO BEM UTILIZAR AS REDES SOCIAIS PARA ESTAR PRÓXIMO DA COMUNIDADE:

Canais digitais e o futuro da comunicação;

Principais Redes Sociais no Brasil hoje;

Qual a melhor rede social para o Poder Público?

Como se comunicar nas redes sociais com vistas a se aproximar do cidadão?

Comunicação estratégica;

Relacionamento com os cidadãos nas Redes Sociais.

 

COMO GERENCIAR CRISES DEFLAGRADAS NAS MÍDIAS SOCIAIS?

 

Instrutor

Valéria Saraiva

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, Pós- Graduada em Gestão de Vendas e Relacionamento com o Cliente. Presta Consultorias e Mentorias nas áreas de Marketing, Vendas, Gestão e Relacionamento com Clientes e Públicos. Experiência de mais de 15 anos em médias e grandes empresas do Brasil, como Grupo O Boticário e Grendene, com atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Marketing, Comunicação e Vendas.

Transmitindo confiança e poder através da voz e das palavras em discursos públicos.

Aperfeiçoando a postura corporal e gestual para enfatizar a expressividade e a autoridade na comunicação.

Técnicas para utilizar o microfone de maneira eficaz e fazer discursos impactantes.

Criando conexão com diferentes públicos em situações de fala em público.

Manejo e conexão com a plateia para estabelecer rapport e obter engajamento.

Técnicas para responder perguntas de forma adequada e eficiente.

Lidando com as emoções e ansiedade para se expressar melhor em público.

Utilização da respiração para controlar os sintomas físicos, como coração acelerado, tremor, frio na barriga e vermelhidão.

Falando com naturalidade, confiança e desenvoltura em discursos e apresentações.

Praticando a oratória para aprimorar a fala em público.

Atividades práticas de fala de improviso, entrevistas, fala dirigida, uso do microfone, palestra, etc., com feedback e avaliação do desempenho.

Produzindo vídeos e transmissões ao vivo para impactar a audiência.

Técnicas de fala para improvisar e ler textos com fluência.

Técnicas para gravar vídeos com fala assertiva e envolvente.

Usando o teleprompter para gravar vídeos de qualidade.

Identificando habilidades comunicativas e corrigindo erros que dificultam a fala em público.

COMUNICAÇÃO DIGITAL E REDES SOCIAIS: POTENCIALIZANDO A VISIBILIDADE DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS E O MANDATO POPULAR

TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS PARA UMA COMUNICAÇÃO DIGITAL EFICAZ EM 2023:

AUTENTICIDADE: CONSTRUINDO UMA IMAGEM GENUÍNA E AUTÊNTICA NAS REDES SOCIAIS;

COMUNIDADES: ENGAJANDO E MOBILIZANDO GRUPOS DE INTERESSE EM TORNO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS;

VÍDEOS CURTOS: O PODER DO FORMATO AUDIOVISUAL NA COMUNICAÇÃO ONLINE PARA CONQUISTAR O PÚBLICO;

COMUNICAÇÃO SIMPLES E RÁPIDA: ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA TRANSMITIR MENSAGENS CLARAS E IMPACTANTES;

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: COMO OFERECER UM SERVIÇO DE QUALIDADE NAS REDES SOCIAIS PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO;

NEWSLETTER E CURADORIA DE CONTEÚDOS: MANTENDO O PÚBLICO INFORMADO E ENGAJADO ATRAVÉS DE NEWSLETTERS E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS RELEVANTES.

MAXIMIZANDO O ENGAJAMENTO DOS CIDADÃOS NAS REDES SOCIAIS: ENTENDENDO SUA JORNADA E PROMOVENDO PARTICIPAÇÃO

MELHORES PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS EM 2023:

VÍDEO: PRODUZINDO CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS DE QUALIDADE E IMPACTO;

FOTO: ESTRATÉGIAS PARA CRIAR IMAGENS ATRAENTES E IMPACTANTES NAS REDES SOCIAIS;

CONTEÚDO: PRODUZINDO CONTEÚDOS RELEVANTES E ATRATIVOS PARA O PÚBLICO.

DOMINANDO AS REDES SOCIAIS EM 2023: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS

ANÚNCIO E TRÁFEGO PAGO: AMPLIANDO O ALCANCE DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE ONLINE;

FERRAMENTAS DE ANÁLISE E MONITORAMENTO: UTILIZANDO DADOS E MÉTRICAS PARA AVALIAR O DESEMPENHO DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E TOMAR DECISÕES INFORMADAS.

Instrutor

Bianca Aydos

Ministra Cursos de Oratória desde 1999 e já ajudou a desenvolver a performance comunicativa de mais de 8.000 alunos em cursos abertos ao público e em mais de 130 empresas por todo o Brasil. Diretora e Professora da Falando Bem Capacitação em Comunicação em mais de 150 turma do Módulo Fundamental e 30 turmas de Módulo Avançado .

 

PASSO A PASSO PARA A REGULARIZAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

Pedido de informações por meio da internet;

Relatório de pedidos de informação;

Informações organizacionais;

Registro de repasses ou transferências;

Registro de despesas e de receitas;

Relatórios da transparência da gestão fiscal;

Informações sobre licitações e contratos celebrados;

Dados para acompanhamento de programas, ações, projetos e obras;

Administração do patrimônio público – Imóveis e Veículos;

Recursos Humanos;

Diárias;

Respostas a perguntas mais frequentes;

Ferramenta de pesquisa;

Canal de Comunicação com o Cidadão (“fale conosco” – Ouvidoria;

Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais;

Instrumento Normativo local que regulamente a LAI;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Executivo;

Serviços e atividades de interesse coletivo – Legislativo;

Controle externo – Legislativo;

Instrumentos da Gestão Fiscal;

Demonstrativos Contábeis.

 

APONTES DO TRIBUNAL DE CONTAS SOBRE O DESCUMPRIMENTO DA LAI

 

INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA DA LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI) E DA LEI Nº 13.460/2017 – CÓDIGO DE DEFESA DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS:

 

A RESTRIÇÃO DE ACESSO À IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE, PREVISTA NO ART. 10, § 7º, DA LEI Nº 13.460/2017, E SUA PROTEÇÃO, DE ACORDO COM A LAI:

Informação pessoal – conceito dado pela LAI;

Responsabilidade em caso de indevida divulgação de informação pessoal;

Tratamento de informações pessoais, de acordo com a LAI;

Hipóteses (e respectivos requisitos) em que é possível a divulgação ou o acesso por terceiros a informações pessoais;

Hipóteses em que o consentimento expresso da pessoa a que as informações pessoais se referem não é exigido.

Instrutor

Cleber Nascimento

Oficial de Controle Externo TCE, Possui graduação em Administração pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administração (1990) e segunda formação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).

TEMAS RELEVANTES DE GESTÃO, ASSESSORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS:

 

CONDUTAS VEDADAS POR CONFIGURAREM A FINALIDADE DE PROMOÇÃO PESSOAL DE AGENTES PÚBLICOS

 

 

INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA DA LEI Nº 12.527/2011 – LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI) E DA LEI Nº 13.460/2017 – CÓDIGO DE DEFESA DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS PÚBLICOS:

 

RESTRIÇÃO DE ACESSO À IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE, PREVISTA NO ART. 10, § 7º, DA LEI Nº 13.460/2017, E SUA PROTEÇÃO, DE ACORDO COM A LAI:

Informação pessoal – conceito dado pela LAI;

Responsabilidade em caso de indevida divulgação de informação pessoal;

Tratamento de informações pessoais, de acordo com a LAI;

Hipóteses e requisitos para a divulgação ou o acesso por terceiros a informações pessoais;

Hipóteses em que o consentimento expresso da pessoa a que as informações pessoais se referem não é exigido.

 

TÓPICOS RELEVANTES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICAS INTERNAS:

 

CIDADANIA – COMPREENSÃO E APLICAÇÃO NO DIA A DIA DO SERVIÇO PÚBLICO

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS SOBRE A LEI Nº 14.540, DE 03 DE ABRIL DE 2023, QUE INSTITUI O PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO SEXUAL E DEMAIS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL E À VIOLÊNCIA SEXUAL NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, DIRETA E INDIRETA, FEDERAL, ESTADUAL, DISTRITAL E MUNICIPAL

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

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