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0023/0612 – ENCONTRO DE TRANSIÇÃO, ELEIÇÃO, NOVAS MESAS E CICLO DE ESTUDOS DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO 2023 e PREPARATIVOS 2024

Data de início:

06/12/23

Data de Conclusão:

08/12/23

Objetivos deste treinamento

Investimento

R$ 890,00

Carga Horária

Este curso tem duração de 11h aula, e será emitido certificado ao final do treinamento para quem cumprir mínimo de 75%. Os participantes do curso recebem certificado de participação. Nossos certificados podem ser usados para comprovação de horas extra curriculares em faculdades e cursos.

Programação

Quarta-feira:
11h – Credenciamento, Retirada de Material
14h – 17h: Turno de Aula

Quinta-feira:
09h – 11h:50min: Turno de Aula
14h – 17h: Turno de Aula

Sexta-feira:
08h:30min – 10:30h: Turno de Aula
11h: Entrega do Certificado.

Público Alvo

Interessados no tema em geral: Prefeito, Vice-Prefeitos e interessados em geral, Presidentes de Câmara, Vereadores, Assessores, Servidores, Agente Administrativo Legislativo, Chefes de Gabinete, Contadores, Tesoureiros, Técnicos Legislativos, Diretores de Departamento, Diretores de Câmaras, Secretários Municipais, Comissão de Orçamento, Prefeituras e Câmaras, Comissão de Licitação, Pregoeiro, Departamento de Compras, Departamento de Pessoal, Procuradores Jurídico, Secretaria de Administração, Controle Interno, Assessoria de Imprensa, Oficial de Gabinete, telefonista, recepcionista, atendimento ao público, técnico de informática e setor de informática, técnico em contabilidade, Atendimento Procons Municipais, Serviços Gerais e demais profissionais interessados no tema.

Dados de Empenho

INLEGIS – Consultoria e Treinamento
CNPJ: 30.050.141/0001-80. INSCRIÇÃO MUNICIPAL:608.267.2.0
ENDEREÇO: Rua Jerônimo Coelho, 354, centro, Porto Alegre
EMAIL: financeiro@inlegis.com.br FONE: 51-3015-5809

Temas Debatidos no Treinamento

CERIMONIAL NO PODER PÚBLICO: Conceitos básicos de cerimonial; Importância do cerimonial no Poder Público.  

Aula | quarta-tarde

CERIMONIAL NO PODER PÚBLICO:

Conceitos básicos de cerimonial;

Importância do cerimonial no Poder Público.

 

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E CERIMÔNIAS:

Planejamento e organização de eventos e cerimônias oficiais, com destaque à posse da Mesa Diretora;

Papéis e responsabilidades da equipe de cerimonial.

 

LEGISLAÇÃO E NORMAS RELACIONADAS AO CERIMONIAL PÚBLICO

 

ETIQUETA OFICIAL E SOCIAL

Normas e padrões de comportamento em eventos e cerimônias públicas;

Vestimenta adequada para diferentes ocasiões e níveis de formalidade.

 

REGRAS DE PROTOCOLO PARA AUTORIDADES E CONVIDADOS:

Hierarquia de autoridades;

Regras de precedência e ordem de discursos.

 

TRATAMENTO CERIMONIAL DE AUTORIDADES E SÍMBOLOS NACIONAIS:

Como conduzir a entrada e a saída de autoridades em eventos.

Hinos, hasteamento e arriamento de bandeiras nacionais, estaduais e municipais;

O papel do cerimonial na preservação dos símbolos nacionais e na representação do Estado.

 

CERIMONIAL DE HOMENAGENS E PREMIAÇÕES:

Organização de cerimônias de homenagens e premiações;

Homenagens póstumas;

Protocolo para a entrega de condecorações e medalhas;

Como conduzir discursos de agradecimento e aceitação.

 

CERIMONIAL E ÉTICA:

Princípios éticos para profissionais de cerimonial;

Desafios éticos em cerimoniais públicos;

Como lidar com situações éticas complexas e manter a integridade profissional;

Responsabilidade ao abordar tópicos delicados ou polêmicos;

Papel do cerimonial na promoção da transparência e da responsabilidade.

Instrutor

Luiz Fernando Muñoz

Relações Públicas, especialista em cerimonial e eventos, um dos mais destacados profissionais da área no RS.

novo!
ELEIÇÃO DA MESA, COMPOSIÇÃO, DURAÇÃO DO MANDATO

Aula|quinta-manhã

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS, ATUALIZAÇÃO E ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS PARA A ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL:

 

COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E DURAÇÃO DO MANDATO DA MESA DIRETORA

 

PRINCÍPIO DA ROTATIVIDADE E A REELEIÇÃO PARA O MESMO CARGO NA MESA DIRETORA

 

RENÚNCIA E ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

 

ATRIBUIÇÕES DO ÓRGÃO E DE CADA UM DOS CARGOS QUE COMPÕEM A MESA DIRETORA

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS, ATUALIZAÇÃO E ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS PARA A ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL:

 

COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E DURAÇÃO DO MANDATO DA MESA DIRETORA

 

PRINCÍPIO DA ROTATIVIDADE E A REELEIÇÃO PARA O MESMO CARGO NA MESA DIRETORA

 

RENÚNCIA E ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

 

ATRIBUIÇÕES DO ÓRGÃO E DE CADA UM DOS CARGOS QUE COMPÕEM A MESA DIRETORA

 

ATOS DE COMPETÊNCIA DA MESA DIRETORA

 

Instrutor

Guilherme Stumpf

Advogado, bacharel em direito pela UFRGS, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Fundação do Ministério Público, mestrando em Direito pela UFRGS. Atuou como assessor da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre entre 2017 e 2020. Atualmente, é assessor jurídico na Câmara Municipal de Porto Alegre.

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2023 E PREPARATÓRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2024, DE ACORDO COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:

Aula | quinta-tarde

 

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA O ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2023 E PREPARATÓRIAS PARA O EXERCÍCIO DE 2024, DE ACORDO COM A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:

LIMITES DE ENDIVIDAMENTO;

LIMITAÇÃO DE EMPENHO E DE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA;

REALIZAÇÃO DE DESPESAS NOS ÚLTIMOS QUADRIMESTRES;

ASSUNÇÃO DE OBRIGAÇÕES SEM AUTORIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA;

RESTOS A PAGAR;

RECONDUÇÃO DA DÍVIDA AOS LIMITES LEGAIS;

PROVIDÊNCIAS PARA ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE FINANCEIRA E O EQUILÍBRIO DAS CONTAS;

AJUSTES NECESSÁRIOS PARA ENQUADRAMENTO NOS LIMITES DA DESPESA DE PESSOAL.

 

DEVOLUÇÃO/SOBRA DE VALORES NÃO UTILIZADOS PELO PODER LEGISLATIVO AO PODER EXECUTIVO.

 

EXONERAÇÃO DE OCUPANTES DE CARGOS EM COMISSÃO

 

PREPARATIVOS PARA 2024

 GESTÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E ENCERRAMENTO DO ANO:

Atualização do cadastro patrimonial;

Controle dos bens públicos;

Termo de Guarda e Responsabilidade;

Baixa de bens públicos.

 

INVENTÁRIO PATRIMONIAL:

Composição, formalização e atribuições da Comissão de Inventário;

Métodos e etapas.

 

Instrutor

Edison Imar de Oliveira Melo

Auditor Aposentado do TCE-RS, Economista, Professor Universitário. Consultor de INLEGIS

DESTAQUES RELATIVOS À EXECUÇÃO CONTRATUAL, À DURAÇÃO E AO ENCERRAMENTO / RESCISÃO DE CONTRATOS, DE ACORDO COM A LEI N° 8.666/1993 E COM A NOVA LEI N° 14.133/2021  

Aula | sexta-manhã

DESTAQUES RELATIVOS À EXECUÇÃO CONTRATUAL, À DURAÇÃO E AO ENCERRAMENTO / RESCISÃO DE CONTRATOS, DE ACORDO COM A LEI N° 8.666/1993 E COM A NOVA LEI N° 14.133/2021

 

NOVO!

OUVIDORIAS PÚBLICAS E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

 

INTRODUÇÃO:

A importância das Ouvidorias Públicas;

O que são Ouvidorias Públicas;

Breve histórico e fundamentos constitucionais e legais;

Objetivos das Ouvidorias Públicas.

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ:

Importância;

Exemplos práticos.

 

COMO AS OUVIDORIAS IMPACTAM A GESTÃO PÚBLICA?

 

A IMPORTÂNCIA DO OS PAPÉIS DAS OUVIDORIAS PARLAMENTARES

 

DESTAQUES DA LEI Nº 13.460/2017:

 

CONCEITOS LEGAIS

 

ATRIBUIÇÕES E PRERROGATIVAS DAS OUVIDORIAS PÚBLICAS

 

COMPETÊNCIAS / HABILIDADES ESPERADAS DO(A) OUVIDOR(A) E DOS INTEGRANTES DA EQUIPE DA OUVIDORIA

 

TIPOS DE MANIFESTAÇÕES

 

APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES E IDENTIFICAÇÃO DO MANIFESTANTE

 

TRATAMENTO DE MANIFESTAÇÕES

 

OBRIGAÇÕES E RELATÓRIOS DE GESTÃO DA OUVIDORIA

 

CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

Instrutor

Thais Krahn

Auditora Pública Externa do TCE/RS, formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, Especialista em Direito Tributário pela UFRGS, Chefe da Consultoria Jurídica da Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, Assessora Jurídica, Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Diretora-Geral e Secretária de Gestão Administrativa e Modernização do Município de Canoas/RS, com larga experiência em Assessoria e Consultoria Jurídica em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública.

UM LUGAR PARA APRENDER
E CRESCERMOS JUNTOS

4 Salas com capacidade de 300, 120, 50 e 30 alunos: Todas são equipadas com sistema de som, telão, data show, computador, internet de alta velocidade, mesas escolares para garantir mais conforto. Tudo pensado para melhor atendê-los!

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